Gato American Curl: o gato de orelhas enroladas

Enrolaste as orelhas do gato?

Não exactamente.

As orelhas dos gatos American Curl são naturalmente enroladas.

Resultam de uma mutação genética natural.

Como é que esta raça foi criada? Que cuidados devo ter com o meu American Curl?

Vamos falar de tudo isto e muito mais.

Os gatos American Curl (ou curl americano) têm as orelhas enroladas ou encaracoladas (“curl” em inglês). O gene responsável é natural e não está associado a doenças genéticas. Foi identificado pela primeira vez em 1981 na California.

Os Curl Americanos tendem a ter uma saúde robusta e serem excelentes mães. São gatos de tamanho médio e elegantes, compridos e esguios. São muito inteligentes e uma óptima companhia.


Índice:

  1. Origem da raça
  2. Características
  3. Temperamento
  4. Quanto custa ter um gato American Curl?
  5. Cuidados e Saúde

Origem da raça

Provavelmente está a perguntar-se “como é que passamos a ter gatos de orelhas onduladas?”

A história começou no verão de 1981, em Lakewood, Califórnia.

Uma gatinha preta de pelo semi-longo com orelhas enroladas apareceu à porta da família Ruga.

Joe inicialmente não queria ficar com a gatinha por isso não pretendia alimentá-la. No entanto, contra a sua vontade, a sua esposa Grace deixou-lhe comida na entrada.

A partir deste momento a gatinha meiga e inteligente com orelhas invulgares entrou nas suas vidas e acabou por ser chamada Shulamith.

Esta gatinha é a origem de toda a raça American Curl.

gato-american-curl
Uma das raras fotografias da gata Shulamith, fundadora da raça de gatos American Curl.

Em Dezembro do mesmo ano, Shulamith teve a sua primeira ninhada. Nasceram 4 gatinhos, tendo 2 as orelhas enroladas.

Mas como era esta característica transmitida?

Com a ajuda de um geneticista descobriu-se que a orelha enrolada era hereditária: tinha origem num gene dominante que apareceu por mutação espontânea e que não estava associado a qualquer doença.

O próximo passo passava por determinar quais as características desta nova raça. Nesta basearam-se na própria Shulamith e a sua semelhança a raças como o Abissinio.

Muitas das características da raças ainda têm origem no porte de Shulamith. No entanto foram feitas algumas melhorias ao nível do enrolar das orelhas e do queixo.

O seu corpo era médio e elegante, sendo até comparada a Angorás. A cabeça era comprida com transições suaves e um perfil interessante. O pelo era semi-longo com pouco subpelo.

A partir de 1983, a criadora Nancy Kiester levou a raça a uma exposição de felinos, fazendo sucesso. Então decidiu-se investir na criação desta nova raça.

Mas com quem cruzar um exemplar único da raça?

Para honrar as origens humildes de Shulamith, decidiu-se que as suas  ninhadas seriam resultado do cruzamento com gatos sem raça

Estes cruzamento deram vitalidade e robustez genética à raça, mas resultaram numa grande variedade de características físicas.

Nos anos mais recentes, os criadores procuraram produzir características mais constantes.

A T.I.C.A. reconheceu a raça dem 1985. Em 1991, os gatos american curo foram aceites na C.F.A. sendo a primeira raça admitida com dois tipos de pelagem: curta (short-hair) e semi-comprida (long-hair).

Tal como na sua origem, os gatos American Curl resultam de cruzamentos dentro da raça ou com gatos sem raça (e sem orelhas enroladas) que tenham bom porte, mantendo-se a diversidade genética.

Características

Apesar de as orelhas encaracoladas do gato American Curl nos chamarem a atenção também devemos ter em conta o resto do corpo.

gato-american-curl-long-hair
Gato American Curl de pelo semi-longo (long-hair). Observe o corpo esguio e elegante, a cabeça triangular comprida, olhos em noz e orelhas enroladas com tufos de pelo.

Orelhas

As orelhas devem ser largas na base e com uma curvatura suave em crescente orientada para o centro da cabeça e tufos de pelo no interior que a acentuam.

As pontas são redondas e o grau de enrolamento é variável, não sendo previsível. Podem ser só ligeiramente enroladas ou muito enroladas mas sempre sem tocar na cabeça.

O que interessa é o equilíbrio: um gato de cabeça comprida é mais bonito com orelhas ligeiramente enroladas enquanto um gato de cabeça curta fica melhor com orelhas muito enroladas.

As orelhas podem parecer grandes quando o gato é jovem e o enrolamento definitivo só é visível a partir dos 4 meses.

Corpo

O corpo do American Curl é de tamanho médio, mas longo e elegante (moderadamente musculado). O peso médio varia entre 2 e 5 kg.

Algumas pessoas pensam que por ser uma raça natural o corpo deveria ser mais robusto.

Mas isto é um erro pois a gata fundadora, Shulamith, é a referência e tinha um corpo médio esguio com estrutura óssea refinada.

O tamanho corporal deve ser 1 a 1,5 vezes mais comprido do que alto. A cauda flexível e larga na base idealmente de comprimento semelhante ao do corpo.

Os membros são médios e proporcionais ao corpo, com patas médias e redondas.

Cabeça

A cabeça de expressão meiga é um triângulo que deve ser mais 1 a 1,5 vezes mais comprido do que largo.

gato-curl-americano
Os gatos American Curl têm uma cabeça longa com orelhas proporcionais enroladas e expressão meiga.

As transições são suaves e dividem-se em terços iguais: do nariz ao centro do olho, do olho à base da orelha e da base da orelha à ponta.

O focinho é redondo, com um queixo firme e alinhado ao nariz. Em perfil, apresenta uma curva suave entre o nariz e a testa.

Os olhos em forma de noz são médios, ligeiramente inclinados e posicionados entre a base das orelhas e a ponta do nariz.

Devem ser separados por o espaço equivalente a um olho. Qualquer cor é aceite desde que límpida, com a excepção de pelo colorpoint que deve ter olhos azuis.

Pelo

O pelo é suave, macio e liso. Estas características são potenciadas pela falta do subpelo (as camadas internas), que torna a pelagem menos densa.

Nesta raça são aceites gatos de pelo curto (short-hair) ou semi-longo (long-hair).

Nos pelos semi-longos, a cauda poderá apresentar um tufo de pelo longo.

No interior das orelhas também se observa um tufo de pelos.

Todas as colorações são aceites.

Temperamento

Os gatos American Curl são de um temperamento equilibrado tornando fácil a vida com o dono.

São sempre alerta, curiosos e brincalhões. Poderão tornar-se adultos entre os 2 a 3 anos ou manter o comportamento de gato bebé durante toda a vida.

gato-american-curl
Os gatos American Curl são óptimos companheiros que se adaptam facilmente a outros animais.

São gentis e inteligentes, pelo que poderão ser treinados e respondem bem aos comandos.

Os American Curl são sociáveis e companheiros. Gostam de seguir os donos e cumprimentar a família e visitas com “turrinhas”.

São muito adaptáveis a novas situações, pelo que aceitam bem a outros animais ou crianças.

São muito activos pelo que precisam de espaço para se exercitar.

Quanto custa um gato American Curl?

O preço de cada American Curl depende da genética e físico de cada gatinho. Esta é possível de determinar aos 3 a 4 meses e já vai perceber porquê:

Os gatinhos American Curl nascem com orelhas direitas, só começando a enrolar entre os 2 e os 10 dias!

Durante os próximos meses, as orelhas enrolam e desenrolam em vários graus até atingir a sua forma definitiva aos 4 meses.

Só aí é que é possível avaliar a qualidade do gato como exemplar da raça.

gato-american-curl
As orelhas dos filhotes American Curl só tomam a sua forma enrolada definitiva aos 4 meses.

Em conjunto com o físico, a forma do pavilhão auricular permite o criador classificar os filhotes: 1º grau – domésticos, 2º grau – criador, 3º grau – exposição.

Os preços são definidos dependendo desta combinação.

Um filhote American Curl poderá custar entre 890 a 2 600 € (R$ 1,5 a 3 mil).

Cuidados e saúde

Os gatos American Curl são muito fáceis de cuidar.

Como não têm subpelo, torna-se fácil manter o pelo bonito. Basta pentear e escovar semanalmente e dar um banho ocasional para manter o pelo lustroso.

gato-american-curl
Os únicos cuidados com gatos American Curl são a limpeza cuidada das orelhas e a escovagem semanal do pelo.

As orelhas devem ser limpas suavemente com produtos próprios ou soro para evitar infecções devido à acumulação de lixo.

No entanto é preciso cuidado na manipulação das orelhas. Nunca se deve forçar a posição da orelhas porque poderá partir a cartilagem.

O gene da orelha enrolada não está associado a nenhuma patologia, ao contrário do Scottish Fold. Assim o resultado de cruzamentos de dois American Curl são normalmente filhotes saudáveis.

O cruzamento com gatos sem pedigree resulta em grande diversidade genética que dá robustez à raça, evitando consanguinidade. Assim, é aconselhável por vezes o cruzar com gatos sem raça. Como o gene é dominante alguns filhotes terão sempre orelha enrolada.

Por estes motivos, os gatos American Curl são muito saudáveis atingindo os 15 anos de idade.

Gostou desta raça? Conte-nos nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *