Gato Himalaio: dócil, calmo e brincalhão

0
himalaia

O gato Himalaio (ou Himalaia) nasce do cruzamento entre duas raças de gatos, os Persa e os Siamês. Esta raça muitas vezes é considerada como uma ramificação da raça Persa (colorpoint Persa).

 

História

O gato Himalaio nasceu do cruzamento de duas raças de gatos diferentes, o Persa e o Siamês. Ao contrário dos seus parentes, esta não é considerada uma “raça natural” pois deriva da intervenção e seleção humana para desenvolver alguns atributos físicos, característicos de ambas as raças. O primeiro gato Himalaio nasceu em 1931, resultante de um programa de criação entre Virginia Cobb e Clyder Keeler. Estes queriam criar uma raça estilo Persa com a mesma coloração do Siamês. Seguidamente, nos anos 50, o criador Canadiano Bem Borrett deu continuidade à criação desta raça. O novo gatinho foi reconhecido pelo Cat Fanciers Association em 1957, chamando-lhe assim Himalayan (Himalaia), no entanto, em 1984, retrocedeu na sua decisão requalificando o gato Himalaio como sendo uma variedade da raça Persa. Alguns grupos, como é o caso da American Cat Association e The International Cat Association, não reconhecem o gato Himalaio como uma raça independente mas sim uma variedade da raça Persa. No entanto, grupos como American Association of Cat Enthusiasts, American Cat Fanciers Association e ainda a Traditional Cat Association, veêm o gato Himalaio como uma raça com classificação separada do gato Persa.

Independentemente da sua classificação, o gato Himalaio é um dos gatos com pedigree mais famosos entre os entusiastas.

 

Características Físicas

Este é um gato de tamanho médio a grande, com uma constituição bastante pesada (semelhante à da raça Persa). Tem um corpo curto e robusto. Tal como a raça Persa, este apresenta uma cabeça grande e redonda com um pescoço curto e grosso. Alem disso possui olhos grandes de tonalidade azulada, nariz curto e largo, queixo forte e ainda orelhas pequenas.

Apresenta-se com pernas curtas mas grossas e fortes, patas grandes, cauda curta e grossa proporcional ao seu corpo. Já no que toca à sua pelagem, apresenta uma cor uniforme, do branco ao bege; as suas orelhas, pernas, cauda e face exibir uma cor castanha ou cinza.

 

Temperamento e Personalidade

Tal como o seu parente Persa, o gato Himalaio é calmo e tranquilo. Mais facilmente encontrará o seu gato Himalaio deitado no seu sofá a relaxar do que no topo de algum armário ou frigorifico. Apesar disso, o gato Himalaio gosta muito de brincar de uma forma mais relaxada, possivelmente no colo de alguém. Eles não requerem muita atenção, são bastante independentes, mas pode ouvir um miar caso sinta com saudades de si.

O gato Himalaio reage melhor com crianças mais velhas, que têm mais cuidado nas suas brincadeiras (sem correria). Tente por à prova a sua inteligência pois este gatinho é muito esperto e assim ele fica interessado na brincadeira e ainda acaba por resolver alguns brinquedos de puzzle apropriados ou até aprender algum truque. Não se esqueça de o recompensar com uma guloseima.

A raça de gato Himalaio também facilmente se adapta a outro animal que tenha em casa, como um cão ou gato, desde que esse mesmo animal também possuía um temperamento calmo e amigável, que não faça perseguições pela casa, senão o seu gatinho Himalaio pode ficar com algum stress e ansiedade.

 

Saúde

Todos os gato têm o potencial de desenvolver alguma doença, da mesma forma que nós. O gato Himalaio tem algumas doenças hereditárias que podem ser uma preocupação. Entre esses problemas estão os problemas renais e os problemas respiratórios, estes últimos derivados da deformidade associada à face achatada desta raça.

Tal como os seus parentes Persas, o gato Himalaio, apesar de não aparentar ter qualquer problema respiratório, sofre devido à sua face achatada. Eles sofrem muito com temperaturas elevadas, por isso devem ser mantidos em locais confortáveis e protegidos do calor.

Um problema recorrente mas que é mais facilmente controlado pelo dono: a obesidade. Deve ser da responsabilidade do dono proteger o seu gatinho contra o excesso de peso. Manter o seu gato Himalaio com um peso apropriado é a forma mais fácil e eficaz de manter a sua saúde no geral.

 

Higiene

A beleza nunca foi fácil, e no caso do gato Himalaio não é exceção. Estes gatinhos possuem uma pelagem glamorosa, que requer atenção diária. Deve fazer escovagens diárias ao longo de todo o pelo do seu gatinho.

O gato Himalaio requer limpezas regulares para se manter limpo e cheiroso. Deve introduzir o seu gatinho desde cedo a estas sessões de limpeza para que ele se sinta mais confortável e se adapte mais facilmente.

Todos os outros cuidados regulares também devem ser mantidos, como é o caso do corte das unhas, a verificação das orelhas e dentes, etc.

 

Preço

O preço do gato Himalaio varia entre os €250,00 e os €1.000,00.