Escolha de Cão: de raça ou rafeiro?

A decisão de adoptar ou comprar um animal é de elevada importância e deve ser tomada após uma grande reflexão sobre o estilo de vida que levamos e se este se adequa à introdução de um animal de companhia.

sad dog eyes

Eu quero adoptar/comprar um cão. Por qual devo optar, de raça ou rafeiro? Qual deles é o melhor?

Existem muitas boas razões para ter um animal de estimação mas contudo devemos de ter em atenção que esta é uma decisão para a vida. Um animal não é descartável, e o seu abandono não é solução!

Razões que deve ter em conta antes de comprar ou adoptar um animal de companhia:

  • Um animal é um “investimento”, ou seja, para além das despesas mensais de alimentação e higiene, também deve considerar as idas ao veterinário, vacinação, e o tratamento do animal em caso de doença. É essencial ter condições financeiras para o manter.
  • É necessário ter consciência de que os animais crescem, e que aquela bolinha de pelo pequenina começou a crescer e a ocupar mais espaço. Dependendo das características do animal também é necessário ter em atenção o espaço físico da habitação.
  • Tal como o nome indica, um animal de companhia é para isso mesmo, companhia, portanto se passa pouco tempo em casa ou não tem tempo para cuidar de todas as necessidades do seu animal talvez este não seja indicado para si.
  • Paciência e compreensão são chave para ter um animal de estimação. Todos os animais arranjam sarilhos e o seu não vai ser excepção, desde o par de sapatos roído, à perna da mesa, ou até ao xixi em cima do seu sofá temos de estar preparados para ter paciência, compreensão, ensinar e educar. No caso dos cães, vai ser necessária uma certa dose de paciência para o ensinar a ir à rua fazer as suas necessidades, andar à trela, etc. Faça chuva ou faça sol, um cão necessita sempre de exercício diário.
  • Nunca deve comprar ou adoptar um cão ou gato se gosta de ir de férias e não tem onde o deixar e se não pretende levá-lo consigo.
  • Nunca deve comprar ou adoptar um animal de companhia para oferecer sem ter a certeza que a pessoa que é o destinatário da surpresa realmente o quer
happy dog in a car

Agora que viu que tem espaço, tempo, condições financeiras, e realmente vontade de ter um animal só falta o passo mais fácil, encontrar a sua companhia ideal.

Antes de mais é importante salientar que não existe pior ou melhor. Todos os animais são óptimos companheiros e é importante perceber qual é o animal que se enquadra nas características que procura, seja ele com ou sem raça definida.

Cão de Raça

labrador

Normalmente ao comprar um animal de raça já conseguimos, à priori, adquirir bastante informação sobre o tamanho que o animal vai ter, o tipo de pelagem, o seu comportamento, as suas necessidades energéticas e de alimentação, etc.

No entanto, não significa que os animais de raça pura se comportem exactamente da mesma maneira, o animal vai desenvolvendo o seu próprio carácter e personalidade também devido ao ambiente em que cresce.

Além da sua aparência e comportamento, algumas doenças hereditárias são mais comuns em certas raças. Por isso, antes de comprar ou adoptar um animal de raça, é importante informar-se sobre todas as suas características e doenças para combater e prevenir o seu aparecimento e gravidade.

Rafeiro (Cão sem raça definida)

Nem toda a gente pode adquirir um animal de raça e outras há que preferem adoptar um animal rafeiro, vira-lata (atitude muito louvável, dada a quantidade de cães abandonados todos os anos e que também necessitam do nosso carinho e atenção).

Estes animais sem raça podem ser encontrados mais facilmente e têm um custo económico reduzido. São “exemplares únicos”, pelo que as suas características físicas e comportamentais são menos previsíveis.

Contudo, devido ao seu cruzamento de várias espécies, animais sem raça e os seus filhos, normalmente, têm uma genética de ferro, ou seja, alguns problemas genéticos não têm tanta incidência.

Contudo isto não quer dizer que eles sejam mais saudáveis do que os cães de raça, mas os animais que estiveram mais expostos à selecção natural (viver na rua) são geralmente mais resistentes.

Concluindo, escolher um animal é uma decisão que vai afectar a próxima década da sua vida. Antes de escolher o seu animal faça uma análise cuidada das suas possibilidades e das características que procura. Seja um animal de raça ou sem raça, este vai fazê-lo feliz e retribuir todo o carinho que lhe der.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *