Os Cães são animais fantásticos e têm inúmeras características que, tanto os novos donos como os mais veteranos, recorrem às mais diversas fontes de informação para se esclarecer. Pois bem, aqui ficam as 15 perguntas mais frequentes que os donos têm sobre os seus amigos de quatro patas:
1. Porque é que os cães comem erva?
A maioria dos veterinários concorda que a ingestão de erva por parte dos cães está relacionada com o alívio de sintomas gastrointestinais, parasitas ou até possivelmente infecções. Outra teoria será a de que os cães procuram micronutrientes que se encontram nas folhas de plantas. Talvez os cães comam erva simplesmente porque gostam. Atenção! 9 Plantas tóxicas para cães e gatos!
2. Os cães sonham?
Nós descobrimos que cães e pessoas partilham muitas características quando dormem. Para a maioria dos cães, os sonhos devem ocorrer cerca de 20 minutos após eles começarem a adormecer. Vai notar um respirar irregular seguido de pequenos espasmos musculares e movimento dos olhos por baixo das pálpebras. No entanto, a questão mais importante é, sobre o que é que os cães sonham?
O uivar pode ocorrer quando o cão está em stress em determinada situação, na qual eles não conseguem mudar, ou em resposta a barulhos persistentes tais como o barulho de sirenes ou alarmes. Talvez para alguns cães, o uivar possa ser uma diversão, como cantar no chuveiro. Os lobos usam o uivar como meio de alertar uma matilha inimiga que eles estão prontos para um confronto ou para ajudar um membro perdido da sua própria matilha. Os cães uivam quando os seus donos saem de casa numa tentativa de tentar que volte. Quando é para outros cães, isso pode significar “Sai daqui!” ou então “Eu estou aqui!”.
4. Porque é que os cães perseguem a sua cauda?
Os cães podem usar a perseguição da própria cauda quando estão aborrecidos e numa tentativa de brincar, contudo, esse tipo de comportamento não é normal caso se torne consistente e excessivo. Este tipo de comportamento anormal pode ser sinal de problemas de pele ou parasitas, mas também pode ocorrer numa tentativa de obter atenção ou pode até escalar para um comportamento compulsivo que interfere com as suas actividades normais.
5. Porque é que os cães têm bigodes?
Os bigodes funcionam como um órgão sensorial (tal como os nossos sentidos). O toque em objectos, as correntes de ar e as vibrações podem estimular os seus bigodes. Eles também podem ser usados como meio de comunicação visto que, quando estes estão estimulados, os seus bigodes movimentam-se para trás, no entanto se forem estiverem nervosos ou com medo os seus bigodes estarão apontados para a frente à potencial ameaça. Faça o que fizer, não apare ou corte os seus bigodes pois estes servem como uma fonte importante de informação para o seu animal.
6. Porque é que o nariz dos cães está sempre molhado?
O cão lambe o seu nariz para o humedecer, no entanto o nariz do cão também age como uma glândula de suor pelo que, quando o animal está a libertar algum calor, este pode ficar molhado, além de libertar descargas da cavidade nasal quando existem mudanças de temperatura ou alergias. A humidade associada ao nariz do animal aumenta a sua capacidade de cheirar. Cientistas acreditam que a fina camada de muco no nariz húmido do animal ajuda a capturar os cheiros que posteriormente são processados pelo sistema de olfacto especial do animal quando este lambe o seu nariz.
7. Como introduzir o cão a um novo membro da família (Bebés, gatos, etc)?
A regra de ouro para apresentar ao seu cão o novo membro da família é supervisão. Próximo passo, não tenha pressa. Mantenha ambos os elementos separados e deixe-o ouvir e cheirar o novo residente. Afaste-os ao menor sinal de ansiedade, medo ou agressividade. Se o novo membro da família for um bebé que se encontra no hospital, tente levar um cobertor com o cheiro da criança para o seu cão. Retire todos os brinquedos e comida no momento em que os apresentar. Quando ambos estiverem mais habituados, cuidadosamente deixe que haja contacto directo. Após um pequeno período de tempo, faça uma pausa e recomece passado 5-15 minutos. Seja qual for o tempo que conhece o animal e o quão meigo ele possa ser, nunca deixe que haja uma interacção sem a sua vigilância entre o cão e o seu bebé.
8. Como parar o seu cão de cavar?
Os cães cavam pois é uma actividade divertida ou por mera exploração. Este comportamento é normal, mas pode escalar se não for controlado. Não permita que o seu cão cave em zonas em que não está a ser vigiado, especialmente onde ele já tenha cavado antes, bloqueie áreas problemáticas, esteja no jardim para prevenir este comportamento e incentive o seu cão para outras brincadeiras. Pode ainda arranjar um local apropriado, com areia ou terra, para o seu cão cavar.
9. Consigo saber se o meu cão está doente apenas pelo nariz?
O mito de que pode saber se o seu cão está doente apenas pelo nariz é falso. De facto o cão mantém o seu nariz frio e húmido lambendo-o, no entanto, se o seu cão acabou de acordar, estiver deitado ao sol, etc, isto não se vai verificar. Os sinais que deve procurar para saber se o seu cão está de facto doente são a falta de apetite, o facto de ele não estar a beber água, obstipação, diarreias, se o animal aparenta estar a ter um comportamento fora do usual, etc.
10. Porque é que os cães enterram os ossos?
Os animais frequentemente criam locais onde escondem bens valiosos onde mais tarde podem aceder com facilidade, no caso da comida estes locais escuros e frios funcionam como um meio de preservar o alimento (ao estilo de um frigorifico). Mesmo que dê toda a comida que o seu cão possa querer, é difícil quebrar este instinto natural do animal.
11. Posso dar leite de vaca ao meu cão? E suplementos vitamínicos?
A resposta é não. O leite de vaca é rico em lactose, o que causa problemas de digestão aos cães pois estes são intolerantes. As rações de boa qualidade são equilibradas, ou seja, fornecem todos os nutrientes necessários, portanto não é necessário sobrecarregar o organismo do seu animal pois estes nutrientes em excesso também vão ter um efeito negativo no seu cão. Para mais informações sobre o que não deve dar ao seu cão veja 16 Alimentos Perigosos para o cão e gato.
12 . Posso dar chocolate ao meu cão?
Não, o chocolate, especialmente o negro, contem uma substancia chamada trebomina cuja toxicidade é alta para os cães. Se quiser mimar o seu cão, o melhor é dar-lhe biscoitos próprios para o efeito, assim ele irá manter-se saudável e adora-lo por isso. Para mais informações sobre o que não deve dar ao seu cão veja 16 Alimentos Perigosos para o cão e gato.
Os cães adoram morder, para eles é um exercício. Os cachorros usam-nos para aliviar as dores de crescimento dos dentes. Já em cães mais crescidos, estes objectos são atractivos devido à sua forma, que se encaixa na perfeição na boca do animal, possuem um cheiro atractivo para o animal, e é uma óptima maneira de chamar a atenção do seu dono ou apenas para passar o aborrecimento ou a ansiedade. Para um maior controlo deste tipo de comportamentos, o cão deve ser habituado desde pequeno a não morder sapatos e chinelos.
14. Porque é que o cão abana a sua cauda?
Sempre nos foi dito que o cão abana a sua cauda quando está contente, no entanto não é assim tão simples. Os cães abanam a sua cauda para transmitir emoções fortes, sejam estas boas ou más. Por isso, cães que estão a abanar a cauda podem não estar a ser amigáveis ou com vontade receber festas. Outros sinais que o cão pode estar a ter um comportamento menos amigável são os músculos tensos, pupilas dilatadas, orelhas apontadas para a frente ou para trás… estes são sinais de perigo e que deve recuar!
15. Porque é que os cães andam em círculos antes de deitar?
Muitas vezes os cães andam em círculos antes de se decidirem deitar. Este tipo de comportamento é derivado de um antigo instinto de sobrevivência que ainda hoje está presente. As camas para cães e as almofadas não estiveram sempre presentes, os cães selvagens tinham de fazer a sua própria cama calcando a erva alta para se sentirem confortáveis. Este ritual também pode ter servido como precaução contra outros animais como cobras ou insectos grandes, ou como marcação territorial para outros cães.
olá boa tarde, eu gostaria de saber se me poderia responder a uma curiosidade.
tenho uma cadelhinha de porte pequeno, sem raça defenida (fui busca-la a um canil) ,que quando saímos todos de casa e ela fica em casa sosinha, rouba-me sempre um chinelo.
sempre que chegamos a casa e vejo que me falta um chinelo ,lá vou eu encontrar o chinelo no ninho dela.
mas não o roi nem nada, fica com ele no ninho, e é sempre os meus chinelos, nem os do meu marido nem dos filhos ela rouba, é sempre os meus, porque será ?
Desde já muito obrigada
Rute Gonçalves
Olá Rute,
É um comportamento curioso. Poderá ser por o chinelo ter o seu cheiro e ser a pessoa da familia mais próxima dela. Se não roi, não é um problema grave 😉
Abraços,
Joana Prata
As almofadas do meu cão estão a sair, devo preocupar me??
Olá Gaby,
Não compreendemos bem o que se passa. O cachorro está com problemas nas almofadas plantares? Por vezes os cães ficam com ferídas ou com a pele seca nas almofadas plantares. Se a pergunta se refere a ferídas nas almofadas plantares recomendamos que consulte o seu médico veterinário para identificar a causa do problema 🙂
Abraços,
Joana Prata
Boa tarde,
Tenho uma cadela com cerca de 4 anos, não muito grande e que vivia no quintal desde sempre, agora mudei para um apartamento temporariamente e ela ficou na casa de um amigo com quintal, mas tenho muitas saudades dela e gostava de a levar para casa, até porque vou comprar uma casa mas nada me garante que consiga uma com espaço exterior, será possível ela aprender a viver e ficar bem numa casa sem quintal?
Obrigada
Olá Paula,
Poderá habituar-se a viver no interior, desde que dedique algum tempo diário a passear, brincar e exercitar (pelo menos 30 minutos a 1 hora por dia).
Abraços,
Joana Prata
Alguém que me ajude..as minhas filhas tem uma nova mana que é bouvier de pai…é Gold reteiver de mãe tem 5 meses…doce e amorosa..coloco -lhe trela para andar ela senta se…ainda não conseguimos que ela anda se nem 1’metro.
Olá Catarina,
Deverá colocar coleira (e até a trela) e deixar a cadela à solta dentro de casa no seu ambiente natural sem pressão para que se habitue.
Abraços,
Joana Prata
Boa tarde!
Poderia fazer uma pergunta?
Tenho um labrador com 3 anos, super meigo, bincalhão e mimado e amado por todos. Ele está sempre à espera de alguma coisa quando fazemos as nossas refeições. Mas ontem teve uma atitude tão estranha que ficamos muito perplexos. a uma dada altura da refeição foi de tal forma agressivo que nos ía morder, ficamos em pânica pois não estavamos à espera. Poderiam por favor, dizer-me algo sobre essa atitude?
Muito obrigada
Gorete
Olá Gorete,
É difícil identificar a causa desse comportamento. Poderá ter sido algo externo que o tenha deixado stressado, como é o caso da agressão redirecionada. Recomendamos que leia o nosso artigo sobre este tipo de comportamentos e a sua causa. Mas em principio, não será causa de preocupação.
Abraços,
Joana Prata
Ola,
Tenho um jack russel com 4 anos,e é realmente muito nervoso e ansioso,mas de um tempo para cá chora muito e quer estar sempre em cima de mim.dou lhe o maximo de atenção mas nunca chega,nem com o meu marido ou filho ele faz isso ,e para além disso está sempre a tentar agarrar o meu braço se que me faço entender.
Poderá precisar ou deve mesmo ser castrado para acalmar mais?
Obrigada.
Paula.
Olá Paula,
Castrar é uma boa opção. No entanto não é garantido que vá acalmar. Mais provavelmente necessita de treino básico de obediência para tornar o cão mais confiante e controlado.
Abraços,
Joana Prata
Boa tarde, o meu caozinho tem quase 2 meses e faz muitas necessidades ao dia, é normal por ele ser bebe?
Anda disperto, come bem e bebe muita água
Olá Daniel,
O aumento da frequência das defecação também pode ser considerada como diarreia. Tendo em conta a falta de outros sinais (como anorexia), pergunto-me se a desparasitação interna foi feita com a regularidade necessária para filhotes. Os parasitas intestinais poderão ser uma causa de diarreia e por isso é importante fazer as desparasitação regular. Caso se mantenha a diarreia ou apareça algum outro sinal, como falta de apetite, recomendamos que consulte o seu médico veterinário com urgência.
Abraços,
Joana Prata
Porque a minha cadela de vez em quando fica a ganir e a chorar em frente ao bebedouro. O bebedouro é sempre o mesmo. Depois vai se deitar frente ao bebedouro.
Obrigado
Olá Carla,
É um comportamento estranho que poderá não ter nenhum motivo específico, poderá estar a ser reforçado por recompensas que dê quando o animal faz este comportamento (dar atenção ou guloseimas) ou poderá ter uma razão médica. A razão médica para este tipo de comportamentos está especialmente relacionado com lesões dolorosas ao nível oral (úlceras, feridas, inflamação, dentes partidos). Desta forma, recomendo que observe com atenção o focinho e boca do seu cão procurando alguma alteração que pudesse causar dor ou impedir a ingestão de água. Se encontrar alguma alteração, deverá consultar o seu médico veterinário. Caso contrário, poderá ser apenas comportamental.
Abraços,
Joana Prata
Como posso calar o meu cão durante a noite??
Olá André,
Pode encontrar mais dicas no nosso artigo de como fazer com que o cão pare de ladrar. Desejamos muita sorte no treino.
Abraços,
Joana Prata