Ensinar cão adulto a fazer necessidades na rua

Home Fóruns Veterinário Online Ensinar cão adulto a fazer necessidades na rua

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
  • #5181
    Tiago
    Participante

    Bom dia,
    Adoptei à uns dias uma cadelinha com 6 anos numa associação e tenho tido alguns problemas com a aprendizagem dela a fazer as necessidades.
    No primeiro dia, esperou por ir à rua para urinar e defecar o que me levou a pensar que apesar de a ter adoptado numa associação, estaria habituada a fazer as necessidades na rua.
    No segundo dia, tive que me ausentar por um par de horas sendo que ela ficou bastante ansiosa e quando cheguei ela tinha defecado e urinado em casa (em sitios diferentes).
    No terceiro dia, passe-ei com ela 3 vezes e urinou na rua mas não defecou. No entanto, de madrugada senti-a a levantar-se da caminha dela para ir beber agua, como não voltou de imediato fui verificar e tinha voltado a defecar (no local onde tinha urinado no dia anterior) e a urinar (num local bastante próximo onde está a comida).
    Este comportamento é normal? Que conselhos me pode dar para a ensinar / re-educar a fazer as necessidades na rua.

    Cumps

    #5989
    Joana C. Prata
    Administrador

    Olá Tiago,
    Foi uma grande mudança para a cadelinha e mesmo que tivesse já sido treinada precisa de se voltar a a habituar. Quando esteve no canil provavelmente fazia as necessidades na jaula. E agora em casa ainda não teve tempo de se adaptar à rotina e às “novas regras”. Por isso sugeria ensinar a fazer as necessidades na rua como se fosse um cachorro.
    Eu acho que a primeira estratégia que deveria adoptar seria de passear a cadela o máximo de vezes possível. De 1 em 1 hora, ou de 2 em 2 horas. Assim ela tinha oportunidade de fazer no exterior quando tem vontade e aí de ser recompensada por fazer bem. Com o tempo ela passaria a associar que tem que aguentar para fazer durante o passeio.
    Outra estratégia é colocá-la numa jaula (ou que é mais difícil com cães adultos grandes). Como os cães não gostam de fazer as necessidades onde dormem normalmente aguentam. E aí também em vários intervalos deixar sair da casota e levar de imediato à rua.
    O mais importante é ter paciência. A cadelinha ainda se está a habituar à nova casa e às novas rotinas. Nos locais onde já urinou deverá limpar com um detergente enzimático. Com os detergentes tradicionais o cheiro mantêm-se e estimula-os a fazer de novo nesse local. 
    Espero que tudo corra bem com a nova cadelinha 🙂
    Abraços,
    Joana Prata

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • O assunto ‘Ensinar cão adulto a fazer necessidades na rua’ não aceita novas respostas.