Como ensinar um cão a não morder?

0

Qual é o dono que nunca sofreu por o cachorro lhe morder as mãos ou os objectos da casa?  Certamente já sofreu com este comportamento, mas como ensinar um cão a não morder?

Há uma forma simples de resolver este problema de comportamento. Deverá iniciar este treino mal adopta o animal.

Para ensinar o cachorro a parar de morder deverá redireccionar a sua atenção para brinquedos de morder, estimular o seu relaxamento e castigá-lo interrompendo a brincadeira.

Pode se questionar: 

Porque mordem os cachorros?

O mordiscar é um comportamento natural dos cães. Ocorre durante a brincadeira ou para explorar o ambiente. Também pode aparecer durante a erupção dos dentes de adulto, aos 4 meses de idade.

Aqui está o problema: 

O cão retirado muito cedo da ninhada poderá não ter aprendido estas regras. Ou os donos esqueceram-se de ensinar o seu cachorro a não morder.

O cachorro durante a brincadeira vai ficando mais excitando levando-os a morder com força. Na ninhada, quando o cachorro morde com força é repreendido com uma mordida de volta ou interrupção da brincadeira. Lentamente o cachorro aprende que não pode morder com força.

Qual é a solução?

Quando o cachorro entra numa nova família deve ser relembrado a moderar a intensidade da mordedura e treinado a interrompê-la a pedido. Sem este treino nunca o aprenderão, mesmo na vida adulta. O treino consiste em redireccionar a atenção ou utilizar um castigo.

cao-sapato

Então como ensinar um cão a não morder?

  • Redireccione a sua atenção para brinquedos:
    Se o cachorro morder deve redireccioná-lo para um brinquedo interactivo ou de roer seleccionado previamente. O cachorro começa a associar o brinquedo como alvo do morder, e não as mãos ou roupas do dono.
  • Castigue o cão interrompendo a brincadeira:
    Quando o cão morder com força, deve reagir rapidamente com “Au, isso dói!” e imediatamente pare de brincar, afastando-se. A interrupção é o próprio castigo visto que os cães adoram brincar. Volte a brincar só quando o cachorro estiver calmo.
  • Utilize comandos para relaxar o cão:
    Treine o comando “Calma” ou comandos alternativos como “Senta” ou “Deita”. Pode utilizar estes comandos para acalmar o cão durante a brincadeira. Assim permite que o cão relaxe e evita que o cão fique progressivamente mais excitado. Não os utilize como resposta a comportamentos negativos pois poderão começar a ser associados a este.

Qual é a conclusão?

Como qualquer treino, ensinar o cão a não morder exige muita paciência por parte do dono e da família. É necessário que sejam tomadas acções desde o primeiro dia que o cachorro chega a casa. Ensinar o cão a não morder consistem em três pontos: redirecção, castigo e relaxamento.

O seu cão sofre deste problema? Esta técnica funcionou com o seu cachorro? Conte-nos nos comentários.

 

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui