Digestão do cão

Home Fóruns Veterinário Online Digestão do cão

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
  • #5219
    Sandra
    Participante

    Olá boa tarde
    acho que o meu cão que tem 6 meses, é muito sensível a nível digestivo. neste momento estou a dar ração premium sem cereais, própria para cachorros, mas por vezes o cão arrota e até parece que regurgita comida. tem tb alguma flatulência que até melhorou desde que mudei para esta ração. Se lhe dermos comida da nossa, mesmo só um pouquinho as coisas agravam-se (damos apenas um pouquinho de pão ou coisas sem tempero em mt pouca quantidade, só lhe damos a provar, nada que passe por refeição).
    Se come alguma coisa fora do vulgar, como erva, ou outra coisa que apanhe na rua é vomito na certa. também já vomitou a comida de lata. Ainda por cima é daqueles cães que come tudo o que apanha, o que pode e não pode. e come terra. Já me disseram que pode ser um problema de carência de vitaminas, será?
    A minha questão é a seguinte: terá o meu cão algum problema a nível gástrico? será que lhe devia dar ração para sensibilidades?
    Obrigada
    Sandra

    #6064
    Joana C. Prata
    Administrador

    Olá Sandra,
    O seu cão poderá sofrer de alergia alimentar implicando que reduza o consumo de outros alimentos. Neste caso, dar uma ração sem cereais não é o mais indicado porque as principais alergias alimentares caninas são a produtos de origem animal (carnes). Nesse caso terá que comprar ração hipoalergénica especifíca para o tipo de alergia que o seu cão tiver e nunca lhe dar qualquer outro alimento. Também existem alimentos aos quais os animais são intolerantes ou mesmo que poderão ser tóxicos, e estes deverá sempre evitar dar ao seu cão. A regurgitação também poderia ser devido a deformações anatómicas no aparelho digestivo do seu animal (dilatação do esófago), mas como descreve sintomas gastrointestinais compativeis com vómito, diarreia e flatulência é mais provavel que seja uma reacção ao alimento. Aconselhamos que seja seguido por um médico veterinário que possa realmente diagnosticar o problema, e se for a nível de alergia alimentar, identificar os grupos alimentares a evitar. A ingestão de terra ou objectos faz parte da exploração do ambiente pelo cachorro e poderá ser reduzida pela introdução de actividade e brinquedos que estimulem a curiosidade do cachorro. As melhoras 🙂
    Abraços,
    Joana Prata

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • O assunto ‘Digestão do cão’ não aceita novas respostas.