Cadela com dificuldade a levantar

DWQA QuestionsCategoria: CãoCadela com dificuldade a levantar
Anabela Coelho perguntado 3 meses

Olá
Tenho uma cadela Pastor Alemã com 11 anos, de pelo comprido, que tem mostrado dificuldades a levantar as patas traseiras, principalmente a pata direita, e depois de levantar coxeia.
Ela neste momento tem uma ferida na coxa direita e no rabo, que tenho tentado tratar com terramicina.
Ela neste momento também está a mudar o pelo e tenho imensa dificuldade em conseguir penteá-la, pois o pelo é muito longo e espesso, têm alguma solução para a pentear melhor?
Será que me podem ajudar a perceber o que se passa.
Obrigada

1 respostas
Joana Prata Staff respondido 3 meses

Olá Anabela,
Dependendo da profundidade da ferida, esta poderá ser a causa da dificuldade da locomoção por dor, lesão e inflamação dos tecidos. No entanto não é recomendado desinfectar com terramicina (um antibiótico). O ideal será utilizar um desinfectante como clorexidina. Desinfecte bem a ferida passando clorexidina numa compressa, depois passe uma pomada cicatrizante (omnimatrix) e finalmente poderá colocar açucar amarelo sobre o creme para “secar” o local e evitar infecção. Deixe ao ar para secar e evitar infecção. Se a ferída for extensa, estiver a interferir com a locomoção, infectar ou não cicatrizar deverá levar o animal ao veterinário. Também deverá pensar qual foi a causa da lesão e se poderá ter algum osso partido ou qualquer lesão noutro orgão (ex. atropelamento).
A muda de pelo é comum na altura do outono e primavera. Poderá tentar dar banho para remover algum pelo, tentar tirar a parte maior à mão ou com uma luva própria para pentear cães. No final então passe a escova com os dentes mais finos. O ideal será começar por escovas com dentes mais largos (ex. luva) e progressivamente passar para os mais finos,

Abraços,
Joana Prata