9 Dicas de Como Treinar Cães

1. Torne o treino divertido

treino-divertido

As sessões de treino devem ser divertidas para ambos. É necessário que esteja concentrado e com vontade de estar com o seu cão. Caso contrario, ele vai notar e baixar o seu rendimento. Finalize o treino com um exercício que já é bem executado e que é divertido para o seu cão.

2.  Treine quando o seu cão tem fome

treinar-com-fome

Antes da refeição, a fome torna o cão mais alerta e melhora a resposta a recompensas alimentares. Os cães têm uma pequena capacidade de concentração. Tente treinar o cão por 15 minutos, duas vezes ao dia.

3. Treine em locais calmos

parque

Inicie o treino num local calmo da casa. O cão estará mais concentrado no treino e evoluirá mais rápido. Quando já obedecer aos comandos, treine num local exterior e tranquilo. Vá progredindo para zonas mais movimentadas. Variar as zonas de treino ajuda a manter o interesse do cão no treino.

4. Diga os comandos em voz clara

comandos-treino-cão

Os cães reagem melhor a ordens curtas e bruscas. Primeiro chame-o pelo nome para lhe atrair a atenção, e de seguida profira a ordem. O tom de voz também é importante. Fale com uma voz clara e alta. Repetir a ordem poderá confundir o cão, por isso evite-o.

5. Utilize a linguagem corporal

dogsitting

A linguagem corporal é facilmente interpretada pelos cães. Tome uma posição entusiasta e sorridente quando o seu cão fez algo bem, ou uma má cara quando lhe desobedecer voluntariamente.

6. Reforce as suas ordens

treino-cachorro

Mantenha-se sempre em posição de controlo. Isto é particularmente importante no exterior. O cão poderá ser um perigo para si ou para outros se lhe desobedecer. Enquanto não tiver um controlo total, mantenha o seu cão preso pela trela.

7. Exercite o seu cão

exercicio do cão

Todos os cães necessitam de exercício regular e tempo para brincar. O treino não é substituto destas actividades. Reserve algum do seu tempo para brincar com o seu cachorro. Ir buscar um brinquedo é um bom jogo para interagir com o dono e fazer algum exercício.

8. Saber dizer “não”

treino-cão-não

“Não” é uma das palavras mais importantes para o seu cão. Poderá impedir que faça algo perigoso e permite-lhe recuperar o controlo. O não deverá ser dito na altura certa. Deve dize-lo com um tom severo e atitude dominante.

9. Recompense o seu cão

guloseimas-cão

Sempre que o cão faz algo correcto deve fazer reforço positivo, fornecendo-lhe uma recompensa. Esta poderá ser sob a forma de brinquedos ou guloseimas. Assim o cão consegue associar o que faz a algo positivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *