Como ensinar o gato a dormir na caminha? Eles são animais que ficam mais ativos durante a noite portanto deve ser consistente, rigoroso e sobretudo paciente com o seu gatinho.
Onde dormem os gatos?
Quando toca a dormir, os gatos são profissionais. Passam entre 18 e 22 horas por dia a descansar. Devido à sua curiosidade natural, gostam de investigar a casa. E, como na natureza, procuram locais elevados e seguros para descansar, é provável que façam o mesmo em nossa casa.
Infelizmente isto significa subir para cima do mobiliario e mesas, tornando-se inconveniente para o dono. Logo é preciso prevenir este comportamento treinando o gato a dormir na sua caminha.
Como fazer o gato dormir na caminha dele?
Este treino baseia-se em estabelecer reforço positivo quando se encontra numa área ideal para o seu repouso. Assim passa a usar essa área e deixa de usar as inconvenientes.
O treino inicia-se observando o gato. Que áreas selecciona para o repouso? Alguns gatos preferem janelas com vista, outros locais elevados e outros sofás e cadeiras.
Se a cama do gato for colocada perto de um destes locais têm maior chance de sucesso. Outro factor importante é o material no interior, que deverá ser confortável para o gato. Deverá ser quente no inverno e fresco no verão.
1. Recompense o gato quando usar a cama
Quando se colocar a cama no local, deverá colocar-se o gato lá dentro e dar-lhe uma guloseima. O reforço continua, dando-se guloseimas quando o gato se aproxima da cama e uma guloseima favorita quando salta e se deita nesta.
2. Coloque a cama perto do local favorito do gato
Através da observação descobrirá os locais favoritos do seu gato. Coloque a cama perto e atendendo à altitude a que o gato gosta de dormir. Outros factores a avaliar são o escuro, banhos de sol, temperatura confortável para a estação e proximidade da família. Fornecendo locais de repouso semelhantes ao favorito do gato levará a maior taxa de sucesso.
3. A cama para gatos deverá ser confortável e ao gosto do gato
A cama deve ser macia e fofa. Se a cama for desconfortável, o gato nunca a usará. O seu material poderá variar com as estação, fornecendo mais ou menos calor. Alguns gatos sentem-se mais confortáveis com a presença de uma peça de roupa do dono. Não se esqueça de manter a cama limpa e livre de parasitas, uma vez que o gato rejeitará uma cama suja.
4. Forneça vários locais de repouso
Não limite o gato a um local. Espalhe pela casa várias caminhas que mimetizem os locais favoritos do gato. Ele poderá preferi-las dependendo da sua disposição ou até do clima, procurando aconchego nos meses mais frios.
5. Torne os locais indesejáveis desagradáveis para o gato
Castigar o animal deverá ser sempre evitado uma vez que poderá gerar fobias. Então, para evitar que o gato suba e durma em locais que não deseja poderá atender a outras estratégias. Uma delas consiste em fechar a porta da divisão e não ceder aos miados incessantes. Outra forma é tornando essas superfícies desagradáveis pela aplicação de fita-cola de dupla face, sprays activados por movimento e papel alumínio. Assim, o gato aceitará mais rapidamente o seu local de descanso.
6. E quando encontro o gato a dormir noutro local?
Ocasionalmente o gato poderá adormecer noutros locais, como na sua cama. Nesses casos pegue suavemente no gato e coloque-o com calma na sua caminha. Acaricie e dê uma guloseima.
Seguindo estas dicas e sendo consistente e rígido no treino conseguirá que o gato utilize a sua caminha. Se o local e superfície da cama forem atractivas, o gato passará a utilizá-la. Por outro lado, se o gato não a usar o dono poderá sempre procurar outro local mais atractivo.
Gostaria de dicas para minha gata
Olá Janaína,
Aconselhamos a seguir as dicas que apresentamos neste artigo. Boa sorte com o treino 🙂
Abraços,
Joana Prata
Outro gato dormiu na cama do meu gato, e meu gato não quer dormir mais na cama dele, como posso fazer ele dormi na própria cama dele.
Olá Heloísa,
Poderá tentar lavar a cama do gato para tirar o cheiro do outro gato.
Obrigada,
Joana Prata