Qual a melhor ração para cadelas amamentando?

 

Durante a lactação os nutrientes mais importantes são as calorias (energia) e a água. Uma vez que cada cachorro Beagle ingere cerca de 160 ml de leite por dia e o leite é 78% de água. Logo a cadela necessita de ingerir grandes quantidades de água. O stress gerado pela lactação depende do estado nutricional e peso ao parto, do tamanho da ninhada e do estágio da lactação.

Alimentação para cadela amamentando

A ração de lactação, tal como a ração de gestação, deverá ser de alta digestibilidade e com elevada quantidade de nutrientes. Poderão ser utilizadas rações premium para crescimento, performance e alta actividade uma vez que se adequam a condições de stress fisiológico. A ração poderá ser divida em porções ou ser dada ad libitum.

A quantidade de comida que deverá ser fornecida depende da fase da lactação. Assim, poderá seguir a seguinte fórmula:

  • 1ª semana de lactação: 1,5 a 2 vezes a quantidade de manutenção.
  • 2ª semana de lactação: 2 vezes a quantidade de manutenção.
  • 3ª e 4ª semana de lactação: 2,5 a 3 vezes a quantidade de manutenção.

A partir da 3ª semana os filhotes serão introduzidos a alimentos sólidos. Por isso a ração da cadela deverá ser separada e o quantidade ser reduzida gradualmente até atingir 1.5 vezes a quantidade de manutenção às 7 semanas após o parto.

Desmame dos filhotes

Após o desmame, a ração deverá ser continuada por 3 semanas para permitir reposição dos nutrientes perdidos. A perda de peso na lactação não deverá exceder os 10% do peso normal se for seguida uma dieta adequada.

Se após o desmame a cadela continuar a produzir leite poderá sofrer de mastite (inflamação da glândula mamária). Para evitar este problema poderá retirar o alimento no dia do desmame e reintroduzir em rações diárias de 25, 50, 75 e 100% da quantidade de manutenção.

Vitaminas para cadela amamentando

Não é necessário fornecer suplementos alimentares se estiver a fornecer uma ração adequada à sua cadela. Só observará os benefícios dos suplementos se a ração que estiver a fornecer for deficiente em nutrientes. Logo, é preferível, e mais económico, fornecer uma boa ração premium, completa e que satisfaça as necessidades da cadela em amamentação.

Devo fornecer suplementos de cálcio à cadela lactante?

O fornecimento de cálcio é contra-indicado uma vez que interfere com os metabolismos de regulação (hormonal PTH), impedindo a mobilização de cálcio quando necessário. O cálcio será mobilizado para o leite e a cadela entrará em défice, chamado hipocalcémia, e demonstrará ataxia, tetania muscular (tremores) e convulsões. É um risco para a vida do animal pelo que deverá ser levado de imediato ao veterinário para administração intravenosa de cálcio. A ingestão de elevadas quantidades de dieta será suficiente para manter os níveis de cálcio, não sendo recomendada a suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *