Coisas que NUNCA deve fazer ao seu gato

Com um gato ou dois a passear pela casa, até o dono mais atento pode esquecer-se de algo. Até um pequeno esquecimento pode ter um grande impacto na vida do seu gatinho e na sua qualidade de vida. Aqui ficam algumas coisas que nunca deve fazer ao seu gato.

 

 

Esquecer o tratamento contra as pulgas e a desparasitação

Mesmo que o seu felino esteja sempre em casa e nunca saia à rua deve sempre desparasitá-lo e nunca passar no tratamento contra as pulgas. Porquê? Apesar de ele não sair, mosquitos podem carregar consigo parasitas, e assim entrar facilmente em sua casa. Além disso, nós podemos trazer connosco estes mesmos parasitas no nosso calçado ou roupa. Infeções podem ser fatais, portanto nunca devemos menosprezar estes tratamentos.

 

Deixar o seu gato fora de casa, especialmente sem supervisão

Apesar do espirito aventureiro, nós (donos) devemos estar sempre atentos ao nosso gatinho. Ele pode sentir-se curioso, confuso e até assustado com o mundo lá fora. Este tipo de comportamento pode levá-lo a fugir e potencialmente estar em contacto com os inúmeros perigos do exterior.

 

Deixar janelas abertas

Janelas abertas sem supervisão são uma gigantesca origem de perigo para o seu gatinho devido à sua curiosidade. A excitação devido a um passarinho ou até uma pequena mosca pode levar a que um gatinho mais passivo acidentalmente escorregue antes que possa fazer alguma coisa para o ajudar. Isto pode fazer com que o seu gato fuja, fique aleijado ou até, na pior das hipóteses, seja uma queda fatal. Verifique sempre se as suas janelas estão bem fechadas.

 

Atrasar uma visita ao médico veterinário

O seu patudo pode parecer saudável, comer bem, não mudar a sua atividade diária. No entanto, os nossos gatinhos são peritos em esconder sintomas dos seus donos e, uma pequena mudança na saúde do seu gatinho como uma perda pequena de visão ou problemas renais podem passar despercebidos. Uma visita anual a um médico veterinário para examinar o seu felino é a melhor maneira de fazer o despiste de alguns problemas antes que eles possam piorar.

 

Segurar o seu gatinho no colo durante uma viagem

A maioria dos gatinhos não gosta de viajar e muito menos ficar fechado nas suas caixinhas de viagem. No entanto, um gatinho à solta num veiculo em movimento pode ser uma receita para desastre. Se o seu felino o distrair a si ou a outro condutor, o destino pode não ser o desejado. O melhor é manter o seu gatinho na caixinha de viagem, confortável, e o cinto de segurança à mesma para esta não se mover.

 

Esquecer a higiene oral do seu gatinho

Os nossos gatos não gostam que os donos mexam nos seus preciosos dentes e pode ser difícil convencer o seu gatinho a abrir a boca. Guloseimas para a saúde dental não são suficientes, e o tártaro acaba por acumular e pode provocar dor e até perda de dentes. Escovar os dentinhos do seu felino diariamente, ou até algumas vezes por semana, é a melhor maneira de manter a saúde oral do seu gatinho.

 

Esquecer a escovagem do pelo

Os nossos felinos limpam-se a si mesmos com as suas línguas, o que faz com que acabem por apanhar parte do pelo que largam e que, por sua vez, vai ser engolido. O nosso trabalho é ajudar nos seus gatinhos e reduzir a quantidade de pelo que eles acabam por ingerir, o que leva a que as bolas de pelo sejam menos frequentes. Eles não gostam disso e nós não as gostamos de limpar. Bolas de pelo frequentes também podem ser sinal de algum problema gastrointestinal, portanto se este for um problema recorrente mesmo com escovagens frequentes, deve consultar um médico veterinário e expor a situação.

 

Dar comida a mais

Tudo que seja em excesso é prejudicial e, no que toca ao seu felino, a sua comida não é exceção. Mesmo que tenha escolhido a melhor comida do mercado, direcionada para o controlo de peso, se lhe der doses demasiado grandes vai ser prejudicial. Isto pode levar a que o seu gatinho fique com excesso de peso e até ganhar diabetes. Outros problemas como a artrite e os problemas de coração podem aumentar com o excesso de peso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *