10 Maneiras de saber se o seu gato gosta de si

Os gatos são conhecidos pelo seu espírito livre e independente. Apesar disso, acredite ou não, o seu gatinho tem comportamentos que lhe mostram que este gosta de si como família.

Por vezes são difíceis de reconhecer, no entanto, se ficar atento vai notar alguns sinais que mostram que o seu gato o adora e que faz parte da família.

Sinais:

  • Cabeçadas;
  • Amassar;
  • Ondular da Cauda;
  • Ronronar;
  • Procura Atenção;
  • Oferece Prendas;
  • Mordidelas;
  • Barriga para Cima;
  • Lamber;
  • Dormir Consigo.

 

Cabeçadas

Apesar de ser apenas por um segundo, os encostos de cabeça e as cabeçadas suaves do seu gatinho significam que ele confia em si e gosta da sua companhia.

 

Amassar

De certo que já viu este comportamento anteriormente e é provável que já tenha pensado no seu significado. O movimento de “amassar” advém de quando estes ainda eram muito novos e precisavam de estimular a mãe para obter o leite. Com o crescimento, alguns gatinhos mantêm este comportamento quando se encontram satisfeitos e contentes.

 

Ondular a Cauda

Nem todo o ondular da cauda tem a mesma interpretação. Na verdade, quando o seu gatinho está irritado ou assustado, este aumenta o volume da cauda (pelo eriçado), no entanto, quando ele vem ter consigo com a sua cauda no ar (normalmente com a ponta contorcida) quer mostrar que gosta de si.

 

Ronronar

Provavelmente o comportamento mais conhecido entre os amantes de felinos. Quase sempre associado a um sinónimo de felicidade, quando o seu gatinho ronrona com maior vigor, este quer dizer que está feliz com a sua presença. Este comportamento mostra que o seu gato está feliz e relaxado a seu lado.

 

Procura Atenção

Quando o seu felino vê a sua atenção dispersa, ele vai informá-lo. Seja através do miar, seja ele a tentar apertar-se contra a seu braço enquanto está sentado no sofá ou até quando está a tentar ler ou no computador e ele teima em interromper. Estas interrupções do seu gatinho mostram que ele está pronto para interagir consigo e que quer mimos extra.

 

Oferece Prendas

Por vezes indesejadas, estas prendas do seu gatinho são bem intencionadas. Quando o seu gatinho o presenteia com um bichinho ele está a partilhar consigo. Este comportamento é sinal de que o seu gatinho gosta de si e que é seu amigo.

 

Mordidelas

As mordidelas, tipo beliscões, são mordidelas de amor. Esta é também uma forma de o seu felino brincar consigo.

 

 

Barriga para Cima

Os gatos apenas expõem a sua barriga a quem confiam e gostam verdadeiramente. Quando o seu gatinho deita-se de barriga para cima é sinal de que ele cofia em si e sente-se protegido.

 

Lamber

Para todos os donos de gatos, este também é um comportamento recorrente. Para os gatos, lamber significa carinho e confiança. Se o seu gatinho o lamber é sinal que este sente que faz parte da sua família.

 

Dormir Consigo

O seu gatinho sente-se mais vulnerável quando está a dormir. Se ele escolhe dormir perto de si ou no seu colo deve ficar feliz. Este comportamento mostra que o seu felino tem grande confiança em si e sente-se protegido ao seu lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *