Podemos ensinar um gato a sentar?

0
gato sentado

Como ensinar um gato a sentar? É possível?

Sim, é possível ensinar o gato a sentar, no entanto, é muito mais difícil fazê-lo do que com um cão. Não é porque o cão é mais inteligente que o gato, apenas existe menos predisposição do gato para aprender. Ensinar um gato é necessário muita paciência, dedicação, e uma grande necessidade de nós aprendermos a lidar tanto com a frustração do nosso animal bem como a nossa.

Como ensinar um gato para sentar?

  • Introduzir a hora para alimentar (rotina);
  • Saber qual o seu snack favorito;
  • Sentar ou ajoelhar em frente ao gato;
  • Optar por um local com poucos estímulos;
  • Dar a cheirar o snack e captar o interesse dele;
  • Deslocar a mão para cima da cabeça do gato;
  • Dizer “senta” e libertar o snack.
ensinar gato a sentar

Antes de começar a ensinar o gato a sentar deve introduzir a noção de rotina na hora em que o vai alimentar. Isto vai permitir que ele esteja mais predisposto a aprender e vai saber que irá haver mais interacção. Esta é a base em que assenta a aprendizagem do gato e assim ele sabe que algo de bom vai acontecer naquele momento.

Outro ponto importante antes de iniciar o treino do gato é procurar saber qual o seu snack favorito. Tal como o horário, se der ao gato o seu snack favorito ele irá estar mais predisposto para aprender.

Agora que o seu gato já ganhou esta rotina podemos dar início à aprendizagem do sentar.

Devemos estar sentados ou ajoelhados, de frente para o gato, pois é uma posição muito mais convidativa a ele vir ter connosco.

Optar por um local com poucos estímulos para que o gato não se distraia (sem outros animais, um local calmo, sem ruídos, etc)

Damos então o snack a cheirar e, assim que ele esticar o pescoço para cheirar o snack, deslocamos a mão para cima da cabeça, que vai induzir com que ele se sente. Assim que ele se sentar, dizemos “senta” e libertamos o snack.

Caso o seu gato não se sente, pode colocar a sua outra mão levemente nas costas para que ele perceba o que pretende, mas cuidado, pois alguns gatos não gostam e podem demonstrar isso. No caso de ele se sentir frustrado, tente noutro dia, não force o seu gato a fazer algo que ele não quer.

E é apenas isso que deve fazer para ensinar o gato a sentar. Lembre-se que, para o treinar é necessário muita paciência e dedicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui