Educar um gato a não subir para cima da mesa ou balcão

Os gatos são exímios trepadores de árvores. Com os seus membros traseiros extremamente musculados, eles conseguem ter um elevado poder de impulsão vertical e horizontal. É natural para os nossos gatinhos saltarem e subirem para locais mais altos pois assim conseguem explorar melhor o ambiente que os rodeia. As suas unhas ajudam também neste processo.

 

Porque é que os gatos trepam para as mesas ou balcões.

Os gatos gostam de subir para as mesas e balcões para poderem vigiar melhor o seu território. Eles podem também utilizar mobília mais alta para fugir de outros animais que tenha em casa ou algo que os tenha assustado. Mesas, balcões, frigoríficos, prateleiras, são tudo locais que os nossos patudos gostam de dormir. Eles também gostam de procurar nas mesas e balcões por comida ou algo que deixamos para trás. Apesar de os nossos gatinhos serem fantásticos acrobatas e raramente partirem alguma coisa, o melhor é ensinar desde cedo o seu patudo a não trepar para onde não deve.

 

Como corrigir este comportamento?

Existem diversas medidas que podem ajudar a combater este comportamento. Pode usar:

  • Ferramentas para dissuadir o comportamento;
  • Arranjar alternativas para o seu animal;
  • Tornar os espaços menos apelativos.

 

Ferramentas para dissuadir o comportamento

Pode educar um gato a não saltar para a mesa utilizando pequenas ferramentas, por vezes denominadas de “armadilhas ambientais”. Os gatos são animais sensíveis, portanto não é boa ideia tentar empurrar ou gritar com eles. Isso apenas os deixará mais apreensivos e com medo de si. O melhor é arranjar ferramentas que possam ajudar a melhorar o comportamento do seu gatinho.

Existem no mercado já algumas ferramentas como o SSSCAT ou StayAway, que funcionam com ar para afugentar o seu gatinho dos lugares onde não devia estar.

Pode também utilizar fita-cola nas extremidades da sua mesa ou balcão para evitar que ele suba. O desconforto evitará que ele volte a tentar subir para o balcão ou mesa.

Estas pequenas ferramentas têm uma grande vantagem pois corrigem o comportamento do seu gatinho mesmo que não esteja em casa.

 

Arranjar alternativas para o seu animal

Se der alternativas ao seu gatinho, para que ele possa trepar e saltar, isso ajuda a ensina-lo para onde é que ele pode ou não trepar.

Arranhadores e trepadores

Para que o seu gatinho possa brincar e trepar à vontade. Se este estiver junto de uma janela fechada, melhor, pois ele pode ficar mais entretido a vigiar o que se passa do outro lado.

 

Brinquedos no chão

Não necessitam de ser caros ou eletrónicos. Por vezes até uma simples bola feita de papel amachucado é o brinquedo ideal para o seu gatinho.

Caminhas e locais confortáveis pela casa

Assim o seu gatinho não sentirá tanta necessidade de ficar no topo da mesa ou balcão para fazer o seu descanso.

 

Tornar os espaços menos apelativos

  • Manter as superfícies livres de comida, de modo a evitar que o seu gatinho fique tentado;
  • Limpe a mesa, balcões e outras superfícies frequentemente. Para eliminar o odor da comida;
  • Evite deixar na mesa brinquedos ou outros objetos que o seu gatinho goste.

6 comentários em “Educar um gato a não subir para cima da mesa ou balcão”

  1. Boa Noite!
    Sou a Michele moro no Rio Grande do Sul !
    Tenho 3 gatinhos com 6 meses de vida ela são muitos arteiros já fiz de tudo pra eles pararem de subir na mesa só não comprei puleiros apropriados pra gatos pois não tenho condições financeiras pra isso!
    O que posso fazer com que mesmo não estando em casa pra eles pararem de subir na mesa

    Responder
    • Olá Michele,
      Pode seguir as nossas dicas para que o balcão seja menos atrativo para os gatos. Também não precisa de gastar muito para fazer um trepador para os gatinhos pois pode fazer em casa pregando madeira ou ramos grossos 🙂
      Abraços,
      Joana Prata

      Responder
  2. Adotei minha primeira gatinha, tem 4 meses, e ela tem tudo que precisa, arranhadores, brinquedos, prateleiras, tudo isso menos na cozinha, mas toda vez que vai pra cozinha, tendo ou não alguma cousa em cima, ela sobe na mesa, isso esta gerando um stresse muito grande, uso borrifador de água, tiro e dou bronca, mas nada adianta, fico extremamente irritada, eu a amo, faço tudo por ela, mas na mesa não quero, por favor, me ajudem.

    Responder
    • Olá Marilia,
      Siga as indicações do nosso artigo, como colocar papel de aluminio sobre os balcões que são desagradáveis ao tato dos gatinhos.
      Abraços,
      Joana Prata

      Responder
  3. Tenho uma gata. Viajei esses dias, ela ficou com o gato. Ela é muito travessa. Derrubou o liquidificador da geladeira, subiu no microondas. Estou arrependido de ter adotado ela. Ela tem me tirado a paz.

    Responder
    • Olá José,
      Adotar um animal é uma responsabilidade que deverá ser ponderada. Os animais precisam de educação e estabilidade. Talvez a sua viagem tenha deixado a gata mais insegura e contribuído para esse comportamento.
      Abraços,
      Joana Prata

      Responder

Deixe um comentário