Tipos de Rações: qual devo escolher?

O melhor método de classificar rações é pela forma como foram produzidas, reflectindo-se no seu conteúdo em húmidade. Outra forma de classificação é quanto à sua qualidade.

Rações secas

ração-seca

O conteúdo em água é cerca de 10%. São produzidas por extrusão, onde a massa sob elevadas temperaturas e pressão passa por uma pequena abertura e sofre rápida expansão. Este processo cozinha os amidos tornando-os mais digeríveis. Os grãos são secos e cobertos com gordura para aumentar a conservação e palatibilidade, respectivamente. O calor favorece a conservação ao esterilizar, mas poderá originar perdas de vitaminas que devem ser adicionadas em excesso. Rações secas são convenientes ao dono, baratas e fáceis de armazenar por longos períodos de tempo. A desvantagem é apresentarem menor palatabilidade do que os alimentos com maior percentagem de humidade.

Rações Húmidas

ração-húmida

Normalmente apresentam-se em latas ou saquetas e podem providenciar uma nutrição completa ou ser utilizadas como suplemento ou guloseima. A húmidade nesta ração é de 75%, sendo mais cara. A produção consiste em encher as latas com os ingredientes, fechar com duplo selo e ser sujeito a calor e pressão. Geralmente as rações húmidas são mais palataveis, têm menos carboidratos e continuam a ser fáceis de armazenar. Devido à palatabilidade poderão causar ingestão excessiva e consequente obesidade. Por outro lado são favoráveis quando se quer favorecer o consumo de calorias e elevadas quantidades de água.

Rações Semi-humidas

ração-semi-humida

Contêm 30% de água. São utilizados vários métodos de conservação, principalmente utilizando aditivos. Têm muitos açucares simples na sua composição, estimulando a palatibilidade. Estas rações são convenientes por serem menos odoríficas e virem em porções únicas. Como têm menos calorias podem ser servidas ad libitum, mas rapidamente secam e perdem a atracção.

guloseimas-gato-cãoGuloseimas

As guloseimas e snacks são populares principalmente para os donos, que as utilizam como forma de mimar ou treinar o seu animal. Nestas o conteúdo nutritivo têm pouco interesse, destacando-se mais a palatabilidade.

Classificação referente à qualidade

melhor ração gato

Económico

Como o objectivo é produzir um produto muito barato, utilizam ingredientes de menor qualidade, reflectindo-se em menor digestibilidade. Como não são estudadas, poderão apresentar desequilíbrios nutricionais.

Standard

As estratégias de markting de rações standard incidem na palatibilidade ou atracção do dono. Os ingredientes podem sofrer variações de acordo com os preços de mercado, podendo levar à variação da qualidade e digestibilidade.

Premium e Super-Premium

Criadas para fornecer uma nutrição óptima, incluem ingredientes de qualidade e elevada digestibilidade. A utilização de ingredientes de qualidade e a realização de estudos reflectem-se no preço. Rações Super-Premium incluem ingredientes que têm benefícios na saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *