Ensinar cão adulto a fazer necessidades na rua

DWQA QuestionsCategoria: CãoEnsinar cão adulto a fazer necessidades na rua
Tiago perguntado 7 meses

Bom dia,
Adoptei à uns dias uma cadelinha com 6 anos numa associação e tenho tido alguns problemas com a aprendizagem dela a fazer as necessidades.
No primeiro dia, esperou por ir à rua para urinar e defecar o que me levou a pensar que apesar de a ter adoptado numa associação, estaria habituada a fazer as necessidades na rua.
No segundo dia, tive que me ausentar por um par de horas sendo que ela ficou bastante ansiosa e quando cheguei ela tinha defecado e urinado em casa (em sitios diferentes).
No terceiro dia, passe-ei com ela 3 vezes e urinou na rua mas não defecou. No entanto, de madrugada senti-a a levantar-se da caminha dela para ir beber agua, como não voltou de imediato fui verificar e tinha voltado a defecar (no local onde tinha urinado no dia anterior) e a urinar (num local bastante próximo onde está a comida).
Este comportamento é normal? Que conselhos me pode dar para a ensinar / re-educar a fazer as necessidades na rua.

Cumps

1 respostas
Joana Prata Staff respondido 7 meses

Olá Tiago,
Foi uma grande mudança para a cadelinha e mesmo que tivesse já sido treinada precisa de se voltar a a habituar. Quando esteve no canil provavelmente fazia as necessidades na jaula. E agora em casa ainda não teve tempo de se adaptar à rotina e às “novas regras”. Por isso sugeria ensinar a fazer as necessidades na rua como se fosse um cachorro.
Eu acho que a primeira estratégia que deveria adoptar seria de passear a cadela o máximo de vezes possível. De 1 em 1 hora, ou de 2 em 2 horas. Assim ela tinha oportunidade de fazer no exterior quando tem vontade e aí de ser recompensada por fazer bem. Com o tempo ela passaria a associar que tem que aguentar para fazer durante o passeio.
Outra estratégia é colocá-la numa jaula (ou que é mais difícil com cães adultos grandes). Como os cães não gostam de fazer as necessidades onde dormem normalmente aguentam. E aí também em vários intervalos deixar sair da casota e levar de imediato à rua.
O mais importante é ter paciência. A cadelinha ainda se está a habituar à nova casa e às novas rotinas. Nos locais onde já urinou deverá limpar com um detergente enzimático. Com os detergentes tradicionais o cheiro mantêm-se e estimula-os a fazer de novo nesse local. 
Espero que tudo corra bem com a nova cadelinha 🙂
Abraços,
Joana Prata