7 Dicas de Como Acalmar Cachorro Hiperativo

O meu cão é hiperactivo?

É fácil considerarmos o cão hiperativo quando este não para de correr, pedindo constantemente atenção e brincadeira. No entanto este comportamento muitas vezes deve-se a doses inadequadas de exercício e estimulação.

A maioria das raças populares de cães de companhia têm origem em raças de trabalho, como é o caso do Rafeiro do Alentejo. Estes cães originalmente aplicavam a sua capacidade mental e física no trabalho, seja de guiar rebanhos, como o de caça.

Logo tornaram-se raças aptas a grandes quantidades de exercício. Quando foram trazidas para a vida moderna no interior, perderam o acesso a estas actividades desgastantes mas as suas necessidades mantiveram.

Quando estes animais não são expostos a longos períodos de exercício físico, treino ou interacção diariamente tornam-se inquietos devido à energia acumulada.

Inconscientes destes factos, o nível de energia normal do cão muitas vezes excede a expectativa dos donos. Isto leva a que sejam erradamente classificados como cachorros hiperativos.

O que é a hiperatividade nos cães?

O comportamento hiperativo é patológico e raro nos cães. Cachorros hiperativos têm excesso de actividade e inquietude crónica mesmo quando expostos a níveis adequados de exercício e estimulação.

O animal apresenta excesso de actividade motora e dificuldades na aprendizagem, tornando-se difícil de treinar devido à falta de concentração. O cachorro agitado mantém-se com elevados níveis de actividade até estar completamente desgastado.

Outros sinais devem-se à actividade do sistema simpático mesmo em repouso, que se reflecte em aumento do ritmo cardíaco ou respiratório e vasodilatação. Outras causa de excesso de actividade é, por exemplo, o hipertiroidismo. Logo não deverá deixar de visitar o seu médico veterinário caso o animal apresente estes sintomas.

Como acalmar cachorro hiperativo?

O tratamento da hiperatividade baseia-se na avaliação da quantidade de exercício, estimulação e interacção ao qual o cão é sujeito diariamente. Poderá aumentar-se a quantidade de exercício prolongando os passeios, através de jogos (ex. trazer a bola), natação ou brincadeiras com outros cães. Mesmo que o seu cachorro não seja diagnosticado como hiperativo, as dicas seguintes aplicam-se e são benéficas a qualquer animal.

  1. Evite o reforço positivo dos comportamentos hiperativos
    Quando o seu cachorro se encontra muito agitado e a pedir a sua atenção tente ignorá-lo. Se der atenção (ex. festas, mimos, elogios) ao cão durante estes períodos o cão vai passar a demonstrar este comportamento como forma de obter interacção com o dono, tornando-os mais frequentes.

  2. Aumente a dose de exercício diária
    O objectivo do exercício é permitir que o cão liberte a energia e relaxe. Por isso aumente o período de exercício diário, como por exemplo, instituindo a rotina de duas sessões de 30 minutos diárias. Observe o seu cão e ajuste a duração a um período que permita o cão ficar cansado sem exagero. O exercício poderá consistir de caminhadas ou corridas (se quiser aumentar a dificuldade poderá aplicar uma mochila com peso), buscar a bola, natação ou brincadeiras com outros cães.

  3. Ensine o treino básico e siga uma rotina
    O treino básico de obediência e seguir uma rotina diária fixa permitem que o cão se sinta mais confiante e menos agitado. O treino de obediência, em adição ao exercício, é benéfico uma vez que reforça a ligação ao dono e ensina o cão a controlar-se. Também permite que durante os episódios comande o cão a fazer uma tarefa incompatível com a hiperatividade (ex. deitar), o que lhe permite relaxar.
  4. Garanta que o cão interage com pessoas e animais
    Actividades com o dono reforçam a ligação com o cão e permitem-lhe simultaneamente gastar energia. Da mesma forma, brincar com outros cães ou pessoas é uma boa forma de fazer exercício e estimular a mente.

  5.  Brinquedos para cães hiperativos
    Os brinquedos pra cachorros hiperativos deverão distrair o cão por longos períodos e estimular a sua mente. Um exemplo são os brinquedos que dispensam guloseimas, como o Kong. Mas poderá encontrar outras alternativas desde que tenham o mesmo efeito no seu cão.

  6.  Calmante para cachorro hiperativo
    Em casos extremos, o médico veterinário poderá receitar tranquilizantes para cachorro que sofra de hiperatividade. Frequentemente é utilizado o metilfenidato. Este é aplicado numa dose baixa que poderá ser aumentada, sob supervisão médica, em forma crescente até se observar a resposta procurada sem efeitos adversos.

  7. Se não tem disponibilidade procure ajuda profissional
    Se não tem tempo para todas estas actividades mas que o melhor para o seu cachorro poderá procurar ajuda profissional. Actualmente existem centros de dia para cães e petsitters que poderão fornecer uma estimulação adequada ao seu cão, exercitando e permitindo que brinque com outros cães.

Seguindo estas dicas e com muita paciência verá o seu cão melhorar durante as próximas semanas. Caso continue sem resposta, deverá novamente consultar o seu médico veterinário ou um especialista em comportamento que lhe ajuda a resolver o seu caso. O importante é manter-se calmo e confiante, a resolução destes problemas é prolongada e apenas dependem de si.

7 comentários em “7 Dicas de Como Acalmar Cachorro Hiperativo”

  1. Boa tarde, eu tenho uma cadela de raça mista pequinês que já tem dois aninhos, desde pequena nunca se dá com os outros animais, e agr mudou de casa e refila com todas as pessoas, seja na rua, seja no prédio, seja quem venha de visita.. o que é possível de fazer ? De ela se dar mais com outros animais e ser mais meiga para as pessoas???

    Obrigada, desde já.

    Responder
    • Olá Anastasiia,

      O ideal é fazer a socialização da sua cadela, introduzindo-a lentamente aos vizinhos e animais e ensinado-a que não são uma ameaça (ex. os vizinhos podem cumprimentá-la mantendo a calma e até dar uma guloseima).

      Abraços,
      Joana Prata

      Responder
  2. Ganhei uma mestiça basset hoje ela ta fazendo dois meses,ela e muito agitada oq faço para acalma-la,eu qm ja estou cansada e ela so qr saber de dormir na cama a noite

    Responder
    • Olá Darcy,

      Deve seguir as nossas dicas e passar mais tempo a passear e brincar com a cadelinha para que ela consiga libertar toda a energia, para à noite estar cansada.

      Abraços,
      Joana Prata

      Responder
  3. Tenho um srd com 4 meses mas ele late o tempo todo, ele tem canil com tudo casinha almofadas quentinhas, cobertor, comida, ossos e brinquedos de distracao solto ele no pátio, mas ele só quer ficar dentro de casa, mas se fica faz xixi é cocô por tudo por isso meu marido não quer mais ele dentro de casa, mas trabalho home office e se ele fica na rua ou dentro de casa late tempo todo, uiva, chora, não sei mais oque fazer fisicamente segundo avaliação do veterinário está tudo bem com ele, mas é agitado de mais morde a gente o tempo todo de brincadeira mas que machucam. Não sei mais oque fazer.

    Responder
    • Mary desculpa me envolver na conversa, mas filhote pra quem não sabe é assim mesmo, será até os dois anos de idade, depois mudam muito. Tenho um exemplo dentro de casa, hoje a minha tem 4 anos e faz o xixi e o coco no lugar certinho e nunca dentro de casa. Vou passear com ela todos os dias as 18h, mas fui acostumando dentro de casa, qto mais cedo vc ensinar, será mais fácil. O importante é ter paciência e ir ensinando, sei que não é fácil. Estou com outra filhotinha de 3 meses e estou penando com essa tbm. Faz xixi dentro de casa, corrijo ela mas ainda não aprendeu, mas vou insistir igual fiz com a outra e jamais deixo presa em um lugar só, tenha muita dó e eles são maravilhosos qdo aprendem e aprendem. Lembre-se que são iguais crianças e são nossos filhos. Boa sorte e Deus te abençoe!!! Bjossss

      Responder

Deixe um comentário