Controlo das fezes

Home Fóruns Veterinário Online Controlo das fezes

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
  • #5159
    Ana Paula Braga
    Participante

    Recolhi da rua uma gatinha bebé abandonada. Desde o início reparo que ela não consegue controlar as fezes que são muito moles. Quando ela andou na rua cerca de uma semana foi na altura de altas temperaturas. Será que tem algo a ver com isso?

    Obrigada.

    #5987
    Joana C. Prata
    Administrador

    Tal como nos humanos, os gatinhos bebés não conseguem controlar totalmente os esfíncteres e podem ocorrer acidentes. Com o crescimento os gatinhos acabam por aprender a controlar-se e a utilizar a caixa da areia. Por isso seria importante ter uma estimativa da idade da gatinha. Por experiência própria, a maior parte das minhas ninhadas foi capaz de utilizar a caixa de areia entre as 3 semanas e 1 mês e meio, na altura do desmame.

    A consistência das fezes depende da alimentação que está a fornecer à gatinha. Esta alimentação também depende da idade, sendo que em gatinhos mais bebés deve ser constituída meramente por leite de substituição, que se encontra à venda em farmácias e lojas de animais, e mais tardiamente por ração para bebés. As fezes moles podem resultar de uma mudança brusca na alimentação, quando não se permite que o sistema gastrointestinal se adaptar a nova constituição da dieta. Por vezes, mesmo fazendo uma mudança lenta o corpo não se adapta à ração e portanto deve-se mudar para outra.

    Outra causa comum em animais de rua é a presenças de parasitas intestinais que irritam a parede intestinal, aumentando a velocidade dos movimentos intestinais e resultando em diarreia. A solução é aplicar um desparasitante interno adequado à idade, nas farmácias pode encontrar a pasta Strongid para gatinhos e cachorros.

    Elevadas temperaturas podem causar no momento desidratação, o que pode originar diarreia. Mas em principio uma desidratação ligeira não teria uma consequência a longo prazo e resolver-se-ia através do consumo de água. Como pode imaginar, existem inúmeras causas para a diarreia, passando até por doenças infecciosas. Se o problema não se resolver em breve deverá consultar um médico veterinário.

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • O assunto ‘Controlo das fezes’ não aceita novas respostas.