Como é que a mudança de casa afeta o nosso cão e o que devemos fazer para o prevenir

No que toca a mudanças, os nossos cães sentem tanto stress como nós. A azafama constante, os cheiros estranhos, as mudanças constantes da mobília, tudo isso provoca alguma ansiedade aos nossos cães. Já que vários estudos demonstram que os cães ajudam-nos a reduzir o stress, então cabe-nos a nós fazer o mesmo pelos nossos melhores amigos.

Ambientá-los à mudança

Quando os nossos cães vêm a sua casa ficar cheia de caixas sem saber muito bem porquê eles começam a ficar ansiosos e com stress. Tal como nós fazemos quando vamos viajar com o nosso cão, ou seja, introduzir as malas ou mochilas mais cedo para ele saber que vai viajar, devemos então fazer o mesmo quando queremos mudar de casa. Coloque algumas caixas mesmo antes da mudança para que o seu cão não estranhe e não se preocupe tanto.

 

Visitar o novo apartamento juntos

Visite a localização do novo apartamento com o seu cão. Deixe-o ambientar-se aos novos sons, novas paisagens, novos ruídos. Tudo isso vai ajudar a que sinta mais adaptado quando fizer a mudança para um local que lhe vai ser estranho.

 

Crie um bom ambiente de mudança

Com todo o movimento de gente a entrar e sair de sua casa para levar os seus pertences, o melhor será manter o seu cão resguardado num local onde ele se sinta seguro e confortável. Deixe o local cómodo levando consigo alguns dos brinquedos favoritos do seu cão e a sua caminha para ele relaxar. Guarde a nova cama e brinquedos para depois, o importante é que o seu cão tenha tempo de se adaptar ao novo espaço. Mantenha o mesmo regime de alimentação e passeio.

 

Considere algum familiar ou serviço de Petsitting

Se vir que as suas mudanças vão ser muito complicadas talvez deva considerar deixar o seu cão com algum familiar ou serviço de Petsitting para reduzir o stress do seu cão. Ter outras pessoas ou animais para brincar pode ajudar o seu cão a distrair-se com o que ele está a sentir. O exercício físico também pode ajudar esgotando a energia do seu cão, e assim ele irá ficar mais calmo e dormir melhor quando chegar o momento de dormir na sua nova casa.

 

Mantenha o seu cão ocupado

Se vai manter o seu cão fechado durante a mudança então é necessário que o mantenha ocupado. Novos brinquedos podem ajudar a reduzir a ansiedade, especialmente brinquedos onde possa ser introduzida uma guloseima para os deixar entretidos.

 

Tire as suas dúvidas com o seu veterinário

Se tem alguma dúvida ou precisa de conselhos sobre como acalmar o seu cão durante o processo de mudança de casa, então pergunte ao seu veterinário. Ele pode ajuda-lo a lidar com a situação e prescrever alguma coisa ou aconselhar algum tipo de treino para prevenir e melhorar a situação do seu cão.

 

As mudanças podem ser alturas alegres para ambos. Tem apenas de se lembrar daquilo que o seu cão está a sentir e ajuda-lo a adaptar-se à mudança.