Os nossos animais de estimação fazem bem à saúde

 

Já ouviu vezes sem conta, adote um animal, salve uma vida. Pois bem, isso é bem verdade e nunca é repetido o suficiente, no entanto talvez não seja apenas a vida deles que esteja a melhorar.

 

Os animais de estimação fazem bem à saúde revela estudo realizado por psicólogos da Universidade de Miami e da Universidade de St Louis. Estes realizaram diversas experiencial e verificaram que, as pessoas que têm um ou mais animais de estimação, têm mais qualidade de vida e conseguem resolver melhor diferenças individuais do que as que não têm qualquer animal de estimação.

 

Mas como é que os animais de estimação fazem bem à saúde?

  • Reduzem os nossos níveis de stress e ansiedade;
  • Ajudam o nosso coração;
  • Podem ajudar a reduzir a sensação de dor;
  • Ajudam com a depressão;
  • Reduzem as alergias;
  • Melhoram a nossa relação com os outros.

 

Reduzem os nossos níveis de stress e ansiedade

Através do seu amor e afeto, não só eles melhoram o nosso estado de humor como também reduzem os nossos níveis de ansiedade e stress. Muitos estudos demonstram que os animais de estimação ajudam a combater o stress e ansiedade, não só no nosso dia a dia, mas também no caso de situações extremas (ex-combatentes de guerra).

 

Ajudam o nosso coração

Para além do seu amor incondicional, eles ajudam o nosso coração protegendo-o contra doenças cardíacas. Existem diversos estudos que apontam para uma redução da mortalidade através de doenças cardíacas. Esta melhoria pode estar associada ao estilo de vida menos sedentário adotado pelos donos dos animais, acabam por ter vidas mais ativas muito por causa dos seus amigos de quatro patas.

 

Podem ajudar a reduzir a sensação de dor

Os animais de estimação fazem bem a todos os níveis. Um estudo realizado pela Universidade de Loyola concluiu que pacientes em recuperação de cirurgias a articulações necessitavam de menos 50% de medicamentos direcionados para a dor quando estes eram visitados por cães terapêuticos. Outro estudo realizado numa clinica em Pittsburgh verificou que 84 pacientes que estivem em contacto com cães apenas 15 minutos antes da sua consulta reportaram menos dor e fadiga.

 

Ajudam com a depressão

As depressões são uma doença silenciosa que fazem com que a pessoa se sinta sozinha e isolada do mundo. Os animais de estimação melhoram a nossa saúde através do seu amor incondicional e a sua capacidade de melhorar a nossa auto estima. Estudos mostram que apenas acariciar um cão ou gato melhora os nossos níveis de serotonina e dopamina, duas peças fulcrais no nosso cérebro para uma boa saúde mental.

 

Reduzem as alergias

Futuras mães e pais: estudos recentes mostram que crianças recém-nascidas, quando expostas a um cão, vê a probabilidade de desenvolver alergias e asma até cerca de 50%. Crianças que coabitem com animais também desenvolvem um sistema imunitário mais forte, comparativamente com crianças que não tenham animais em casa. Ter um animal de estimação faz bem à saúde dos nossos filhos e à nossa também.

 

Melhoram a nossa relação com os outros

Os nossos animais são autênticos ímanes sociais. Há uma enorme tendência para o desenvolvimento de relações de socialização entre donos de animais, o que promove a sua relação e interação com os outros. Se vai passear o seu cão, provavelmente irá contactar com outros donos e socializar enquanto que os seus animais brincam, o que é sempre saudável para a sua saúde mental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *