Espirro reverso em cães

0

O espirro reverso (ou respiração paroxística inspiratória) é um ataque súbito ou espasmo com uma inspiração violenta de ar. O espirro reverso em cães é uma resposta natural e repetitiva a um irritante, sendo considerado um reflexo protetor.

 

Sinais do espirro reverso em cães

Os sintomas do espirro reverso nos cães incluem a inspiração de ar ruidosa, onde o cão apresenta a cabeça puxada atrás, boca fechada e lábios sugados pela inspiração. Durante o espirro reverso, o cão para, puxa o pescoço atrás, abre as patas, abre os olhos e aumenta os movimentos respiratórios. O som produzido pode assemelhar-se a um ronco ou engasgo.

Ao contrário do espirro comum, onde o ar é expelido com força pelo nariz devido a um agente irritante, no espirro reverso há inspiração intensa do ar pelo nariz. O ar ao ser puxado com força para os pulmões causa o som característico de ronco.

O espirro reverso é comum em cães e raro em gatos. Raças de cães braquicefálicos (de focinho achatado) e raças pequenas são mais suscetíveis de apresentar espirros reversos.

Para o dono, o espirro reverso pode parecer-se com falta de ar. No entanto não é prejudicial ao animal, é um reflexo natural do organismo.

É comum episódios de espirros paroxísticos ocorrerem por alguns minutos e repetirem-se durante a vida do animal. No final do ataque, o animal volta à normalidade.

 

O que causa espirro reverso nos cães?

O espirro reverso em cães ocorre de forma a limpar secreções acumuladas na passagem nasal para a garganta, onde são engolidas, como resposta a irritação na passagem nasal ou em situações de excitação. Assim, o espirro reverso em cães permite remover materiais irritantes ou secreções acumuladas na passagem nasal, sendo um reflexo protetor.

Assim, causas comuns de espirro reverso em cães incluem:

  • Excesso de secreções nasais;
  • Corpos estranhos (objetos na cavidade nasal);
  • Alergias;
  • Tumores;
  • Parasitas (Pneumonyssoides, Cutebra, Capillaria);
  • Inflamação ou infeção respiratória;
  • Excitação excessiva.

Patologias como a pneumonia, megaesófago, vómitos crónicos, perde de tonicidade da faringe podem provocar espirros reversos devido à acumulação de secreções na passagem nasal. Durante a tosse, também poderá haver movimento das secreções para a garganta induzindo um espirro reverso.

A falta de vacinação pode expor a infeções nasais que induzem o espirro reverso. Ainda, doenças dentais crónicas podem causar inflamação do nariz e assim espirros reverso.

 

Tratamento para espirro reverso em cães

Nem todos os espirros reversos têm tratamento. Nos casos mais comuns, o espirro reverso aparece sem mais nenhum sintoma e apenas se deve a um irritante ou à excitação do cão. Nos casos de excitação, pode treinar o cão para que se mantenha calmo.

 

O que fazer quando o cão tem um espirro reverso?

Durante o espirro reverso o dono deve manter a calma e pode tentar cessar o ataque ao estimular a deglutição. Os episódios de espirros reversos podem ser diminuídos ao estimular o cão a engolir.

O cão pode ser estimulado a engolir ao massajar-se a garganta ou oferecer água. Pode combinar as massagens da garganta do cachorro com o tapar das narinas de forma a forçar a deglutição.

 

Como tratar o espirro reverso em cachorros?

O tratamento passa pela remoção do agente irritante ou tratamento da patologia subjacente (se existir). O espirro reverso por causas não inflamatória resolve-se lentamente.

É normal os cães terem espirros reversos ocasionalmente e sem causa patológica. Se a severidade ou frequência aumentarem deverá consultar o seu médico veterinário.

 

O espirro reverso em cães pode matar?

Cães com espirro reverso não sofrem e não poderão morrer desta causa. No entanto, algumas causas subjacentes ao espirro reverso, como infeções respiratórias ou objetos estranhos no sistema respiratório, poderão ser um risco para a saúde do seu animal.

Se o animal apresenta outros sinais para além do espirro reverso, deverá consultar o seu médico veterinário.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui