Quem já observou um gato sabe que os gatos caem sempre de pé. Mas como é possível que o gato se consiga endireitar tão rapidamente durante a queda? Porque é que os gatos caem de pé?
A resposta está relacionada com os sentidos dos gatos. Os receptores do equilibrio no ouvido dos gatos dão o alerta e a ordem para o gato se endireitar. O gato cai sempre de pé se tiver tempo suficiente para ativar este mecanismo, dependendo da altura da queda. Assim, seguem-se rapidamente estes três eventos:
- Alerta do sistema do equilibrio sobre a posição incorreta;
- Rotação da cabeça para a posição correta;
- Rotação da coluna devido à sua flexibilidade;
- Esticar as patas.
Este mecanismo permite ao gato sobreviver a quedas e estar pronto a fugir mal chegue ao solo. No entanto, não é motivo para nos preocuparmos menos com as suas quedas de elevadas alturas.
Porque é que o gato cai de pé?
O cat righting reflex é uma capacidade inata que se desenvolve entre as 3 e 7 semanas de vida. Resulta de uma acentuada capacidade sensorial. O movimento é coordenado e sempre idêntico. Primeiro roda a cabeça (onde se encontra o sistema do equilíbrio), depois endireita a coluna e contrai as costas e estica as patas em simultâneo. Isto resulta no regresso à posição natural.
O que é preciso para o gato cair de pé?
O mais importante é o sistema do equilíbrio, ou sistema vestibular. O sistema vestibular encontra-se na orelha e permite a localização espacial e orientação. Consiste em tubos em várias direcções, preenchidos com líquido e pequenas pedras (otolitos). O movimento causa alterações destes componentes, sendo lidos por células em forma de pêlos na sua base. Assim o gato consegue avaliar a sua posição e velocidade.
Como primeiro reflexo, o gato endireita a cabeça onde se encontra este sistema. Repõe intuitivamente a posição. O resto do corpo segue-o, o que é possível devido à flexibilidade da sua coluna vertebral.
Quando o gato cai, arqueia a coluna para reduzir a velocidade, estica as patas para amortecer a queda e expõe as unhas para conseguir segurar-se quando embater no chão.
Os gatos paraquedistas
Gatos paraquediastas é um termo comum utilizado para descrever gatos que caem de janelas ou varandas. É comum ver-se gatos que caem de alturas maiores com menos lesões (com limites é claro). Isto acontece porque têm mais tempo para se endireitarem e relaxarem.
Caem como um pára-quedista e assim reduzem o impacto. O impacto pode ser reduzido pelo pêlo, menor tamanho corporal ou relaxamento do corpo que cria maior resistência do ar.
Protegendo os gatos das quedas em altura
Apesar dos gatos estarem programados para sobreviver a quedas, o dono deve evitá-las. Quedas de grande altitude podem causar fraturas ósseas, rupturas de órgãos internos e hemorragias extensas, podendo causar a morte.
Assim, deverá limitar o acesso a locais altos que possam resultar na queda do gato. A passagem de um animal na rua, como um pássaro, poderão distrair o gato e originar a queda da varanda ou janela. Isto significa que em apartamentos ou moradias elevadas, o gato não deve ter acesso a janelas abertas ou varandas não vedadas. O gato é perfeitamente feliz no interior da casa desde que se faça o enriquecimento ambiental adequado.