“Play more” é uma exposição de arte contemporânea para cães. Esta é uma obra imaginada e trazida à realidade pelo artista Dominic Wilcox. Esta exposição focada nos amigos de quatro patas pretende desafiar o conceito de que os cães não gostam de arte.
A mente do cão é diferente da mente humana, por isso a arte humana não tem efeito sobre eles. Esta exposição esta adaptadas aos sentidos e mente canina, permitindo cativar o seu interesse.
Os quadros apresentam cores no espectro visual do cão, principalmente em amarelos e azuis, e estão ao nível dos seus olhos. As pinturas representam cenas da vida quotidiana do cão. Por exemplo, existem árvores com a forma de pernas de galinha.
No centro existe uma taça de ração gigante preenchida com 1000 bolas castanhas que simulam a ração. Os cães podem entrar e brincar à vontade nesta peça chamada “Dinnertime dreams“.
Outra atracção é o simulador de janela do carro chamada “Cruising Canines”. Este consiste num carro de cartão com janelas onde os cães podem colocar a cabeça.
Uma ventoinha gigante fornece o vento que é tão apreciado pelos cães quando andam de carro. Para além do vento, a ventoinha liberta aromas agradáveis ao nariz canino (mas nem tanto ao do dono) como de carne e sapatos velhos.
Existe uma televisão que simula um disco a ser atirado para o cão apanhar.
Esta exposição focada nos cães permite estimula-los física e psicologicamente e tem como objectivo encorajar as pessoas a passarem mais tempo a brincar com os seus animais.
Os cães que participaram reagiram com entusiasmo. O sucesso da exposição deve-se à combinação de obras de design e arte com pesquisas aprofundadas sobre a mente canina.
Wilcox admite não excluir a hipótese de repetir a exposição e até fazer uma para gatos. As obras foram comissionadas pela More Than, uma companhia de seguros da Grã-Bretanha. A exposição ocorreu em Londres entre os dias 19 e 20 de Agosto.