Porque é que os gatos não gostam de água?

0

Os gatos não gostam de água. É uma afirmação corrente, mas será verdadeira? Então porque é que os gatos não gostam de água? Para responder a esta questão é necessário separar os factos da ficção – pois nem todos os felinos têm medo de água.

Porque é que os gatos não gostam de água?

Muitos gatos têm aversão à água, mas a razão desta fobia ainda é muito debatida. As duas principais teorias envolvem a evolução dos gatos longe de fontes de água e o facto da água dificultar a manutenção do pelo.

A evolução no deserto

A Associação de Médicos Veterinário Canadianos apresenta a hipótese desta esta aversão se ter desenvolvido devido à evolução da espécie felina em climas áridos e desérticos.

Na sua história primitiva, os gatos não foram expostos a rios, lagos e à chuva. Logo, não se habituaram à presença de água, como outras espécies.

Ao contrário dos cães que adoram molhar-se, os gatinhos não gostam muito de ficar molhados.

Manter o pelo asseado

Outra razão apresentada para que os gatos não gostem de água é a sua obsessão em manter o pelo limpo. Os gatos são conhecidos pela sua minuciosa higiene pessoal.

Para quem já andou à chuva sem guarda-chuva, sabe que é muito difícil controlar um cabelo molhado. Logo, a água contradiz o esforço do gato em manter o pelo limpo e asseado.

Um pelo molhado é pesado, desconfortável e demora muito tempo a secar. Além disso, o pelo molhado é muito difícil de ser aprumado pelo gato durante a sua higiene pessoal.

Porque é que os gatos não se gostam de molhar, mas gostam de brincar com água?

Os gatos podem não gostar de se molhar, mas adoram brincar com água. Gostam de brincar com gotas de água a cair de torneiras, a fontes de água, e até com o chuveiro quando está ligado.

Os gatos divertem-se e brincam com água em movimento. Mas desde que não se molhem muito. Pensa-se que a predileção por água corrente (como uma torneira), em detrimento de água parada (como na taça de água) é uma questão de fascínio.

A gotas de água são como que um íman para os gatos, deixando-os explorar com todos os seus sentidos. Também é possível que esta predileção esteja associada ao passado selvagem do gato. A preferência por correntes de água doce torna a ingestão mais segura, do que de água parada.

Porque é que os gatos não gostam de tomar banho?

Para além da aversão à própria água, ainda existem mais fatores que tornam a hora do banho um pesadelo para os felinos. A água canalizada é tratada com cloro. Logo, poderá libertar um cheiro repulsivo para o felino.

Para além da água e do seu tratamento, ainda existem mais cheiros desconhecidos. O champô também poderá ser muito desagradável para o gato. Mas isto não impede que se dê banho ao gato quando é necessário.

O ideal é estar bem preparado para o banho. O ideal é ter um champô suave próprio para gatos, luvas, toalhas e uma boa guloseima para depois do banho. Não se esqueça de convidar um familiar paciente para o ajudar nesta tarefa.

Como habituar o gato a gostar de água?

Se quer habituar o seu gato a gostar de água, deve apresentá-la de uma forma gradual e associá-la a estímulos positivos. Por serem mais moldáveis, e ainda não terem muitas experiências negativas com água, os gatinhos jovens são mais fáceis de treinar.

Independente da idade do felino, deve apresentar-lhe a água de forma gradual, paciente e sem forçar. Este processo implica a repetição ao longo de vários dias. O ambiente nestas sessões deve ser descontraído.

Poderá começar com panos molhados passados suavemente sobre o pelo, seguido de apresentação a água morna para que molhe as patas e progressivamente molhe mais o corpo. O ideal é ter a água numa bacia ou encher um pouco a banheira, para não assustar o gato com o chuveiro.

Monitorize o comportamento do gato durante as sessões. Se o gato estiver tenso, deverá deixá-lo sair da água e repetir noutro dia. Com a evolução poderá notar que o gato ficará mais relaxado e até poderá começar a brincar com a água. Uma forma de distrair o gato durante o processo é oferecer-lhe a sua guloseima favorita.

Gatos que adoram água e nadar

Apesar da maioria dos gatos não gostar de água, existem alguns felinos que adoram nadar, como os tigres. Apesar de todos os gatos serem bons nadadores quando na água, existem raças de gatos que adoram nadar. Estas raças de gatos que adoram água incluem:

  • Maine Coon;
  • Bengal;
  • Angorá turco;
  • Abissinio;
  • Turkish Van;
  • Pelo curto americano;
  • Bobtail americano.

Entre estas raças, destaca-se o Turkish Van. Esta raça rara foi chamada de “Gato Nadador”. A textura única do seu pelo tipo caxemira torna-os impermeáveis, permitindo que disfrutem da natação ou atividades na água.

E o seu gato, gosta de água?

Artigo anteriorDisplasia da anca em cães: sintomas e tratamento
Joana C. Prata, Msc., tem um mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto e é fundadora d’O Meu Animal. Sempre viveu rodeada de animais, tendo agora como companheiros dois gatos (a Rita e o Romeu), três cadelas (a Kami, a Inês e a Pota), uma tartaruga (o Nicholas) e uma colónia com cerca de dez gatos. Neste momento faz investigação na Universidade de Aveiro, como aluna de doutoramento e bolseira em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, onde tenta identificar fatores ambientais que possam ter impacto na saúde humana, animal e dos ecossistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui