15 dicas de como ensinar cachorro a fazer necessidades no local certo

40
innocent puppy eyes

Qual é o dono que não chegou a casa e se deparou com a desagradável visão das necessidades do cachorro no local errado?

Então como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no local certo?

O treino consiste no condicionamento lento do animal.

puppy eyes dog

 

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no local certo?

O treino do local onde fazer a urina e as fezes é essencial para uma convivência pacifica entre a família o animal.

Deverá iniciar este treino mal o animal chegue a casa, principalmente se ainda for cachorro. Cachorros jovens aprendem com maior facilidade e consistência.

É importante ter em conta que qualquer treino demora o seu tempo. Não espere resultados imediatos.

Cachorros bebé só conseguem controlar completamente as suas necessidades aos 5 meses, por isso podem acontecer acidentes. Tem que ter paciência com o cachorro pois os acidentes não são culpa sua.

Os cães e cachorros não treinados irão fazer quando sentirem necessidade e num local que tenham acesso imediato, tal como fazem na natureza. Apenas com o treino recorrente é que os cães conseguem a aprender quando e onde fazer as suas necessidades.

Quando escolher o local para o cachorro fazer as necessidades mantenha-o. Mudanças no treino podem confundir o cachorro e regredir, voltando a fazer as necessidades fora do local indicado.

Por muito chato que seja chegar a uma casa suja com xixi e cócó de cão, não pode perder a paciência com o seu cão. O treino das necessidades é uma aprendizagem que leva tempo e até estar interiorizada o cão seguirá os seus instintos naturais.

Os cães aprendem por associação. Assim, quando o cão fizer as necessidades no local certo deverá recompensá-lo com elogios, carícias e guloseimas. Castigos não funcionam. O método antigo de esfregar o focinho do cão nas fezes e urina não ajudam ao treino, porque o cão não consegue associar o castigo a fazer as necessidades no local errado. Este método apenas leva o cachorro a ter medo do seu dono.

Tente levar o cão a fazer as suas necessidades sempre à mesma hora, seguindo uma rotina. Assim, o cão saberá que aquele momento é para fazer as necessidades. Após as refeições é uma boa hora para levar o cão a fazer as necessidades, pois a evacuação é estimulada pela digestão.

Também poderá associar uma frase para estimular o cachorro a fazer, como “faz xixi”. Deverá tentar dizer esta frase no momento certo em que o animal faz a necessidade e até ao reforço positivo, para que associe á ação.

 

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no jornal?

Pode-se treinar o cachorro a fazer as necessidades sobre papel de jornal, fralda ou areia. Também existem tapetes para os cachorros fazerem necessidades.

Inicialmente é mais fácil começar com uma área grande e ir diminuindo quando ele já tiver percebido a ideia. Por exemplo, poderá cobrir com jornais todo o chão da divisão em que mantém o cachorro e progressivamente ir reduzindo o número de jornais.

Tal como já referimos, deve recompensar o cachorro quando faz no local certo. Assim, se o vir a fazer no jornal deve elogiá-lo e dar-lhe mimos.

Se vir o cachorro a cheirar o chão, é possível que queira fazer as necessidades. Tente levá-lo de imediato ao local destinado.

Se o cachorro começar a fazer as necessidades pode tentar impedi-lo, distraindo-o dizendo algo, e levando-o ao local indicado. Se ocorrerem acidentes, não deve castigar o cachorro.

Este processo é especialmente útil quando o cachorro não tem acesso ao exterior. Cachorros não vacinados devem ser mantidos em locais sem contato com outros cães adultos por vacinar, por isso são mantidos em casa necessitando-se do método do jornal. A partir deste ponto pode treinar o cachorro a fazer no exterior, mas pode confundi-lo.

Como ensinar cachorro a fazer necessidades na rua?

Para treinar o cão a fazer as necessidades na rua pode utilizar o método da jaula.

O método da jaula consiste em manter o cachorro numa jaula. Como os cães não querem fazer as necessidades no local onde dormem, vai estar ansioso para sair.

Por isso deve-se criar uma rotina de a cada 2 horas levar o cachorro à rua. Antes de regressar à jaula deve sempre poder brincar um pouco.

Quando chegar à fase adulta poderá reduzir as saídas a duas por dia.

Se o seu cachorro está habituado ao jornal ou tapete, pode estranhar fazer as necessidades na rua. Neste caso, colocar um jornal ou tapete no chão da rua pode ajudá-lo a fazer a associação. Em casos mais difíceis, um jornal ou tapete sujo podem ajudar por terem o cheiro do cão. A mudança de hábitos do jornal ou tapete para a rua pode ser um pouco difícil para o cão compreender e por isso necessita de muita paciência.

Como continuar a ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

O ideal é antecipar a necessidade do seu cachorro. Após a refeição ou quando o vir a farejar o chão em círculos deverá leva-lo ao local onde quer que ele faça as necessidades.

Com o tempo, os seus odores ficam impregnados no local estimulando-o. Se fizer no local certo deve recompensá-lo com carícias ou até guloseimas.

Matenha sempre a mesma rotina para que o cachorro saiba com o que contar.

O que fazer quando  o cachorro faz as necessidades no local errado?

Tente ser compreensivo se acontecerem acidentes. Se apanhar o cachorro no momento poderá dissuadi-lo dizendo “Não” e tentando que pare para continuar no local correcto.

Não deverá bater-lhe pois levará a que conclua de fazer as necessidades por medo.

Esfregar o focinho nas fezes ou urina não funciona e é desumano. Se não for reprimido quando apanhado em flagrante, o cachorro não associa a essa acção. Apenas vai ficar com medo do dono.

O ideal é recompensá-lo e não assustá-lo.

Por outro lado, os cães podem urinar como marcação de território ou por excitação.

Quando há um acontecimento emotivo, cães jovens poderão perder urina. Um exemplo é o regresso do dono a casa ao fim do dia.

 

15 dicas de como ensinar cachorro a fazer necessidades no local certo

  1. Se utilizar o método do jornal, coloque-o afastado da área de alimentação e do ninho.

  2. Leve o cachorro à rua ou ao jornal após a refeição. A ingestão estimula os movimentos gastrointestinais e evacuação.

  3. Como regra, deve levar o cachorro a fazer necessidades pela manhã, após refeições, após uma sesta, após a brincadeira e antes de dormir.

  4. Mantenha-se em silêncio e calmo durante o treino. Falar com o cachorro e ficar impaciente é uma distracção para o cão.

  5. Defina uma rotina. Durante o treino leve o cachorro à rua no mesmo local à mesma hora. Isto permite o cachorro ganhar o habito.

  6. Reforce o comportamento desejado com festas e guloseimas.

  7. Não castigue o cachorro se fizer as necessidades no local errado. Tal como as crianças, os cachorros têm que aprender a controlar os esfíncters e acidentes acontecem.
  8. Seja consistente. Quando definir um local para o cachorro fazer xixi e cocó mantenha-o. Mudanças podem confundir o cachorro e complicar o treino.
  9. Dê pelo menos 15 minutos ao cachorro para se aliviar em cada sessão de treino. O cachorro poderá beneficiar de períodos maiores.

  10. Se o cachorro começar a cheirar o chão, andar em círculos, a gemer ou agachar-se, leve-o ao local destinado.

  11. Mantenha o cachorro em constante supervisão. Utilize trelas e barreiras em casa para o manter sob vista. Se não for possível pode utilizar uma jaula para cães.

  12. Se o cão fizer necessidades no local errado limpe de imediato e utilize um detergente enzimático para destruir os odores.

  13. Escolha uma palavra para o comando de fazer as necessidades como “Faz as necessidades” ou “Faz xixi / cocó”. Isto ajuda o cão a associar a actividade ao fim.
  14. Pode-se treinar o cachorro a pedir para ir lá fora. Alguns donos utilizam um sino junto à porta. Inicialmente o dono toca o sino e diz o comando que definiu antes de sair de casa. Rapidamente o cachorro aprende, o que facilita o treino.
  15. Seja paciente. O treino pode demorar entre 4 a 8 meses.

Veja também:

40 COMENTÁRIOS

  1. Ola. Tenho um cão raçado de pastor alemao com cerca de 5 meses , está comigo ha 20 dias. Moro numa casa com quintal e ele esta solto. Queria ensina lo a fazer as necessidades so num local e nao como ele faz no patio todo. Como posso fazer? Obrigada

    • Olá Ana,
      No seu caso talvez fosse aconselhável utilizar a técnica da jaula que descrevemos neste artigo. Poderá vedar uma pequena área do pátio, onde colocará a água e comida do cachorro. Como não gostam de fazer as necessidades onde dormem ou comem, quando o soltar leve-o ao local onde quer que ele faça e espere. Repita esta rotina de 1 em 1 hora, ou de 2 em 2, até o cachorro se habituar. Depois de estar bem treinado já poderá tê-lo solto.
      Abraços,
      Joana Prata

  2. Bom dia, gostaria da sua opinião.
    Tenho uma Spitz alemã que vai fazer 5 meses para a semana, e ela é raro fazer as necessidades na varanda, faz constantemente em casa,e quando a levo a rua ela não me faz nada.

    O que fazer para ensina-lá a fazer na varanda e na rua?

    • Olá Nádia,

      Deverá utilizar as dicas que apresentamos no artigo acima para treinar a sua Spitz. Passos simples são aumentar a frequência dos passeios à rua, dar guloseimas e elogios sempre que faz no local certo ou colocá-la numa jaula para que fique com vontade para fazer nos passeios.

      Abraços,
      Joana Prata

  3. Tenho um cachorrinho de 4 meses arraçado,. Em casa faz as necessidades no mesmo sitio. Vivo num T1.,vou à rua com ele, mas não faz nada, chega a casa faz logo. Ando bastante tempo na rua. Como ainda é bom tempo, queria hbitua-lo a começar a fazer na rua. Agradecia dicas. Obrigada

    • Olá Elisete,

      Aconselhamos a que siga as dicas que apresentamos no nosso artigo. Por exemplo, poderá colocar o cachorro numa jaula própria e passeá-lo a cada hora para que faça no exterior.

      Abraços,
      Joana Prata

  4. Olá boa tarde tenho uma cadelinha de raça pequena com 9 meses! Não consigo que ela faça as necessidades só na rua! Vai a rua três vezes e come com horário! Como posso fazer? Ainda por cima faz xixis sempre em lugares impróprios! Como em cima de camas, sofás pela casa toda!

    • Olá Ana,

      Sugerimos que siga as recomendações do nosso artigo. Um bom passo seria aumentar a frequência dos passeios para que a cadelinha tenha oportunidade de fazer na rua.

      Abraços,
      Joana Prata

    • Olá Sara,

      Será positivo começar o treino do cachorro o quanto antes. No entanto, devido à sua idade ocorrerão “acidentes” em casa uma vez que (tal como as crianças) o cachorro ainda não controla completamente os esfíncteres.

      Abraços,
      Joana Prata

  5. Olá boa noite, gostaria de saber o que posso fazer, tenho uma cadela de raça piquenes com quase 2 aninhos, até agr tinha um pátio onde fazia as necessidades, irá deixar de ter, como posso fazer para ela fazer só na rua ??

    • Olá Anastasiia,

      Aconselhamos que comece a treinar a cadela a fazer na rua seguindo as nossas dicas. Poderá ser mais difícil, uma vez que estava habituada a fazer no pátio. A mudança de rotina também poderá ajudar a cadela a adaptar-se a esta nova realidade, pelo que deverá iniciar o treino o quanto antes.

      Abraços,
      Joana Prata

  6. boa noite estava a fazer tudo errado tenho um cachorro e tambem nao faz na rua so em casa e estava a ralhar lhe ao fazer lhe cheirar onde tinha feito e de seguida levava o para o resguardo e dizia lhe é aqui e fazia o permanecer ali mas sem resultado agora percebo que anda assustado vou tentar pelo vosso conselho e tem 3 meses e ja teve outra dona com outros horarios e outras regras deve estar confuso

    • Olá Fatima,

      Ralhar depois da asneira estar feita não tem efeito no cão, pois não há associação. O melhor será mesmo fazer um condicionamento positivo (sem ralhar) e utilizar as nossas dicas para o treinar. Se é um cão que esteve com outra familia ainda mais paciência necessita. Boa sorte!

      Abraços,
      Joana Prata

    • Olá Manuela,

      Tem que seguir as dicas do nosso artigo e ter muuuuita paciência 🙂

      Abraços,
      Joana Prata

  7. Boa tarde,

    Há cerca de um mês e meio adotei um cachorrinho Yorshire, agora com 3 meses. Antes de o ir buscar, li atentamente as vossas dicas de como ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo e tento aplicá-las. Confesso que não estou a ter grandes resultados, e sei que deverei estar a fazer algo errado, pelo que começo a desesperar.
    Começo por descrever o ambiente onde ele fica durante o dia: na cozinha. A casa é grande e espaçosa, assim como a cozinha. Depois de muito pensar achei, e continuo a achar, que foi a melhor solução. Comecei por deixar 3 ou quatros resguardos estendidos para ele fazer as necessidades, e no principio parecia estar a resultar, sendo que fazia mais vezes xixi no resguardo do que que o cocó, mas sempre o recompensei quando fazia no sitio certo. A ideia era ir reduzindo o número de resguardos, mas entretanto o canito descobriu como destruir o resguardo e foi aí que o plano se desfez. Entretanto comprei uma plataforma de treino com uma grelha em que o resguardo fica preso por baixo da grelha (para ele não destruir o resguardo). Devo dizer que a partir deste ponto tudo parece andar para trás, e agora tenho de lavar a cozinha duas vezes quando chego a casa (a primeira com água e um pouco de lixívia e a segunda só com água).
    Não tenho como estar com ele o dia todo, saio de casa muito cedo e deixo-o na cozinha, o meu pai sai depois de mim mas mantém-no na cozinha. É também o meu pai quem chega mais cedo a casa, e nessa altura abre-lhe a porta da cozinha e ele pode andar entre este espaço e a sala de estar. Resumindo, só quando estamos em casa é que ele também pode andar pela casa, e nesta altura é que começa também a esperar que estejamos de costas para fazer xixi onde não deve. Ou seja, sinto que houve um retrocesso e sinto que estou a falhar, o que me deixa muito frustrada. Por favor, o que posso fazer?

    • Olá Rosa,

      Acho que não está a regredir. Conseguiu ensinar o cachorro a fazer no resguardo. Mas quando passou para a grelha ele não compreendeu que aquele é o novo local de fazer as necessidades. Se conseguir, volte a utilizar os resguardos e tente que não os roa (dando brinquedos). Talvez sejam necessários mais passos intermédios entre o resguardo e a grelha, como colocar o reguardo sobre a grelha para ele ir associando lentamente. Nos primeiros resguardos que coloca dentro da grelha, talvez seja vantajoso que estejam usados para terem o cheiro. Vai ser um processo semelhante ao que utilizou para treinar a fazer nos resguardos, portanto é preciso muita paciência 🙂

      Abraços,
      Joana Prata

  8. Olá! Tenho um york de 9 meses macho! Sempre fez tudo no tapetinho! Agora começou a fazer em vários locais inapropriados como tapetes e cama! Mas ele já estava ensinado, só fazia no lugar certo! Nunca tinha me incomodado com isso! Porque será q está fazendo isso agora? O que posso fazer pra resolver?

  9. Bom dia,
    Eu tenho uma cadela labrador de três meses e está comigo á dois dias e é um terror(morde móveis, tapetes, faz as necessidades dentro de casa), eu tenho a deixado na cozinha e ela estabeleceu o sítio para fazer necessidades no meio da cozinha!!! Eu tenho um quintal enorme e já a pus lá fora para ela fazer lá as necessidades mas ela não as faz e assim que a trago para dentro ela faz as suas necessidades no centro da cozinha…não sei o que fazer para solucionar …. poderá ajudar me? estou desesperada ,quero educa la enquanto ela é pequena , assim será melhor para nós e para ela…
    Obrigada!

    • Olá Eda,

      Aconselhamos a seguir as estratégias que falamos no nosso artigo. É preciso também ter paciência, pois tal como nós os animais pequenos têm que aprender a controlar os esfíncteres.

      Abraços,
      Joana Prata

  10. Bom dia! Obrigada pelas dicas, gostaria de saber se sua técnica é para cachorros de todas as idades, pois no meu caso acabei de me separar e essa tarefa de levar a rua era dele, ele levava pela manha antes do trabaho e ao chegar. Os dois sao Pitbill eu nao dou conta na rua, uma tem 6 anos ela nao fa de jeito nenum em casa, mas o de um ano de dois meses é melhor ele jafaz quando nao o levamos, será que consigo?

    • Olá Luiza,

      Porque não os treina a fazer em casa num resguardo? A alternativa é levar individualmente à rua o que poderá ser difícil.

      Cumprimentos,
      Joana Prata

  11. Olá, boa tarde Joana
    Vou adotar uma cachorrinha , e nunca tendo tido cães (tenho 3 gatas) . gostaria de ajuda para saber como melhor a condicionar a fazer as necessidades num espaço., ou seja, nos estamos ausentes de casa desde as 9h/17h , como tal , pensei até ela se habituar mantê-la numa marquise com um bom espaço esse tempo para ela não sujar a casa toda e poder criar habito de fazer por onde lhe apeteça… refere no artigo fechar numa jaula , mas como é para passar o dia todo sozinha , com certeza essa não será a melhor solução,,, o ideal será por explo colocar um tapete onde ela possa sempre fazer as necessidades enquanto não aprende a ir à rua fazer e a controlar??
    Muito obrigada

    • Olá Cristina,

      No seu caso será mais fácil ensinar a fazer num tapete ou resguardo uma vez que são muitas horas sozinha. A jaula só é recomendada para donos que possam passear o cão com frequência (1 em 1 ou 2 em 2 horas) até porque não faz sentido doutra forma ter o cão sempre preso.

      Cumprimentos,
      Joana Prata

  12. Olá, boa tarde Joana,

    Primeiro quero lhe desejar as melhores felicidades pelas dicas que indica aqui no blog e agradecer lhe por poder ajudar às outras pessoas neste sentido.
    Quero dizer lhe que tenho uma pinscher de 1 ano e 8 meses, ela só me faz as necessidades em tapetes, em todos os tapetes de casa, aquele que apanha ela o faz. Porque ensinei lhe a fazer no resguardo e os deixava na casa de banho, mas apanhou a mania de ver os tapetes molhados da mesma e começou a fazer sempre neles. até cheguei a deixar sempre o habitual dela lá para ser sempre o seu WC para as suas necessidades. Mas como se acostumou a fazer em tapetes, apanha os quartos abertos e faz só nos tapetes, e óbvio quem tem uma mãe que gosta de deixar tudo arrumado não gosta de os ver assim. Acha que deva voltar a usar os resguardos? e se ela volta a ir para os tapetes dos quartos/sala etc etc? Fico um pouco confuso neste aspecto. Mas de certo vou adoptar agora um macho pinscher bebe, então como vou lhe ensinar a ele acha que ela possa ir também ao mesmo? Fico assim a pensar, e como falas e muito bem nestes pontos que parecem cópia daquilo que faço não sei se ela possa a ir voltar aos resguardos no mesmo sítio que é na casa de banho. Até inclusive, passa a noite toda a dormir comigo na cama, e depois mesmo que veja um resguardo não volta a ir lá, faz é no tapete.
    Achas que consegues me ajudar? Gostaria imenso

    Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,

    Hélder Amaral

    • Olá Helder,

      Obrigada pela palavras, fico muito contente por poder ajudar. O problema parece ser a cadelinha associar os resguardas e os tapetes para fazer as necessidades. Talvez consiga solucionar o problema treinando-a novamente a fazer no resguardo. Nesse período também poderá retirar os tapetes da casa para evitar que ela fique confusa.

      Abraços,
      Joana Prata

  13. Olá Joana,

    Ando desesperada teno um Yorkshire a 3 anos, levo a rua duas vezes ao dia, mas mesmo assim continua a fazer xixi no chão.

    Logo d manhão quando acordo já tenho xixi no espaço onde dorme, quando chego do serviço idem, se lhe deixar andar pela casa é capaz de ir fzer xixi na ponta das cortinas, nos tapetes, a volta das sanitas. já não sei o que fazer gostaria de poder contar com a sua ajuda.

    Obrigada

    • Olá Otília,

      Deverá aumentar as vezes que sai com o cão à rua, pelo menos até se habituar. Em alternativa poderá treinar a fazer em casa numa fralda ou tapete.

      Abraços,
      Joana Prata

  14. Olá , boa tarde 🙂
    gostaria de pedir opinião e ajuda em dois sentidos :
    A minha cadela que está com 4 meses , habituou-se facilmente ao tapete (resguardo) em casa e faz sempre as necessidades no local, agora , começámos a ir à rua , mas .. não faz nada .. assim que chega a casa vai imediatamente fazer no sitio dela . mesmo de manha nao faz nada , ela dorme a noite dentro da jaula e assim que a retiramos vai à rua.. mas pode andar lá meia hora que nao faz e mal chega a casa … pumba no tapete dela :-(… dicas??
    outra questão se puder ajudar , como ela ainda está em aprendizagem , e eu também tenho 3 gatas, não a deixo a solta pela casa , fica numa varanda com bastante espaço… mas .. mesmo com imensos brinquedos ,,, ela a primeira coisa que faz é destruir o resguardo .. depois ataca a cama e passa o tempo a ladrar 🙁 o que posso fazer para que ela se sinta tranquila naquele espaço e não passe o dia a chorar/ladrar?? tenho receio de haver algum dia um vizinho a reclamar e como estou em casa alugada , não queria arranjar chatisses com vizinhos. Muito Obrigada

    • Olá Cristina,

      Quanto à primeira questão, poderá levar o tapete para o jardim inicialmente para ela fazer a associação. Ao ter o tapete e o cheiro dela, estímula-a a fazer.

      A destruição pdoerá dever-se à ansiedade de separação na ausência do dono. Quanto ao ladrar, recomendo também a leitura no nosso artigo como treinar os cães a ladrar menos. Esperemos que tudo corra bem.

      Abraços,
      Joana Prata

  15. Boa noite!
    Tenho uma lavradora de 6 meses e já há alguns meses que está connosco e como durante a manhã não está ninguém em casa ela fica presa num cabo de aço com cerca de 10 metros para ela andar de um lado para o outro em frente da casa e depois quando chegamos soltamos-a. Porém quando está presa num cadeado pesqueno ela não faz o coco mas quando está no cabo de aço ela faz e bastante… eu já ando a cerca de um mês a treiná-la a fazer logo de manhã e à tarde quando chegamos a casa (mas só corre bem se ela estiver com o cadeado sem poder passear até ao portão)
    Mas estou na fase que quero deixá-la no cabo de aço para também proteger a entrada da casa mas ela faz as necessidades ali à frente da porta…já não sei o que fazer para a ensinar a fazer apenas quando a solto

    • Olá Rute,

      Talvez a cadelinha ainda não se sinta muito confortável com a trela durante o passeio. Como agora se habituou a fazer nesse local quando está presa pelo cabo, tende a continuar. Pode também tentar mover as fezes para outro sítio mais conveniente, para deixar o cheiro dela e estímular a fazer nesse local. Depois é tudo uma questão de muuuita paciencia 😉

      Abraços,
      Joana Prata

  16. Olá tenho um yorkshire com 7 meses , adotei o a 1 mês, ele faz xixi e coco em qualquer lado , como posso fazer para ele fazer só no sítio ond eu quero

    • Olá Rita,
      Sugerimos a seguir as dicas neste nosso artigo e ter muuuuita paciencia durante o treino 🙂
      Abraços,
      Joana Prata

  17. Boa noite. Li e reli varias dicas e n sei mais o q fazer. Minha cachorrinha completou 1 aninho. E já na primeira semana n fazia xixi ou coco dentro de casa. As vx ocorriam uns deslizes. Moro em casa, c enorme quintal. Então na primeira semana, coloquei jornal num cantinho do terraço, e sempre q percebia e volta e meia a levava. Mas nada, ela fazia a festa no jornal, ok , mudei o local. Coloquei dentro de casa no local arejada prendi o jornal com fitas adesivas. Sai por meia hr na expectativa , chegando havia jornal rasgado por todo lado. Ok. Tentei determinar um cantinho c tapetinho, n funcionou. Jardim, n funcionou. Qdo n tinha jeito ela fazia num cantinho di terrasse. Sendo q por ser de madeira e tenho criança , então logo em seguida retina e lavava c vinagre. Creio q isso foi inibindo. Entao, notei q ela fazia qdo passeava. Beleza, comecei a passear 3 vx ao dia. E assim foi. Mesmo assim eu deixava o tapetinho no cantinho do terraço. Então ela se acostumou a só fazer nos passeios. Moro num país frio e as vx fica complicado sair em plena tempestade. Procurei deixa lá solta no jardim e observa lá. Sempre falo a palavra. Minie xixi . Ela n fazzzzzz. Como comecei a estudar, então ela passa em médias 8 a horas solta no espacinho dela. Mas ela n fazzzzzz. Chego e já coloco no jardim e talo Minie xixi. Ela n fazzzzzzz. Dai a noite começa a chorar. Mas chora mesmo andndo atrás de mim. Com
    Pena acabo sedendo e levo ao passeio . Antes passeios eram 3 vx. Agora diminui. E se n levar ela n faz. Mas tenho pena. Outra, na rua ela faz e tb já coloquei xixi de outro cachorro no cantinho do terraço. Ela n fazzzzz. Confesso q é um tanto estressante p mim. Mas caminhadas tb é estressante, porq ela só anda cheirando, eu controlo, evito ate porq n gosto. As vx ela n se concentra p fazer e vai fazendo pelas pernas e farejando. Então dou meia volta, chego em casa a limpo e n converso c ela. Mas parece q ela n entende. E no dia seguinte vem tudo novamente. Ela pode passar o dia todooooooooo sem fazer. Eu n acho correto. As vx tendo n seder deixo ela lá fora no terrasse e falo xixi. Ela fica chorando p entrar. Dai as vx meia noite saio c ela.

    • Olá Vania,
      A cadela está confusa com o treino. Se antes fazia as necessidades no passeio porque é que agora não pode fazer? Isso requer de novo treino para a ensinar a essa nova rotina. Não basta colocar o tapete, é preciso ir com ela várias vezes ao tapete e sempre que fizer bem dar-lhe uma recompensa. Mas primeiro tem que pensar bem o que quer que a cachorra faça, senão não vai conseguir treinar. Não pode estar sempre a trocar o local e as rotinas pois os cães não conseguem acompanhar. Boa sorte 🙂
      Abraços,
      Joana Prata

  18. OI Joana. Vc esta c razão. Até eu fico confusa. Eu qro o melhor p ela é acabo atropelando tudo. Como vc falou, tenho q determinar um local e insistir nesse local e dar a recompensa. E sem mencionar q ela só faz as necessidades se o passeio for comigo. Meu marido pode leva lá q ela n faz. Mas vou começar do zero e determinar um cantinho certo. Estou de férias e n vou ceder . Pois fico c pena qdo ela chora caso n a levo a noite. Obrigada pelo carinho

    • Olá Vania,
      É para isso que cá estamos 🙂 Sim, tem que manter o local e horas para ela conseguir aprender. As férias são a melhor altura para treinar.
      Abraços,
      Joana Prata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui