Coriza

Home Fóruns Veterinário Online Coriza

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
  • #5209
    Vanessa
    Participante

    Boa tarde.
    Nasceram 4 gatos no meu quintal (so consigo apanhar 3) de uma gata de rua que foi entretanto esterelizada…na altura foram ao vet e foram desparasitados interna e externamente e devaram antibiotico injetável e tomaram comprimidos em casa durante 4 dias porque tinham corizia…Eles tem mais ou menos 4meses e voltaram aos meus sintomas! Tenho actidox em casa que a mminha gara ja tomou, posso dar? Qual e a dosagem e durante quanto tempo? Como faco para o que nao consigo apanhar tomar tambem?

    Obrigada

    #6054
    Joana C. Prata
    Administrador

    Olá Vanessa,
    Não aconselhamos fazer um tratamento antibiótico com Antidox sem consultar previamente um veterinário que possa avaliar presencialmente se os animais realmente têm uma infecção respiratória. A decisão de administrar antibiótico depende muito da condição em que se encontram os animais e a dose do seu peso. 
    Ainda é possível que os gatinhos estejam a ter sintomas da coriza, provocada pelos vírus herpesvirus e calicivirus, sem ter uma infecção secundária provocada por bactérias que pudesse ser tratada pelo antibióticos. Estes sintomas consistem por exemplo em espirros, corrimentos serosos (liquido) no nariz e olhos. A coriza é uma doença para a vida que deve ser controlada e poderá esporadicamente trazer consequências como a infecção secundária.
    Para fazer a manutenção da coriza e reduzir a carga viral nos gatinhos, poderá utilizar um suplemento alimentar – a lisina. Poderá comprar na farmácia formulações próprias em pó para gatos e adicionar à ração que fornece seguindo as indicações da marca (normalmente uma colher por dia). Desta forma também poderá tratar os gatinhos bravos e reduzir os efeitos dos vírus. Se a condição estiver muito debilitada, então terá mesmo que recorrer a um veterinário para fazer a avaliação presencial do estado de cada gatinho.
    Abraços,
    Joana Prata

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • O assunto ‘Coriza’ não aceita novas respostas.