Como fazer o gato dormir a noite toda?

Um dos problemas mais frequentes dos donos é actividade nocturna dos seus gatos. Durante a noite, os gatos demonstram-se activos, fazendo barulho e perturbando o descanso dos seus donos. O problema é superado mantendo o gato activo e entretido durante o dia.

 

Porque é que o gato me acorda à noite?

Se o seu gato sofre deste problema não se preocupe: é natural. Apesar da domesticação do gato, a natureza crepuscular ou nocturna do gato não desapareceu. Assim, tendem a ser mais activos ao final da tarde e durante a noite.

Quais são as faixas etárias mais afectadas?

Este problema é mais comum em gatos bebés e adolescentes uma vez que têm elevados níveis de energia. Com o amadurecimento, às 12 a 18 semanas, os gatos tornam-se mais calmos. No entanto este comportamento mantém-se em alguns gatos adultos.

Como ocorre a actividade nocturna no gato?

O gato poderá correr pela casa, deitar objectos ao chão, destruir os moveis, brincar e pedir atenção ao dono. Em casos extremos, poderão atacar o dono durante a brincadeira. Apesar de ser um comportamento natural, é considerado um problema uma vez que interfere a relação com o dono, perturbando o seu sono.

Porque é que acontece?

Este problema poderá dever-se a uma falta de actividade e brincadeira ou pela falta de interacção com o dono. Será que está a fornecer os estímulos devidos ao seu gato? Poderá aprender mais no nosso artigo sobre enriquecimento ambiental.

Então como faço para o meu gato dormir a noite toda?

O truque para o gato dormir à noite é simples: cansá-lo. Deverá brincar com o gato uma a duas horas antes de se deitar. É importante que não seja logo antes de dormir, uma vez que o gato poderá ainda estar excitado e não descansar.

Deverão utilizar brinquedos específicos e novos para as sessões de brincadeira com o gato. Poderá escolher brinquedos de perseguir e bater. No entanto, se o seu gato continua a perturbá-lo poderá fechá-lo numa divisão sem acesso ao quarto dos donos, mas garanta o acesso a água e comida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *