O que são Animais de Assistência Emocional (esan)?

O que são Animais de Assistencia Emocional?

São animais com fins terapêuticos utilizados no tratamento de doenças psiquiátricas, não devendo ser tratados como um simples animal de estimação. Para se ser detentor de um destes animais é necessário ter uma doença mental verificada. Tem um serviço semelhante aos cães guias ou aos cães para cadeira de rodas. Fornecem apoio e permitem a independência de pessoas que sofram destas condições.

Qual é a diferença de um cão de serviço?

Os cães de serviço são treinados para fazerem tarefas que facilitem a vida do dono. Um animal de assistência emocional traz beneficio ao dono através do seu companheirismo, não sendo treinados para realizar tarefas.

Como funciona o Animal de Assistência Emocional?

Fornece conforto e apoio ao dono, não sendo especificamente treinado. No entanto pode não ser aceite em locais públicos. Deverão apenas ter o treino básico de forma a que convivam pacificamente com as restantes pessoas e animais.

Que doenças poderão ser minoradas por este animal?

Utiliza-se principalmente em distúrbios mentais, como depressão ou ansiedade. A função do animal é distrair o dono e dar conforto, minorando a expressão da patologia. Existem relatos de pessoas com níveis de ansiedade paralizantes que conseguiram retomar uma vida quase normal devido ao companheirismo destes animais.

Como posso ter um Animal de Assistência Emocional?

Para ter o animal a pessoa deve ter uma carta do profissional de saúde que declara que a pessoa sofre de uma doença mental e prescreve o animal como tratamento.

Que animais podem ser escolhidos como Animais de Assistência Emocional?

É comum utilizarem-se principalmente cães de assistência emocional, uma vez que são fáceis de treinar, ou gatos. No entanto, outras espécies podem ser escolhidas desde que não causem perigo às restantes pessoas. Poderá escolher um porquinho da índia ou até uma tartartaruga como animal de assistência emocional.

Que direitos tem um Animal de Assistência Emocional?

Nos Estados Unidos estes animais são protegidos pelo Fair Housing, ou seja, o dono não poderá ser prejudicado no alojamento por ter o cão, e pela lei que os permite voar no avião ao lado do dono.

Em Portugal, os cães de assistência são legalmente compostos por cães-guia, cães para surdo ou cães de serviço. Portanto os cães de assistência emocional não têm nenhum beneficio em relação a qualquer outro animal de estimação. Algumas excepções poderão ser feitas voluntariamente por empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *