A toxoplasmose é causa de grande polémica, sendo até chamada “a doença dos gatos”. Muitos médicos recomendam às gravidas evitar contactar com gatos e até procurar um lar temporário para o seu animal, sob a ameaça de ser infectada e ter repercussões no feto. A ameaça será tão elevada? Estaremos todos sob risco?
O que é a toxoplasmose?
Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii que afecta animais de sangue quente, tais como aves e mamíferos. Tem distribuição mundial e pode afectar os humanos, sendo considerado uma zoonose.
A toxoplasmose é transmitida por gato?
No gato, não ocorre transmissão com o contacto directo, só através das fezes. Se tiver uma higiene cuidado o risco é muito baixo.
Após exposição à doença, os humanos desenvolvem imunidade. Poderá confirmar se possui imunidade através de uma análise ao sangue. Deverá realizar esta análise especialmente se pensa em engravidar. No entanto existem outras fontes de transmissão.
O toxoplasma poderá estar presente em carnes cruas ou mal passadas, água, terra ou nas mãos mal lavadas. Moscas que tenham pousado em fezes com oocitos poderão transportar os oocitos.
Ciclo da toxoplasmose no gato
Os felinos são hospedeiros definitivos, o que significa que o toxoplasma sofre uma replicação sexuada. Esta ocorre no intestino e origina oocitos (ovos) que são libertados nas fezes.
A libertação de oocitos ocorre só durante a primeira infecção, durante 3 a 20 dias. Como desenvolve imunidade, o gato só liberta oocitos uma vez na vida.
Como o gato adquire toxoplasmose?
O gato contamina-se com toxoplasmose ao ingerir carnes cruas e caça que possuam quistos de toxoplasma, ou se entrar em contacto com água, comida ou fezes de outro gato que contenham oocitos.
Quais os sintomas de gato com toxoplasmose?
A maioria dos gatos ficam imunes, não apresentando sinais. No entanto, em gatos imunodeprimidos ou jovens podem apresentar diarreia e perda de apetite. Também pode afectar os pulmões, fígado e sistema nervoso.
A toxoplasmose generalizada pelo corpo resulta da disseminação de taquizoitos que rupturam as células. Animais imunes podem levar a que o toxoplasma desenvolva quistos microscópicos que podem durar para toda a vida do animal.
Toxoplasmose pode matar o gato?
Em geral, os sintomas da toxoplasmose não resultam na morte do animal. No entanto, em casos mais complicados poderá haver mortalidade.
Suspeita de toxoplasmose no gato
Se suspeita que o seu gato tem toxoplasmose leve-o ao médico veterinário. Este realizará um teste para confirmar a presença de toxoplasma. Se estiver infectado poderá libertar oocitos durante 3 semanas.
Nesse período separe o gato dos outros animais, crianças e pessoas imunodeprimidas. Limpe a areia duas vezes ao dia, utilizando luvas descartáveis.
Gato com toxoplasmose tem cura?
A toxoplasmose não é grave e poderá ser tratada pelo médico veterinário.
Como tratar a toxoplasmose no gato?
Um tratamento frequente para toxoplasmose é clindamicina durante 4 semanas. Cumpra o tratamento estabelecido pelo seu médico veterinário até ao final.
Toxoplasma e gatos na gravidez
A toxoplasmose não é muito perigosa para a maioria da população humana. Pessoas com imunodeficiencia e crianças estão em maior risco, podendo formar-se quistos no cérebro e originar meningoencefalite.
Grande parte das pessoas já foi exposta ao toxoplasma e desenvolveu imunidade, não estando susceptível. Poderá pedir análises sanguíneas ao seu médico para testar a sua imunidade ao toxoplasma. Para pessoas saudáveis, os sintomas de toxoplasmose assemelham-se a uma gripe.
Toxoplasmose é trasmitida por gato?
A toxoplasmose não justifica o abandono do seu animal. Só durante um período de 3 semanas na primeira infecção é que se libertam oocitos (ou ovos) nas fezes. Após a primeira infecção tornam-se imunes e não libertam óocitos. Se o seu gato se encontrar infectado deverá ser tratado no seu veterinário.
Toxoplasma e as grávidas
As mulheres são muitas vezes aconselhadas a não interagir com gatos durante a gravidez. É verdade que a infecção das gravidas poderá originar taquizoitos que atravessam a placenta e causam defeitos no feto. No entanto, raramente ocorre transmissão pelo gato se as medidas de higiene forem cumpridas. E se já estiver imune à toxoplasmose, o feto não corre perigo.
Como evitar toxoplasmose no gato e no humano?
Não existe vacina, no entanto poderá cumprir medidas preventivas. Nunca alimente o seu gato com carne crua, é preferível utilizar rações ou alimentos cozinhados. Evite os comportamentos de caça ou mantenha o seu gato no interior. Teste os seus gatos para confirmar que não estão infectados.
Quando limpar a caixa de areia, utilize luvas descartáveis e depois lave bem as mãos. Se está gravida ou é imunodeprimido, peça a alguém para limpar a caixa de areia por si. Limpe a caixa de areia com frequência, o ideal é 2 vezes ao dia para evitar que os oocitos fiquem activos.
O toxoplasma é sensível à água e sabão. Lave bem as mãos e utensílios de cozinha, especialmente quando manusear carne crua. Cozinhe bem a carne até que ultrapasse os 67ºC. Lave bem os vegetais. Utilize luvas para jardinar.