Enriquecimento Ambiental para Gatos Domésticos e Brinquedos

Não permitir o acesso do gato ao exterior tem vantagens, principalmente por evitar acidentes, lutas, transmissão de doenças e contacto com parasitas.

No entanto, ao ficarem em casa, os gatos aborrecem-se mais facilmente e não têm oportunidade de praticar comportamentos naturais. Por isso é necessário fazer o enriquecimento ambiental para gatos domésticos.

O enriquecimento ambiental faz uso dos instintos naturais dos gatos para melhor o comportamento através do uso de jogo, brincadeiras e comportamentos naturais.

O que é o enriquecimento ambiental para gatos domésticos?

O enriquecimento ambiental é a adaptação do ambiente às necessidades do gato, zelando pelo seu bem estar. A ideia do enriquecimento ambiental começou nos jardins zoológicos onde foi necessário melhorar as condições dos animais em cativeiro simulando o seu habitat natural.

Da mesma forma, em casa poderemos fazer o enriquecimento ambiental para que os nossos gatos possam exprimir de forma saudável os seus comportamentos naturais. O enriquecimento ambiental para gatos domésticos é necessário porque estamos a restringir a movimentação dos animais a espaços fechados ou vedados.

Falta de enriquecimento ambiental poderá gerar comportamentos desagradáveis incluindo agressão, ansiedade de separação do dono e destruição de objetos da casa.

Tipos de enriquecimento ambiental para gatos domésticos

O enriquecimento ambiental pode ser feito através da interação com outros animais ou através de objetos. No caso da interação, o enriquecimento resulta da relação entre o gato e outros animais. Estes animais poderão ser outros gatos, cães ou o próprio dono. Neste caso o dono pode estimular o gato através de brincadeiras, treino, carícias ou cuidados que esteja a ter com o gato. Quanto aos outros animais, é necessário supervisão para garantir que os animais se entendem.

Outra forma de enriquecimento ambiental é a utilização de objetos no ambiente. Nesta categoria são incluídos os brinquedos que estimulam os comportamentos de caça dos gatos, alimentos utilizados como estímulo no treino ou brincadeira (por exemplo, brinquedos que libertam guloseimas), locais para se esconderem e treparem, arranhadores e camas. O dono ainda poderá utilizar ferramentas digitais, como televisões ou tablets para estimular a audição e visão (ex. videos de pássaros). A estimulação do olfato pode ser feita através de vários objetos, sendo os mais comuns a erva gateira e os ferormónios sintéticos.

Enriquecimento ambiental para gatos

Ao contrario do exterior, a casa oferece um espaço limitado. No entanto parece ser mais importante a qualidade do espaço. Formas de melhorar o espaço são permitir o acesso a pontos altos, janelas, postes de arranhar e brinquedos.

Como os gatos passam a maioria do tempo a dormir, é importante terem zonas de descanso suficientes e confortáveis. As zonas altas permitem-nos observar o território. No entanto, também devem ter acesso a caixas ou camas fechadas onde possam ter privacidade, longe de outras pessoas e animais.

Os gatos adoram apanhar banhos de sol à janela e observar o que se passa. Para deixar o bichano mais confortável, coloque uma manta ou toalha na beira da janela. Se colocar um comedouro para pássaros no exterior terá entretenimento sem fim

Os gatos têm olfacto muito apurado. Cheiros como noz-moscada e erva gateira estimulam os gatos. O poste de arranhar também permite a marcação do território pelo odor (libertado ao arranhar).

Os gatos adoram explorar devido à sua curiosidade insaciável. De vez em quando espalhe caixas ou tendas próprias. Eles adoram caixas e rapidamente vão se sentar lá dentro. Também poderá colocar brinquedos dentro da caixa para a tornar mais interessante.

Sendo assim, as ideias para fazer o enriquecimento ambiental para gatos domésticos incluem:

  • Locais elevados e para trepar: poderá comprar uma “árvore trepadora” para o gato trepar e arranhar. Como alternativa, poderá colocar estantes ou escadas para acesso a locais elevados da casa. Estes locais permitem-nos vigiar todo o território.
  • Esconderijos e camas: os gatos necessitam de locais de repouso onde não serão incomodados ou que possam esconder-se quando se sentirem ameaçados. Por isso é importante criar esconderijos em locais sossegados onde o gato não possa ser incomodado.
  • Arranhadores: simples ou como “árvore trepadora”, permitem o gato exprimir o comportamento natural de arranhar que é fundamental para manter as unhas saudáveis e também funcionam como marcação de território. Deverão ser colocados em locais movimentados da casa.
  • Brinquedos para gatos: os brinquedos permitem manter o gato ocupado, exprimir comportamentos de caça e fazer exercício. Podem ser utilizados com ou sem ajuda do dono.
  • Alimento e água: comer e beber podem tornar-se mais interessantes para o gato envolvendo jogos, como brinquedos que libertam alimento, ou utilizando fontes de água.
  • Caixa de areia: a caixa de areia é fundamental para que o gato faça as suas necessidades de uma forma natural.
  • Som e odor: poderá fornecer estímulos auditivos, usando aparelhos electrónicos, e olfativos, utilizando especiarias ou erva gateira.

Porque é que os gatos brincam?

O jogo proporciona estimulação simultânea dos sentidos e do próprio corpo. Assim aprendem como interagir com o mundo exterior. No entanto este não é um comportamento expectável de gatos adultos. Mas pela nossa influência os gatos mantêm um espirito mais jovem. Porque nós queremos que sejam dependentes e nos procurem para ter carinho.

Gatos que saiam ao exterior para caçar ou manter um território terão menos tempo para brincar. Gatos de interior, como têm todas as outras necessidades satisfeitas brincam para passar o tempo livre. A brincadeira também é associada a períodos de bem estar.

Porque é que brincar é importante para os gatos?

Apesar de gostarem de rotinas, os gatos aborrecem-se. Quando isto acontece, libertam a sua frustração na mobília e decoração ou sob a forma de agressão. É importante manter o gato ocupado e distraído, para o seu bem e para o bem de todos os coabitantes.

Brincar permite exercitar o gato, evitando obesidade. Por outro o lado permite aliviar o stress e fornece estímulos que permitem sair da rotina. Por último, é uma fonte de bem estar, principalmente se formos brincar com eles.

Brinquedos para gatos

Alterne entre brinquedos para os tornar mais interessantes. O brinquedo deve simular presas, apresentando superfícies e texturas complexas. A aparência tem apenas importância para o dono. Existem brinquedos que libertam comida tornando-os mais interessantes.

Os vários tipos de brinquedos baseiam-se no comportamento natural de caça:

    • “Ratos”: são objetos móveis que os bichanos batem com as patas.
    • “Pássaro”: são objetos voadores que têm que ser caçados e transportados na boca. Poderão ser objetos presos por um fio que é agitado pelo dono. A versão mais recente é o ponteiro laser em que o gato persegue o foco de luz. Apenas tenha cuidado para não apontar diretamente nos olhos e para que o gato não fique frustrado na sua utilização.
    • “Coelho”: são objetos aos quais o gato faz emboscadas e mordisca. Deveremos evitar que pelo jogo “ataque” outros animais e pessoas.

Quais são os melhores brinquedos para o gato?

Brinquedos com pêlo (principalmente de coelho), guizos, leves e moveis são os favoritos. As bolas são um bom exemplo de ótimos brinquedos. De preferencia compre uma bola com tamanho suficiente para não rolar para debaixo da mobília. No entanto não pode ser demasiado grande para que o gato consiga pegar-lhe.

Brinquedos presos por corda são ótimos para espalhar pela casa ou brincar com o gato. Eles adoram perseguir o brinquedo e ficam frustrados quando não o conseguem apanhar.

Na natureza, o gato deve esforçar-se para apanhar cada refeição que faz. Dar-lhe brinquedos que dispensem comida é uma ótima forma de estimular este comportamento natural e de divertir o bichano.

Existem brinquedos para o gato utilizar de forma autónoma. Um exemplo é um circuito onde a bola rola apenas no exterior e o gato deve dar-lhe com a pata através de janelas. Estes brinquedos são úteis quando o gato fica sozinho.

Pode fazer brinquedos de objetos do dia-a-dia. Um exemplo é atar uma tampa ou rolha a um fio e pendura-lo ou usa-lo como brinquedo preso por corda. Assegure-se que é seguro, não havendo risco do gato sufocar ou ingerir. Novelos de lã nunca deverão ser utilizados.

Conclusão

Para manter o seu gato feliz e evitar comportamentos indesejáveis deverá fornecer um ambiente estimulante. Deve criar pequenas áreas para o gato e fornecer-lhe brinquedos adequados ao seu gosto. O mais importante é tentar perder um pouco de tempo para brincar diariamente com o seu gato.

Deixe um comentário