Sarna notoédrica em gatos

A sarna notoédrica é a mais comum das apresentações de sarna em gatos. Apresenta-se como pele enrugada e crostas na área da cabeça e pescoço aliadas a um prurido intenso.

O tratamento da sarna notoédrica é simples e consiste em banhos ou injecções periódicas. É recomendado tratar todos os animais da casa uma vez que poderão ser portadores.

O que é a sarna notoédrica?

A sarna notoedrica em gatos é uma doença parasitária altamente contagiosa causada por Notoedres cati. É conhecida como a sarna dos gatos, uma vez que a sarna sarcóptica (provocada por Sarcoptes scabiei) é rara nesta espécie.

Transmissão da sarna notoédrica em gatos

O ácaro N. cati infecta principalmente gatos. Mas também poderá afectar raposas, cães e coelhos. Em gatos, afecta animais jovens e debilitados.

É altamente contagiosa por contacto directo e normalmente afecta ninhadas de animais ou animais da mesma casa. O ácaro também poderá sobreviver fora do hospedeiro alguns dias. Os animais infectados têm elevados números do ácaro na pele, sendo detectados por raspagem superficial.

Sintomas da sarna notoédrica em gatos

A sarna notoedrica felina inicia-se como dermatite pruriginosa com crostas na área da cabeça, podendo posteriormente estender-se ao resto do corpo.

As lesões características aparecem nas orelhas, espalhando-se rapidamente à cabeça e pescoço. Também poderão afectar as patas e períneo, provavelmente devido aos hábitos de limpeza dos gatos.

Os ácaros fêmeas enterram-se na camada córnea da pele entre os folículos do pelo, formando pápulas. A pele rapidamente se torna grossa e enrugada, formando-se mais tarde crostas amarelas-acinzentadas.

Aparece alopecia parcial nas zonas afectas e desenvolve-se prurido intenso. O animal coça-se e lesiona a pele, favorecendo o aparecimento de infecções bacterianas secundárias. Com a progressão da doença maior é a área corporal afectada.

Diagnóstico da sarna notoédrica em gatos

Se suspeita de sarna notoédrica felina deverá levar o seu gato ao médico veterinário. Normalmente o diagnóstico é clinico. As lesões e prurido intenso são altamente sugestivos.

A raspagem superficial da pele permite recolher amostras que podem conter ácaros. Identificação do N. cati ao microscópio permite confirmar o diagnóstico.

Tratamento de sana notoédrica em gatos

O tratamento pode fazer-se através de banhos de amitraz ou enxofre. Para se realizar o banho poderá ser necessário sedar o animal. Antes da aplicação do principio activo deverá ser cortado o pelo (quando necessário) e retiradas as crostas.

Para retirar as crostas aconselha-se a dar banho em água morna e sabão. Remover as crostas facilita a penetração e acção do princípio activo. O gato é de seguida mergulhado na solução de enxofre ou amitraz.

O tratamento deve ser repetido a cada semana por 6 a 8 semanas, no caso do enxofre, ou 2 a 3 semanas, no caso do amitraz. Todos os animais da casa devem ser tratados uma vez que podem ser portadores. Outra opção é o tratamento com uma injecção subcutânea de ivermectina.

Não deverá aplicar o tratamento sem consultar o seu veterinário. Existem vários medicamentos para sarna no mercado mas nem todos podem ser utilizados em gatos. Os gatos, devido ao seu metabolismo, são mais sensíveis que os cães e poderão não tolerar esses fármacos, podendo mesmo ser fatais.

Sarna notoedrica em humanos

Esta ácaro pode infectar humanos que entraram em contacto com animais portadores, causando lesões transientes. Formam-se eritemas e pápulas vermelhas semelhantes à picada de insectos. Afecta principalmente as mãos e pernas, causando prurido intenso.

Como o ciclo de vida do ácaro não pode ser completado no humano, a infestação é auto-limitante e cura-se espontaneamente. No entanto, o seu elevado prurido torna-a desconfortável. E se o contacto com animais infectados se mantiver, o humano pode ser re-infestado e manter os sintomas por períodos mais prolongados de tempo.

41 comentários em “Sarna notoédrica em gatos”

  1. WALCINEY GOMES

    BOA TARDE

    EM GATINHOS BEBES QUE FIZERAM JÁ UM MÊS COMEÇOU ESTA DOENÇA NA ORELHA, COMO DEVO PROSSEGUIER COM OS ANTIBIÓTICOS ?
    COMO DEVO ADMINISTRAR ?

    SOCORRO !!!!!!!!

    1. Joana Prata

      Olá Walciney,

      A sarna notoédrica é causada por um parasita, não por uma bacteria, por isso a administração de antibióticos não ajudará a curar. Em casos mais avançados, a agressão do parasita na pela pode permitir uma infecção bacteriana secundaria, sendo aí aplicado o antibiótico sob recomendação do médico veterinário.

      O tratamento deverá ser recomendado por um médico veterinário, para excluir outras doenças e aplicar um medicação apropriada. Os gatos são animais muito sensíveis aos fármacos, por isso as doses deverão ser seguidas dependendo da idade e condição do animal. Especialmente em gatos tão jovens, fazer um tratamento sem recomendação médica poderá por em risco a sobrevivência dos gatinhos.

      Dito isto, tal como apresentamos em cima, o tratamento passará por banhos para remover as crostas e banhos de amitraz ou enxofre que eliminam o parasita. Outra opção será a administração de ivermectina injectável. Recomendamos vivamente que consulte o seu médico veterinário.

      Cumprimentos,
      Joana Prata

  2. Melina Valença Maciel Paes Barreto

    Dra. apareceu um gato com esse tipo de sarna aqui em casa, morro de pena mas não posso ajudar muito, já tenho 5 gatos e uma delas esta prenhe e não tenho como assegurar a separação deles já que os meus saem quando querem. Queria ajudá-la mas não tenho condições de pagar veterinário. Esses banhos com enxofre somente surtem efeito de raspar as “crecas”?

    1. Joana Prata

      Olá Melina,

      Os banhos de sabão permitem a remoção das crostas o que facilita a penetração dos outros compostos e recuperação da pele. O banho de enxofre é tratamento, no entanto deverá ser sempre avaliado por um médico veterinário.

      Abraços,
      Joana Prata

  3. Josilene Núñez Silva

    Olá Dra.
    Minha gatinha está com sarna que tipo de sabonete ou shampoo tenho que dar banho, não tenho condições de levar ao um veterinário. Me ajuda por favor obrigada.

    Boa noite

    1. Joana Prata

      Olá Josilene,
      O tratamento é o descrito no nosso artigo: lavagem com sabão normal para remover as crostas e banhos de enxofre para eliminar a sarna (ou ivermectina injectável). Recomendamos sempre que o caso seja avaliado por um médico veterinário.
      Abraço,
      Joana Prata

  4. Meu gato esta com sarna Notoédrica, estou usando um sabonete MataCura ( para sarna e anti-pulgas), posso continuar fazendo isso ? .. Pois não tenho dinheiro para uma veterinário

    1. Joana Prata

      Olá Larissa,
      O benzoato de benzilo (composto no sabonete MataCura) tem como indicação a eliminação da sarna, incluindo a notoedrica. Poderá funcionar, mas a taxa de sucesso é reduzida. Aconselhamos a procurar ajuda de um médico veterinário antes de fazer tratamentos, até porque poderão acontecer infecções secundárias da pele ou tratar-se de outra doença.
      Abraços,
      Joana Prata

    1. Joana Prata

      Olá,
      A infestação é auto-limitante, ou seja, resolve-se sozinha. No entanto, recomendamos que visite o seu médico de familia até porque existem outras doenças com apresentação semelhante.

      Abraços,
      Joana Prata

  5. Estela Giacon

    Drª. bom dia.
    Estou com um felino há quase tres meses sendo tratado para sarna. Foram corticoides, antibioticos, ivermectina injetavel, banhos dentre outros. Ele n responde aos tratamentos.
    Fez ultrassom do abdomem e orgãos e hemograma completo. Achei a taxa de imunidade dele muito baixa, apenas 2000. Mas os vets disseram que esta bom. Estou dando a ele leucogen ha mais de 30 dias.
    Perdeu muito peso, esta com queda de pelos, com letargia, come bem, bebe agua normal. Urina e fezes ok.
    Não sei mais o que fazer com ele e nem para onde ir.
    Moramos em cidade de interior. Estou levando ele para ser tratado fora da cidade.
    Estou triste. Não queria perder meu gatinho. E como filho para mim.
    Tem alguma sugestão para me dar?
    Abraços.

    1. Joana Prata

      Olá Estela,

      O ideal será seguir e adequar o tratamento indicado pelo seu médico veterinário. Também poderá restringir o gato apenas ao interior para que não volte a contactar com os parasitas e ser re-infestado. Infelizmente os problemas de pele podem levar algum tempo a ser tratados. Mas não perca a esperança. As melhoras.

      Cumprimentos,
      Joana Prata

  6. José Benedito (Bené)

    Os veterinários tem conhecimento deste tipo de sarna em gatos a notoedrica pois percebi que duas veterinárias desconhecido o tema,uma foi conversado comigo e a outra recomendou,AZIUN,. PETSPORIN,E TETISARNOL e pelo quê eu li da sua matéria os remédios não vão valer de nada,o custo com o animal está ficando alto, não tenho esse recurso pra tanto,eu quero seguir uma orientação de um médico mas assim fica difícil demais.oque devo fazer gatos não são amigáveis pra banho

    1. Joana Prata

      Olá José,

      Acho que deveria fazer o tratamento recomendado pelo seu médico veterinário até ao fim. Existem patologia de pele semelhantes, que são distinguidas mais facilmente pelos médicos veterinários do que pelos donos. Em algumas sarnas, desparasitantes com o Titesarnol que refere são eficazes. Já o Aziu é para reduzir a comichão e o Petsporin é um antibiótico para combater a infeção bacteriana secundária à sarna.

      Abraços,
      Joana Prata

  7. José Benedito (Bené)

    A veterinária recomendou intravemicina compro modo manipulado pó 30 dias estou dando ela está correta,e banho com tiuram .o gato tá com notoedrica

  8. Meu gato esta com esta sarna, ( ja fazem 3 meses) estou dando banho nele 2 vezes por semana com sabonete Tiuran e passando Tiuran solução todo dia nas casquinhas pelo corpo! estou no caminho certo? Não quero dar medicação via oral pois ja tomou Cetoconazol 2% durante 40 dias e ele ficou muito mal! Esse tratamento para sarna leva 3 meses a 4 para cura total? Obrigada

    1. Joana Prata

      Olá Angela,
      Foi feito o diagnóstico pelo médico veterinário? O Cetaconazol é um fungicida utilizado para tratar micoses, que também são comuns em gatos. O Tiuram pode ser usado tanto para sarnas como para micoses. Por isso recomendo que seja feita um diagnóstico pelo médico veterinário para identificar se é uma sarna ou uma micose, para poder recomendar o tratamento adequado.
      Abraços,
      Joana Prata

  9. Daise Costa

    Olá, qual seria o sabão para dar banho com a agua morna para rerirar as casquinhas??
    Tenho um gatinho que passo oleo de milho dele e ficou ótimo. Porém tenho outra que está criando a casquinha, já que deu a opção do banho gostaria de testar e passar o óleo de milho. Pois ela ja fez o tratamento de 7 injeções sendo uma por dia que o vet passou, mas não deu jeito… queria testar esse mais natural que deu certo em um gatinho que tenho.
    Pode me indicar o sabão? Obrigada

    1. Joana Prata

      Olá Daise,
      Se tem mais do que um animal em casa, será necessário tratar todos para conseguir eliminar a sarna notoédrica pois podem ser portadores assintomáticos. Provavelmente foi essa a causa da falha do primeiro tratamento. Pode dar banho para remover as crostas com substâncias suaves. Em alguns tratamentos, os médicos veterinários podem recomendar substâncias mais fortes sob receita. Remover as crostas é feito para facilitar a penetração do tratamento. Também alertamos para o facto de ser difícil avaliar se o óleo de milho que está a passar realmente cura ou os animais continuam como portadores assintomáticos, pelo que deverá considerar acompanhamento médico.
      Abraços,
      Joana Prata

  10. Liberato dos Santos Pereira

    Olá bom dia, bom, tenho em minha casa filhotes de gato que nascem e logo algumas semanas ficam com uma espécie de sarna, pesquisando no Google encontrei uma foto parecida com o que tem em minha casa e o nome da sarne é notoédrica, e depois de pesquisar estou tendo mais cuidado na hora de cuidar desse gatinho, mas gostaria de saber se existe algum medicamento caseiro para esse tipo de sarna? Obrigada

    1. Joana Prata

      Olá Liberato,

      Não podemos recomendar o tratamento caseiro pois é necessário que um profissional faça o diagnóstico para confirmar a causa da sarna. Se faz a desparasitação externa poderá ver algumas melhorias.

      Abraços,
      Joana Prata

  11. IRACEMA DA COSTA

    Agradeço. Sou brasileira. Crio felinos e sou protetora de animais. Resgaramos ee um criadouro para reprodução uma siamesa. Ela trouxe a sarna para nossa casa. Hoje e alguns dos outros têm os sintomas. Nela, as feridas bem mais graves, pois a língua dos siameses é muito mais áspera. Sou médica mas de gente. Falarei com minha veterinária após amanhã, quando nos será Segunda. Muito grata pelas explanações. A Dra é didática e trata os gatos com amor, tal nós cá em minha Casa. O Santuário de Proteção ogo terá seu registro. Um lugar onde os aninais encontrem tratamento e refúgio das ruas, castração e adoção responsável. Agradecimentos do Brasil. Iracema R Da Costa e Silva, Airulófila de plantão

    1. Joana Prata

      Olá Iracema,

      Agradecemos a sua dedicação aos felinos. Também temos uma colónia de gatos a nosso cargo e sabemos as dificuldades que os tratadores passam. Infelizmente casos com sarna precisaram de tratar todos os animias, o que se torna complicado a larga escala. Desejamos o melhor para você e para a colónia 🙂

      Abraços,
      Joana Prata

  12. Ana Letícia

    Boa tarde Drª,

    Adotei um gatinho no fim do ano passado, ele tinha 40 dias, muito pequenininho e quase sem pelo no corpo. A moça que nos doou, informou que havia o levado ao veterinário, e o diagnóstico à princípio era uma micose, e era necessário apenas uma vitamina.
    Passaram-se 10 dias, e nada de melhora. Levei a um veterinário de nossa confiança, e ele diagnosticou sarna (ele ta igualzinho ao gatinho da 1ª foto). Passou Mectmax 3mg (1 comprimido por semana, por 5 semanas), e um spray para as feridas. Fizemos rigorosamente o tratamento e nada.
    Levei em outro veterinário, pois ele está com dificuldades até para andar, pois já chegou nas patinhas e isso o incomoda demais.
    O segundo veterinário fez o exame de raspagem, e de fato é sarna. Ele passou outro comprimido à base de Ivermectina, já faz mais de 60 dias que estou fazendo o tratamento, mas ele não responde, e a outra gatinha que tenho começou a apresentar também os sintomas no começo deste mês.
    Dei pra ela o medicamento, e ela está respondendo ao tratamento… as crostas estão sumindo, e está crescendo pelo onde caiu.
    Será que existe casos desta sarna ser crônica? As costas dele melhorou e o pelo cresceu (o veterinário estava dando 2 banhos por semana no pet), mas na carinha dele, não consigo passar nada, tenho medo de fazer mal para os olhos ou ele ingerir algum medicamento (até o bigode dele ta caindo!).
    Existe alguma restrição para o enxofre? Consigo comprar em qualquer farmácia? Em contato com os olhinhos dele, água em abundância resolve?

    Muito obrigada!

    1. Joana Prata

      Olá Ana,

      Não é recomendado o contacto do enxofre com olhos, nariz e boca. Pode é tentar fazer novamente ivermectina e também manter um tratamento preventivo de todos os gatos da casa que podem ser portadores da sarna sem se manifestarem. Até poderá discutir com o veterinário a combinação da ivermectiva com tratamentos tópicos, como banhos. Como o gatinho é muito jovem, deverá ter atenção à dieta. Não seria má ideia reforçar a dieta ou até escolher uma dieta que fortaleça a pele apresentado mais gorduras.

      Abraços,
      Joana Prata

  13. Raissa Lara

    Olá, adotei um gato de 1 mês e notei que esta com falhas no pelo nas duas patas dianteiras, perto da orelha direita e na ponta do rabo… Não apresenta vermelhidão ou feridas, mas Ele esta coçando com a boca e mantendo bastante… Pode ser sarna? Esse tipo ou outro?

    Obrigada

    1. Joana Prata

      Olá Raissa,
      A falta de pelo não é normal por isso recomendamos que o gatinho seja visto por um médico veterinário que possa fazer os exames necessários ao diagnóstico.
      Abraços,
      Joana Prata

  14. Shampoo de cetoconazol também serve para esse tipo de sarna?
    advocate gatos serve como prevenção para notoedrica?
    Gatos podem ter fungo e sarna ao mesmo tempo?
    E por último… q limpeza do ambiente deve ser feita como no caso de não ter como usar água quente?

    1. Joana C. Prata

      Olá Helena,
      O champô de cetoconazol apenas funciona em fungos e não terá efeito no parasita que é a sarna notédrica. É possível que ajude a desparasitação ajude à prevenção das sarnas, mas se já demonstrar sinais necessita de tratamento médico. É possível ter as duas patologias, mas é mais comum ter uma delas e uma infeção cutânea secundária causada por bactérias. Em principio, fazer o tratamento de todos os animais da casa é suficiente, mas poderá tentar aspirar ou até colocar um desparasitante no ambiente (cuidado que alguns poderão ser tóxicos para os gatos).
      Abraços,
      Joana Prata

  15. Claudete de Morais Amado

    Ola, tenho um persa de 2 meses diagnosticado com Lynxacarus radovskyi, poderia me dizer algo sobre esse acaro, pois ele é incomum em nossa região e a veterinária no momento só receitou frontline , mas percebi que o pelo esta caindo e esta se espalhando pelo corpinho dele. Vou voltar com ele no veterinário, mas gostaria de obter mais informações.

    1. Joana C. Prata

      Olá Claudete,
      Esse ácaro não é muito frequente. A maioria é sensível a desparasitantes externos, mas se necessário o seu médico veterinário poderá administrar um tratamento mais forte, como a ivermectina.
      Abraços,
      Joana Prata

    1. Joana C. Prata

      Olá Thiago,
      Deverá contactar clínicas veterinárias na sua região para obter essa informação.
      Abraços,
      Joana

  16. Dra, meus gatos se coçam muito, fizeram raspado de pele e um deles deu ácaro pela sarna sarcóptica. Estou usando advocat, com quantos dias vejo resultado? Ele tem uma crostas na pata.

    1. Joana C. Prata

      Olá Angelica,
      Poderá demorar alguns dias para que os ácaros sejam eliminados pelos produto.
      Abraços,
      Joana Prata

  17. Estou cuidando de um gatinho filhote que está com Notoedres sp, deu positivo no exame de raspagem, desde então cuido dele no meu quarto com porta fechada, e tenho uma cachorra, um dia esqueci a porta aberta e ela cheirou o gatinho e nisso eu ja tirei ela, esse contato ja pode ter passado sarna pra ela? eu sempre lavo a mao dps de encostar no gatinho, mas ai ele sobe em cima de mim, da minha roupa, a roupa também pode contaminar? to perdida nisso, essa coisa de espalhar o acaro

    1. Joana C. Prata

      Olá Isis,
      Em principio, um contacto rápido não transmitirá. No entanto, recomendamos boas medidas de higiene como lavar as mãos e trocar de roupa.
      Abraços,
      Joana Prata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.