Raças de cães sem odor

Imensas raças de cães possuem aquele cheiro característico a cão e isso pode afastar algumas pessoas que estejam à procura de adoptar. Existem muitas razões para o “cheiro a cão”, desde a higiene, dieta que o cão tem, o seu tipo de pelo ou ate mesmo a sua pele. Será que todos os cães têm este cheiro característico?

Na verdade não. Existem diversas raças que libertam pouco ou nenhum odor.

Não esquecer que o cheiro do animal deriva muito da alimentação e das suas actividades diárias, pelo que pode manter a sua casa sem qualquer tipo de odor mesmo que o animal tenha um cheiro mais intenso.

Aqui fica uma lista dos cachorros sem cheiro característico. Lembre-se que qualquer cachorro necessita de cuidados ao nível da higiene (saúde dentária, ouvidos, banho regular e cuidados com a pele), senão irá desenvolver esse odor.

  • Dálmata
  • Boston Terrier
  • Cão de Agua português
  • Poodle
  • Schnauzer
  • Bichon Frise
  • Whippet
  • Husky siberiano
  • Basenji
  • Cão de Crista Chinês (Chinese crested)

Dálmata

O Dálmata é uma raça de cão muito conhecida. Originária na Croácia, esta raça é extremamente energética e muito amiga da sua família. Devido ao seu curto e denso pelo, este não libertam odor, porém necessitam de algum cuidado com a pelagem (escovar regularmente) pois liberta bastante pelo.

Boston Terrier

O Boston Terrier é uma raça pequena que não exige muitos cuidados especiais, devido à sua pelagem curta e à inexistência de rugas na pele. São óptimos animais de apartamento e não libertam qualquer odor característico.

Cão de Água Português

O Cão de Água Português é extremamente inteligente e gosta muito de crianças e de socializar. É uma raça que exibe características hipoalergénicas, maioritariamente devido à sua pelagem. O seu pelo requer cuidados constantes mas é uma raça que não liberta odor.

Poodle

Tal como acontece com o Cão de Água Português, o Poodle é considerado hipoalergénico devido à sua pelagem curta e encaracolada. Para além de não libertarem nenhum odor, são animais muito activos e inteligentes.

Schnauzer

O Schnauzer, para além de ser muito brincalhão e cheio de alegria, não solta muito pelo. Esta raça tem um cheiro agradável mas requer cuidados constantes devido à sua pelagem longa e, caso mantenha o bigode do Schnauzer longo, é possível que ele adquira algum cheiro pois este irá reter mais sujidade.

Bichon Frise

Esta raça é muito energética e adora actividade física. Liberta pouco a nenhum odor, no entanto requer bastantes cuidados, tanto a nível de passeios como de escovagem de pelo.

Whippet

Os Whippets não têm um cheiro forte, soltam pouco pelo, e têm uma pelagem curta. São muito carinhosos e sociais. Para quem não quer muito trabalho com a pelagem do seu animal e não sentir nenhum odor característico, esta é a raça ideal.

Husky Siberiano

Os Huskies Siberianos são donos de uma beleza enorme e adoram brincar. Soltam bastante pelo, no entanto apenas libertam um odor muito leve. Além disso, o odor é específico à sua raça.

Basenji

O Basenji é uma das poucas raças originárias na África. Também conhecidos como “o cão mudo”, esta raça é ideal para donos de cães que gostariam de ter um cão sossegado e que ao mesmo tempo não liberte qualquer odor.

Cão de Crista Chinês

O Cão de Crista Chinês, ou Chinese Crested,  pode apresentar pelo no corpo inteiro ou apenas numa parte. Devido ao seu pouco pelo, esta raça não emite muito cheiro, no entanto requer cuidados redobrados com a pele e pelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *