O ácaro Octodectes é responsável por otites com secreção tipo grão de café principalmente em gatos. Este ácaro vive no conduto auditivo podendo provocar mais ou menos irritação, que se reflete em prurido. Para além da otite externa, poderá ser responsável por provocar dermatite da zona envolvente ao pavilhão auditivo denominando-se sarna octodectica.
O que é a otite e sarna octodectica?
Octodectes cynotis é um ácaro que habita o conduto auricular externo causando otite. No entanto o ácaro poderá expandir-se à pele circundante à orelha originando a sarna octodectica ou sarna de ouvido. O ácaro vive na superfície da pele, movendo-se livremente e alimentando-se de detritos e fluídos na superfície da epiderme. São grandes e de cor branca, com quatro pares de patas.
Qual é o ciclo de Octodectes cyanotis?
O ciclo de vida dura 3 semanas, ou seja, demoram 3 semanas desde que nascem e são capazes de se reproduzir. Os ovos eclodem após incubarem por 4 dias, dando origem a larvas. Estas alimentam-se activamente e, após períodos de repouso, originam ninfas. As ninfas ligam-se aos machos adultos, e ocorre cópula com as ninfas fêmeas que, no futuro, estarão prontas a colocar mais ovos. Os ácaros adultos vivem cerca de 2 meses.
Quais são os sintomas da otite por Octodectes cyanotis?
A otite por este ácaro é mais comum em gatos, principalmente nos jovens. A alimentação dos ácaros no epitélio do canal auditivo origina irritação. Como resposta, o canal enche-se de cerúmen, sangue e detritos de ácaros. Aparece uma secreção de aparência castanho-escura e seca, semelhante ao grão de café moído.
Como resposta ao incomodo e irritação do conduto auditivo, o animal vai ter tendência a coçar a orelha e abanar a cabeça com frequência, sintoma comum nas otites. Os sintomas variam na gravidade. Alguns animais podem ter muito conteúdo no conduto auditivo e poucos sintomas, outros o inverso. No caso dos cães, é frequente terem muito prurido mesmo com pouca descarga auricular.
Sintomas de sarna otodectica
Normalmente as lesões são restritas ao canal auditivo externo dando origem a otite externa. No entanto, os ácaros poderão espalhar-se pelo corpo, principalmente no pescoço, garupa e cauda. A sarna octodéctica felina inicia-se nas áreas envolventes ao pavilhão auditivo, onde se encontra o ácaro. Poderão não originar doença ou originar uma dermatite pruritica, à semelhança de Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP), atopia, ou alergias alimentares.
Como se transmite a sarna octodectica?
Os ácaros são altamente contagiosos e principalmente prevalentes nos jovens. Não tem hospedeiro especifico, por isso todos os animais da casa devem ser considerados como infectados. A transmissão faz-se por contacto directo.
A sarna octodectica passa para o humano causando uma dermatite papular transiente. Ou seja, não tem grande significado clínico, é auto-limitante e passa quando deixar de haver contacto com o agente.
Diagnóstico da otite e sarna octodectica
A otite octodectica apresenta algumas características, como a secreção tipo grão de café, que levará à suspeita pelo médico veterinário. Recolhendo secreções, poderá ser feita a identificação do ácaro comprovando o diagnóstico.
A sarna octodectica deverá ser suspeita sempre que haja prurido em zonas envolventes ao pavilhão auricular. Neste casos deverão avaliar-se os canais auditivos, realizando-se otoscopia e microscopia da secreção para identificação do ácaro.
Tratamento da otite e sarna octodectica
O tratamento depende da severidade e dos sinais clínicos. No caso da otite, segue-se o plano de tratamento geral para a otite realizando-se limpeza do canal auditivo. Esta facilita a aplicação de tratamentos tópicos e dificulta a sobrevivência do agente. Aplica-se um tratamento tópico ou sistémico por 7 a 10 dias para eliminar o ácaro.
O tratamento deve aplicar-se a todo o corpo e a todos os animais da casa para evitar re-infestação. No tratamento da sarna octodectica ou de vários animais se encontrarem afectados poderão aplicar se fármacos sistémicos como a ivermectina ou selemectina.
Ola tenho um coelho e a orelha dele ta com cascao escuro vindo de dentro pra fora o que faço ?
Olá Luiz,
Pela sua descrição poderá tratar-se do parasita Psoroptes cuniculi que afecta o ouvido externo de coelhos. Esta parasita origina irritação e a produção de crostas castanhas, com comichão. O coelho poderá sofrer de outras lesões mais graves, incluindo lesões do ouvido interno, se não for tratado.
Não deverá remover as crostas sem anestesia porque é muito doloroso. Deverá recorrer ao seu médico veterinário que lhe irá recomendar um tratamento anti-parasitário, normalmente à base de ivermectina injectável a cada duas semanas ou selemectina tópica a cada semana.
Cumprimentos
Joana Prata
Tenho uma coelha há 3 anos as orelhas estão com a pelagem falhadas e dentro do condutorouditivo existe um cerrume com odor fétido e prurido sempre limpo mais o que fazer realmente ?
Olá Patricia,
É possível que a coelha esteja a sofrer com uma otite por Psoroptes cuniculi que produz cerume escuro. Tem que ser tratada por um médico veterinário com medicamentos desparasitantes, como a ivermectina. As melhoras.
Abraços,
Joana Prata
Boa tarde, então eu tenho 3 pug e apenas uma ficava cocando a orelha, comprei aquele kit Kit Auritec + Cipro-Otic e passei em uma, porem apos uns dias as outras 2 comecaram a se cocar tambem. posso continuar passando em todas por um periodo de 10 dias ne?
Olá Adriana,
O kit permite fazer a limpeza do ouvido, mas poderá não ser eficaz a eliminar certos agentes que causam otites como ácaros. Se o prurido se manter deverá tratar os 3 cachorros no médico veterinário para identificar a causa da otite.
Abraços,
Joana Prata
Olá boa noite um gato apareceu em casa e resolvemos adota-lo porém ele está com uma secreção no ouvido que eu acho que pode ser está sarna ou parasita gostaria de saber se tem um método de tratar em casa ou somente levando no veterinário poderá ser tratado! Obrigada e aguardo um retorno
Olá Rosângela,
A otite pode ter várias causas, sendo a mais provável a sarna otodectica ou a malassezia. Como os tratamentos são diferentes, recomendamos a consulta no seu médico veterinária.
Abraços,
Joana Prata
Bom dia, tenho uma gata com otite nos ouvidos, o Veterinário examinou e recomendou aplicar oridermyl uma vez por dia. O problem é que é uma gata um pouco traumatizada e está a ser impossível realizar o tratamento. Existe alguma pipeta contra ácaros no ouvido que possa aplicar e que ajude no tratamento? Obrigada
Olá Daniela,
Poderá conversar com o seu médico veterinário sobre a aplicação de um tratamento injetável à base de ivermectina.
Abraços,
Joana Prata
Boa noite.
Minha gatinha está sacudindo muito a cabeça e coçando as orelhas, a parte visível da orelha é limpinha, porém apenas após o uso do Otolin começou a soltar uns pontinhos marrons como pózinho de café. Com o uso desse remédio diminuiu a falta de ar dela, ruídos e a dor local também, mas já fazem 10 dias e não teve cura… só uma melhora razoável… o que pode ser? Sarna? Fungo? Ácaro? Bacteria não acredito que seja, pois já usou zitrex e amoxil e não resolveram…
Olá Clarissa,
Pelo que descreve, a gatinha parece estar a sofrer de uma otite, que poderá ser bacteriana, fungica ou parasitária. Não ficou claro se ela tem outros sintomas, como falta de ar e ruídos respiratório. De qualquer das formas, deverá consultar o seu médico veterinário o mais breve possível, até porque as otites são doenças bastante dolorosas. Não deverá fazer qualquer aplicação sem consulta veterinária pois arrisca-se a piorar a situação do animal ou até a causar uma intoxicação. As melhoras 🙂
Abraços,
Joana Prata