Gato Preto: como passou a símbolo do Halloween?

0

O Halloween, ou dia das bruxas, é comemorado no dia 31 de Outubro, precedendo o dia dos Fieis Defuntos. A tradição incluí decorações assustadores, mascaras e doçura ou travessura. Mas porque é que os gatos pretos estão associados a este dia?

 

Superstição e os gatos pretos

Os gatos pretos são considerados um símbolo do Halloween. Mas como é que isto aconteceu? Os gatos pretos sempre tiveram a si associados superstição. Provavelmente, a superstição deve-se ao seu caminhar furtivo, indistinguível da noite senão pelos seus olhos brilhantes.

Em França e Espanha medievais, os gatos pretos eram considerados como má sorte e até como fontes de maldições para quem se aproximasse deles. Na Alemanha medieval, as pessoas pensavam ser amaldiçoadas se um gato preto se cruzasse no seu caminho. Mas nem sempre os gatos pretos são associados à má sorte.

Em certas culturas, os gatos pretos eram na verdade considerados como símbolos de boa sorte. Na Grã Bretanha, acreditava-se que os gatos pretos traziam riqueza à casa que decidissem ocupar. No Japão, também eram considerados como portadores da boa sorte. No Egipto, eram venerados como sagrados.

Nos Estados Unidos, onde também se comemora Halloween, os gatos pretos ficaram associados à má sorte e assombramentos. Tudo começou com os peregrinos em Plymouth, que desconfiavam de tudo o que se associasse à bruxaria, incluindo gatos pretos.

Eles perseguiam os gatos pretos, até implementando o hábito bárbaro de queimar os gatos para proteger as casas de fogos. Após a passagem do tempo de perseguição às bruxas, os gatos pretos acabaram por ficar sempre associados ao místico.

Os decoradores passaram a usá-los como símbolo do Halloween, tal como as bruxas. Agora são usados como decoração nas portas, para assustar as crianças que batem de porta a porta a pedir doce ou travessura.

 

Superstições atuais

Para algumas pessoas, os gatos pretos ainda são considerados como má sorte e até são usados em rituais barbáricos. Por isso, se tem um gato preto tenha cuidados redobrados na aproximação ao Halloween. Se testemunhou algum ritual, não se esqueça de denunciar uma vez que maus tratos em animais é crime em Portugal.

Não faz sentido manter estas tradições medievais bárbaras num mundo atual. Não há prova alguma de que os gatos pretos sejam ligados à má sorte. Seja qual for a crença pessoal, nunca haverá espaço para a violência gratuita com animais, e garantidamente nunca esta trará sorte.

Adopção de gatos pretos

Esta superstição mantem-se não só nos rituais, como também quando chega à hora de adoptar um animal. Os gatos pretos são das cores menos procuradas pelas famílias. Ao adoptar um gato preto, estará a mudar uma vida.

No entanto, as adopções de gatos pretos normalmente não são permitidas próximo do Halloween. Muitos donos adoptam-nos como decorações vivas, ou até são usados em rituais macabros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui