Guia para limpar a urina de gato de superfícies ou roupa

Quando o gato não utiliza a sua caixa de areia para urinar, tanto as manchas como o cheiro são muito difíceis de remover. Seja no tapete, mobília, colchão, sofá, ou até roupa, é importante remover rapidamente o cheiro para evitar que o gato volte ao mesmo local, sendo que eles voltam ao mesmo local onde urinaram antes caso o odor prevaleça. Vamos dar-lhe a solução para todas essas dores de cabeça neste artigo. Aqui fica um guia rápido para que aprenda a eliminar o xixi de gato.

Veja o nosso artigo para mais informações sobre a marcação territorial dos gatos e como a evitar!

Como eliminar a urina de gato?

Vai precisar de:

  • Toalhas de papel ou pano
  • Detergente enzimático

Deve sempre tratar do local afectado o mais rápido possível pois a urina torna-se cada vez mais difícil de remover (para além de cheirar pior) com o tempo, até mesmo na madeira.

Absorva o máximo de urina com jornais ou toalhas de papel. É aconselhado o uso de luvas para não sujar as mãos. Pressione o local com bastante força para absorver bem. Pode utilizar parte do papel com urina para treinar o seu bichano, colocando-o na caixa de areia, transferindo assim o cheiro para o local apropriado.

Aplique o detergente enzimático em abundancia na área afetada (aconselhamos sempre a seguir as instruções do mesmo) e deixe atuar durante 10 a 15 minutos. De seguida absorva o máximo possível de líquido com o auxílio de mais jornais ou folhas de papel, e por fim deixe secar. Repita o processo até remover por completo até remover o cheiro por completo.

Enquanto o produto faz o seu efeito deve tapar o local, com alumínio ou um cesto, para evitar que o gato volte a urinar lá.

Este processo pode ser usado para todo o tipo de áreas afectadas, no entanto recomendamos que verifique sempre quais as instruções do produto que comprou.

Não tenho detergente enzimático em casa, o que devo fazer?

Ao contrário do que é referido em muitos locais, os produtos caseiros não são ideais para limpar urina de gato. Na verdade, mesmo após a aplicação desses produtos, ficam aderidos sais e ácido único, que libertam novamente odor quando absorvem humidade, o que vai encorajar o seu gato a urinar no mesmo local. No entanto, caso não tenha um detergente enzimático à mão, não tema pois os produtos caseiros ajudam a mascarar o odor até conseguir dar o saltinho à loja.

Para mascarar o cheiro e não o deixar progredir enquanto se prepara para dar uma saltada na sua petshop vai precisar:

  • Toalhas de papel ou pano
  • Água
  • Vinagre
  • Bicarbonato de Sódio

Use as toalhas de papel ou jornais para absorver o máximo de urina.

Misture duas partes de água para cada parte de vinagre e despeje sobre a mancha de urina. Deixe atuar durante 3 a 5 minutos. Em seguida, absorva o excesso de líquido novamente.

Polvilhe a zona afetada com uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio para que este ajude a absorver a urina.

Quando a área estiver seca, aspire o excesso de bicarbonato.

Pode repetir o processo até o cheiro ficar completamente escondido, evitando temporariamente que o seu gato volte ao local.

Esta solução vai mascarar o cheiro a urina por algum tempo, no entanto não definitivamente, o que pode levar o seu gato a voltar a urinar no local portanto, após mascarar o cheiro, deve comprar detergente enzimático para remover o cheiro a urina de gato por completo.

Como eliminar manchas e odor de urina da roupa?

Seja na roupa de cama, seja na nossa roupa, as manchas e o odor devem ser retiradas o mais rápido possível para que o cheiro não seja absorvido.

Primeiro deve passar a roupa por água fria e adicionar um pouco de detergente enzimático.

Depois, no caso da roupa que pode ser lavada na máquina de lavar roupa, deve juntar, para além do detergente, junte 60ml de vinagre de cidra ou uma colher de bicarbonato de sódio.

Se o cheiro persistir adicione novamente detergente enzimático e volte a repetir o ciclo de lavagem. Nunca use lixivia pois esta contém amoníaco.

Deve sempre deixar secar a roupa ao ar pois as altas temperaturas da máquina de secar podem fixar o cheiro a urina à sua peça de roupa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *