Olá Cláudia,
Pela sua descrição parece que o seu cão está a ter uma erecção durante o sono, com o natural aumento de tamanho, cor roxa e veias salientes devido ao afluxo de sangue. Não é muito vulgar acontecer durante o sono nos cães, mas parece-me possível uma vez que há semelhanças fisiológicas com o ser humano, onde ocorre por estimulação do sistema nervoso parasimpático.
O formato do pénis e quantidades de secreção variam para cada animal, pondo ser abundante sem patologia. No entanto existem algumas patologias que poderão causar sintomas semelhantes.
Por exemplo, na incontinência (que acredito que não tem uma vez que não o referiu), a urina pinga consistentemente e acumula-se no prepúcio, causando irritação e inflamação do pénis devido à acção do ácido úrico.
Outro caso é a inflamação da mucosa do pénis: balanopostite. A balanopostite em cães é causada por bactérias presentes na flora normal da mucosa peniana mas que cresceram em excesso (ex. Pseudomonas). Quando é leve, o único sinal poderá ser um descarga purulenta branca a verde em quantidades moderadas a excessivas, e lamber excessivo. Em casos moderados o pénis poderá inchar e ser doloroso.
Em principio, como não descreve nenhum sinal de desconforto, aparenta ser uma erecção. No entanto, se suspeitar de alguma patologia, como das referidas anteriormente, o melhor será consultar o seu médico veterinário para que um exame clínico ao sistema reprodutor seja realizado.
Abraços,
Joana Prata