Gatinha com ténia medicada, mal come

DWQA QuestionsCategoria: GatoGatinha com ténia medicada, mal come
Tânia perguntado 1 mês

Bom dia..Tenho uma gatinha com 5 meses. Ela vomitou, e descobri que era ténia ou lombrigas, fui à farmacia comprar desparasitante interno para a tratar, e faz hoje 3 dias que me dei o remédio.. Mas desde então ela tem estado mais parada, mal come, praticamente nem brinca e passa muito tempo a dormir.. Agora começou a fazer diarreia.. Começo a ficar preocupada.. Gostaria de saber se isso é efeito secundário do tratamento? Ou se me devo dirigir ao Veterinário. E qual a comida mais adequada para ela enquanto estiver assim doente?

1 respostas
Joana Prata Staff respondido 4 semanas

Olá Tânia,
Normalmente os desparasitantes internos não são absorvidos pelo organismo (ou são absorvidos em quantidades muito baixas). Logo, dependendo do princípio activo do medicamento que administrou, não deverá ser essa a causa do mau estar, apesar de não poder ser totalmente excluída.
Quando há uma infestação muito extensa, o desparasitante pode causar a morte em massa dos parasitas que poderão formar massas que se tornam um incómodo a nível gastrointestinal. Nestes casos, recomenda-se o seguimento do animal e desparasitação dentro dos próximos meses para remover os parasitas que sobreviveram.
Se os sintomas se mantiverem deverá consultar o seu médico veterinário, até porque anorexia prolongada em gatos poderá originar patologias metabolicas como a lipidose hepática. Nestes períodos de pouco apetite, poderá fornecer alimentos mais apetecíveis como ração húmida, carne de frango cozida ou grelhada.
Abraços,
Joana Prata