Cão com ansiedade

DWQA QuestionsCategoria: CãoCão com ansiedade

O meu cão com 9 anos começou a querer estar sempre junto de mim. Não quer que saia, que esteja ao telefone, que me esteja a maquilhar, que esteja no computador. Dá-me com as patas nas minhas pernas e braços que me magoa. Tenta arranhar as portas, atira com coisas ao chão, etc. Estou desesperada, não sei que fazer. Tenho quintal mas ele prefere estar sempre junto a mim, no mimo.Tem por vezes um olhar triste, fica às vezes sonolento em pé. Que fazer ? Obrigada.

1 respostas
Joana Prata Staff respondido 5 meses

Bom dia Ondina,
É provável que o seu cão sofra de ansiedade de separação. Neste caso eu sugeria fazer dois tipos de treino:

  • treino básico porque os comandos ajudam a relaxar o cão e a sentir-se mais confiante mesmo quando sozinho. Principalmente o comando de “Fica” pode ser útil para treinar o cão a sentir-se mais confiante quando afastado do dono. Também ajuda para que fique quieto ao seu lado enquanto faz alguma actividade. Pode ler mais sobre os comandos básicos para cães.
  • Treinos para reduzir a ansiedade de separação: manter rotinas diárias em horas fixas (hora de comer, hora de passear, etc) e treinar o cão para estar sozinho utilizando brinquedos. Pode ler mais sobre o tratamento da ansiedade de separação para cães.

 
O importante é ter muita paciência porque este não é um problema que se resolve numa semana. Esperemos que tudo fique bem com a cadelinha.
Abraços,
Joana Prata