Campismo com o cão: tudo o que precisa de saber

Durante o tempo de férias por vezes à dificuldade em encontrar locais que aceitem animais. Os parques de campismo são uma boa opção.

Mas antes de acampar deve saber que cuidados são necessários para que toda a família tenha umas férias felizes.

Devo levar o meu cão a acampar?

Cães ideais para acampar são cães calmos, concentrados, silenciosos e fáceis de controlar. Cães com patologias crónicas, nervosos e fugidios não deverão ser levados a acampar.

Ao acampar com o cão deve respeitar os vizinhos e a natureza. O que quer dizer que muitas vezes é necessário que o cão esteja preso com a trela e que se evite que faça barulho.

Se o seu cão não está habituado a sair para sítios novos e interagir com pessoas pense em treiná-lo antes. Alguns cães ficam nervosos quando estão fechados numa tenda. Se planeia em manter o cão na tenda consigo durante a noite treine em casa.

Nas primeiras vezes deverá acampar por curtos períodos de tempo e depois prolongar progressivamente. Isto permite habituar o cão à experiência e avaliar como se comporta nessa situação.

Antes de acampar com o seu cão:

  • Consulte o seu médico veterinário para descartar qualquer tipo de patologia.
  • Tenha a vacinação em dia, incluindo a vacina da Tosse do Canil uma vez que poderá estar em contacto com outros cães.
  • Aplique desparasitante externo e interno e considere utilizar repelente (ex. coleiras).
  • Certifique-se que o cão tem o microchip para o caso de se perder.
  • Verifique o regulamento do parque de campismo sobre a estadia de animais.
  • Confirme que os documentos do cão se encontram em dia.

Planear as férias com o cão

Tal como quando faz férias com crianças, deverá adaptar a sua estadia e planos de férias à presença do cão. Muitos estabelecimentos, como lojas ou praias vigiadas, não aceitam a presença do cão.

Deixar o seu cachorro no parque de campismo sem supervisão poderá originar acidentes e até mesmo o seu desaparecimento. Logo não será recomendado que o faça.

Deverá planear actividades em que o seu companheiro de quatro patas o possa acompanhar. Actividades ao ar livre são normalmente uma boa opção.

Quais são os cuidados a ter durante o campismo?

  • Mantenha o cão hidratado e na sombra, principalmente nas horas de maior calor.
  • Supervisione sempre o cão ou mantenha-o com a trela ou dentro da transportadora.
  • Tente não incomodar os vizinhos com visitas inesperadas do cão ou com o barulho do ladrar.
  • Mantenha o cão quente à noite com mantas caso seja um mês frio.
  • Controle a presença de parasitas como pulgas e carraças.
  • Preste atenção ao cansaço do cão e a feridas que possam aparecer.

Treino básico

No acampamento e durante caminhadas na natureza é natural que encontrem animais e pessoas. Isto poderá deixar o cão excitado e criar situações perigosas. Por isso é importante que o cão saiba responder aos comandos básicos do treino de obediência.

Os comandos mais importantes são:

  • Vem / Anda: para o cão nos acompanhar.
  • Para: para cessar a acção em curso que possa ser perigosa ou que incomode os outros campistas.
  • Senta / Deita: funciona como o “Pára”.
  • Deixa: para deixar cair o que tiver na boca, sejam animais, lixo ou objectos de desconhecidos.
  • Silêncio: útil quando os cães ladram de noite.

Durante a juventude, o cão deve ter sido treinado para tolerar outras pessoas e animais. Um cão agressivo ou excitável não deverá ser exposto a estas situações, uma vez que é um risco.

Capacidade física e caminhadas

Cada animal tem a sua própria tolerância a longas horas de exercício. Se o cão não está habituado a fazer exercício intenso, não deverá ser obrigado a faze-lo durante caminhadas. O ideal é treinar gradualmente o cão ao longo de meses para aguentar várias horas de exercício.

Algumas raças estão mais adaptadas a caminhar em terrenos irregulares. Geralmente cães pequenos têm maior dificuldade. Por isso deverá adaptar o exercício à condição do seu cão e não exagerar.

O exercício não deverá ser realizado nas horas de maior calor. Deverá fornecer água em intervalos curtos de tempo para manter o cão hidratado. Nestas situações o maior perigo é a hipertermia e desidratação.

Transporte do animal

Se vai levar o cão no seu carro deve utilizar uma caixa de transporte ou prendê-lo com o cinto utilizando um peitoral. Se vai utilizar um transporte público, informe-se das condições para o transporte de animais.

Utilização de trela

O parque de campismo é um local com muito a acontecer ao mesmo tempo. Mesmo um cão treinado poderá reagir mal a algo novo, como assustar-se com barulhos inesperados ou correr atrás da vida selvagem.

Para segurança do seu cão e dos restantes campistas, utilize uma trela longa. A trela também permite respeitar os vizinhos e deixá-los mais descansados.

Primeiros-socorros

É importante ter alguns itens básicos para tratar o animal caso se magoe. Por exemplo, em terrenos irregulares é fácil os cães magoarem-se nas almofadas plantares ou na floresta apanharem praganas ou picarem-se na vegetação.

Pode levar, por exemplo, um desinfectante, compressas, uma pomada cicatrizante, bandagens. Se quiser levar medicamentos, como anti-inflamatórios informe-se com o seu médico veterinário.

Antes da viagem é importante informar-se sobre qual a clínica veterinária mais perto e registar o seu contacto. Isto evita perda de tempo em situações de emergência.

Alimentação

O ideal é manter horários de alimentação do cão e levar a ração habitual. Deve levar quantidades suficientes para alimentar o animal durante o período previsto e mais um pouco para um imprevisto.

Se não levar ração suficiente, poderá não conseguir encontrar a mesma ração nas lojas envolventes ao campismo. A mudança drástica de ração poderá originar desconforto gastrointestinal.

O saco da ração deverá ser mantida num local fresco e à sombra para evitar que se estrague. Quando o cão estiver satisfeito, remova o resto dos alimentos e lave a taça. Manter a taça com alimento vai atrair insectos e a comida pode estragar-se com o calor.

Necessidades

O cão não deverá fazer necessidades em locais indiscriminados nem marcar território dentro do parque de campismo. Tente levá-lo fora do parque para fazer as necessidades.

Se ocorrer um acidente dentro do parque deverá apanhar com um saco de plástico e limpar dentro dos possíveis. Fora do parque deverá recolher as fezes com um saco de plástico ou enterrá-las caso se encontre numa área florestal.

Dormida

Onde quer que o cão durma? Um cão que fique no exterior deve ficar preso por uma trela larga para não divagar ou ficar na caixa transportadora. Para conforto do cão, leve uma cama ou casota de montar para se aninhar durante a noite.

Se o cão dormir na tenda consigo poderá ter maior controlo. Quando o cão latir poderá silenciá-lo de imediato. Também evita que o cão tenha contacto com animais ou estranhos durante a noite.

O que o meu cão precisa para acampar?

  • Coleira com identificação e o contacto do dono.
  • Trela longa.
  • Taças de comida e água.
  • Ração.
  • Sacos de plástico para as fezes.
  • Manta / Cama
  • Pente / Escova
  • Toalha
  • Brinquedos
  • Medicamentos (caso necessário)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *