Intolerancia alimentar

DWQA QuestionsCategoria: CãoIntolerancia alimentar
Marisa perguntado 1 semana

Bom dia,
Tenho uma cadela que foi resgatada da rua, estava esquelética e sem um pedaço da pata e teve de ser amputada a patinha e acontece que até aí ela comia muito bem. Após alguns dias da cirurgia levei a para casa, com ração adquirida na clínica e com medicação para lhe dar durante uma semana, antibiótico, e acontece que por erro lhe dei o comprimido de antibiótico sem nada no estômago nos três dias a seguir à vinda dela para casa. E a partir daí desencadearam se vómitos e falta de apetite. Foi dado injetavel para os vómitos e de facto melhorou. Já comia mas apenas o arroz e o frango, a ração que estava a dar lhe inicialmente nunca mais consegui que ela a comesse. Acontece que passado poucos dias voltou com os vómitos e diarreia, isto comendo frango e arroz cozido. Foi trocada de ração novamente e os sintomas continuavam e o apetite para comer a ração não era nenhum. Deixou mesmo de comer a ração e comia apenas o frango e o arroz, mas meia volta lá vinham os vómitos e a diarreia. Depois de tudo isto, emagrecendo e engordando, ora comia ora nao comia, porque nos dias em que vomitava e fazia diarreia não comia nada o resto do dia, várias semanas de varias tentativas para comer e de trocas de ração, foi feita uma ecografia abdominal, e o técnico falou tratar se de intolerância alimentar pois tinha todo o trato gastro intestinal inflamado e tem espessamento das paredes do estômago. Foi me aconselhado a dar ração hipoalergenica da Royal Canin mas era muito dificil ele querer come la. Tinha de brincar com a comida ou molha la e mesmo assim comia muito pouco. Nunca vi apetite nem a procurar a comida, tinha de ser eu a ir tentar quase que obriga la a comer. De facto os vómitos e a diarreia melhoraram assim que lhe dei essa ração, deixaram de ser frequentes, passando a ser apenas uma vez por semana, e sempre á quinta feira ou á sexta feira, e sei que apenas o que comeu foi a ração, ora nao deveria ter causado aqueles efeitos de novo. Nesse dia que fica com vomito e diarreia, ficava enjoada porque tentava dar lhe a ração horas depois de vomitar e ela arrumava sempre a cara e não comia nada nesse dia.
Depois de tudo isto explicado à veternária ela achou melhor trocar para a ração Gastro intestinal da Royal Canin. Sempre já come melhor esta ração mas ainda assim não a procura muito, só come quando vou humedece la em agua morna e lhe dou á boca, e come pouquinha quantidade. Parece que não é aquilo que gosta e custa me imenso porque tenho de andar atrás dela para comer. Estou a dar lhe esta ração desde Domingo, dia 05 de Novembro.
Entretanto terça feira teve de ser esterilizada, pois estava a acumular liquido no útero, e a veterinária achou por bem fazer biopsia a tecido do intestino, que só saberei o resultado mais ou menos daqui a duas semanas. Noto que o apetite mudou bastante, come bem melhor e notasse que tem fome e já come sozinha, na pia. Mas agora surge me uma dúvida, esta vontade assim de comer que na verdade me deixa super feliz mas também de deixa um pouco receosa. Não sei se isto faz ou não sentido mas gostava de tirar a duvida se poderem ajudar me. Ora como foi operada para esterilizar, está a fazer antibiótico que foi dado dose única injetavel, já para tentar ‘poupar lhe’ o estômago daquela bomba dos antibióticos, os antibióticos sao dados para tratar infeçoes e inflamações, certo?, ora entao se tem inflamação no trato gastro intestinal, talvez nao seja o antibiotico que foi administrado para o pós operatório que estará ali a ‘limpar lhe’ essa inflamação, ou será que é mesmo a ração que lhe está a fazer bem?
Obrigado

1 respostas
Joana Prata Staff respondido 3 dias

Olá Marisa,
A sua cadelinha tem uma história complicada. Os antibióticos eliminam bactérias que causam inflamação, mas não são anti-inflamatórios. Poderia ter acontecido a eliminação das bactérias benéficas do intestino o que leva a desregulação e inflamação. Mas parece que o problema é outro.
Parece-me que a causa da falta de apetite poderá vir da inflamação do útero (piometra). Em algumas piómetras há libertação de toxinas bacterianas que poderão causar náusea.
Isto não impede que tenha uma alergia alimentar e precise de ração hipoalergénica. Se encontrou uma ração que a cadela aceita e que não causa diarreia e vómitos deverá mantê-la.
Por outro lado poderá ser um conjunto de problemas. Para além da piometra que já foi tratada, poderá ter alguma patologia intestinal. Poderá ser só a alergia, como poderá ser a IBD (recomendo a leitura deste artigo sobre a IBD em animais de companhia). Mas uma vez que tem observado melhorias, poderá realmente ser a alergia alimentar. Agora é esperar a reacção da cadelinha e os resultados da biópsia.
As melhoras e abraços,
Joana Prata