Coriza

Vanessa perguntado 3 meses

Boa tarde.
Nasceram 4 gatos no meu quintal (so consigo apanhar 3) de uma gata de rua que foi entretanto esterelizada…na altura foram ao vet e foram desparasitados interna e externamente e devaram antibiotico injetável e tomaram comprimidos em casa durante 4 dias porque tinham corizia…Eles tem mais ou menos 4meses e voltaram aos meus sintomas! Tenho actidox em casa que a mminha gara ja tomou, posso dar? Qual e a dosagem e durante quanto tempo? Como faco para o que nao consigo apanhar tomar tambem?

Obrigada

1 respostas
Joana Prata Staff respondido 3 meses

Olá Vanessa,
Não aconselhamos fazer um tratamento antibiótico com Antidox sem consultar previamente um veterinário que possa avaliar presencialmente se os animais realmente têm uma infecção respiratória. A decisão de administrar antibiótico depende muito da condição em que se encontram os animais e a dose do seu peso. 
Ainda é possível que os gatinhos estejam a ter sintomas da coriza, provocada pelos vírus herpesvirus e calicivirus, sem ter uma infecção secundária provocada por bactérias que pudesse ser tratada pelo antibióticos. Estes sintomas consistem por exemplo em espirros, corrimentos serosos (liquido) no nariz e olhos. A coriza é uma doença para a vida que deve ser controlada e poderá esporadicamente trazer consequências como a infecção secundária.
Para fazer a manutenção da coriza e reduzir a carga viral nos gatinhos, poderá utilizar um suplemento alimentar – a lisina. Poderá comprar na farmácia formulações próprias em pó para gatos e adicionar à ração que fornece seguindo as indicações da marca (normalmente uma colher por dia). Desta forma também poderá tratar os gatinhos bravos e reduzir os efeitos dos vírus. Se a condição estiver muito debilitada, então terá mesmo que recorrer a um veterinário para fazer a avaliação presencial do estado de cada gatinho.
Abraços,
Joana Prata