Gatinho mama na teta sem leite

DWQA QuestionsCategoria: GatoGatinho mama na teta sem leite
Viktoria perguntado 5 meses

Olá boa noite, eu tenho duas gatas uma de 6 meses é outra tem 1 mês e a de um mês não larga a teta da mais velha mesmo esta não sendo a mãe o problema é que deixa lhe a mamã vermelha quase em sangue, como faço para ela parar de mamar na teta dela? Obrigado 

1 respostas
Joana Prata Staff respondido 5 meses

Olá Viktoria,
Por vezes os gatos mantêm este hábito reconfortante mesmo quando adultos. No entanto, como a sua gatinha mais nova tem apenas 1 mês é possível que o desmame tenha sido feito muito cedo o que potencia este comportamento.
 
O comportamento de mamar é reconfortante para os gatos, tal como é para as crianças a chupeta. O problema é que ao fazê-lo noutra gata se torna difícil de controlar. O ideal será sempre que vir o comportamento, pegar na gata de 1 mês e dizer-lhe “não” calmamente e pousá-la noutro local da sala. Terá que repetir estas separações muitas vezes até que ela compreenda.
Entretanto poderá tentar vestir a gata mais velha para evitar o acesso à mama. Também é importante desinfectar a ferida que já tem de forma a que não infecte.
Esta situação também já aconteceu em minha casa e o que me surpreende mais é mesmo a tolerância dos gatos mais velhos com os pequenos. Mesmo na dor permitem que os pequenos continuem a mamar. O ideal será mesmo tentar reprimir este comportamento, mas não necessita nunca de usar castigos. Simplesmente separar é “castigo” suficiente para a gatinha.
Abraços,
Joana Prata