Já pensou sobre as técnicas que usa para treinar o seu cão? Costuma elogiá-lo quando ele faz algo certo, ou castigá-lo de forma verbal quando não faz o que deve?
A forma de adestramento do cão determina a taxa de sucesso, e até poderá estar na origem de alguns problemas de comportamento!
Métodos de treino dos cães
Existem várias técnicas de treino dos cães. As técnicas tradicionais de adestramento de cães, o castigo e reforço negativo, utilizam estímulos adversos em resposta a comportamentos indesejados. Em alternativa, existe o reforço positivo. A maioria dos donos utiliza uma combinação destas.
- Castigo: quando se aplica um estímulo adverso físico ou psicológico como agressão ou gritar com o cão;
- Reforço negativo: remoção de um estímulo adverso.
- Reforço positivo: o cão recebe um prémio (elogios, guloseimas, carícias) em resposta ao comportamento desejado.
Mas qual destas técnicas é a mais eficaz? Quais são as consequências destas técnicas?
Um estudo realizado no Reino Unido permitiu avaliar a eficácia e consequências destas técnicas avaliando questionários de 364 donos de cães. Este estudo descobriu que o reforço positivo é mais eficaz no treino, enquanto que as outras técnicas podem trazer consequências para o comportamento do cão.
Obediência do cão
A obediência é uma característica importante da relação dono-cão. Falta de obediência é um dos motivos que origina o abandono animal e poderá por em causa o bem-estar animal. É importante ter um cão obediente, e por consequência é importante saber qual a melhor forma de treinar a obediência no cão.
No estudo, os maiores níveis de obediência foram relatados nos cães treinados apenas com reforço positivo:
- Cães treinados para dar um objeto em troca de brincar com o dono;
- Cães treinados a passear junto ao dono utilizando elogios;
- Cães treinados a não roer objetos da casa em troca de um objeto alternativo (brinquedo);
Apesar das técnicas variarem com a tarefa a treinar, nenhuma é beneficiada por usar castigos. O reforço positivo é o melhor método quando se olha para o nível de obediência geral. Cães treinados apenas com reforço positivo mostraram ser mais obedientes do que cães treinados com castigos ou métodos mistos.
No entanto, também é possível que quanto mais obediente for o cão, maior tendência tenha o dono em fazer reforço positivo.
Problemas de comportamento
A maioria dos donos reportou comportamentos problemáticos, principalmente excitamento, ladrar a pessoas e mostrar medo. A frequência de utilização de castigos relaciona-se com o número de comportamentos problemáticos:
- Cães treinados com reforço positivo são menos excitados;
- Cães treinados com castigos têm mais ansiedade de separação;
- Cães treinados com métodos mistos têm menor percentagem de ingestão de objetos estranhos.
Cães treinados com castigos têm mais problemas de comportamento. Poderá ser por o castigo causar ansiedade ou porque os donos utilizam mais castigos quando o cão tem problemas de comportamento. De qualquer das formas, é evidente que o castigo não ajuda ao controlo dos problemas de comportamento no cão.
Os problemas de comportamento são uma ameaça ao bem-estar do cão.
Castigo e comportamento
Cães treinados usando castigo têm mais problemas de comportamento. O próprio castigo poderá estar na origem destes problemas de comportamento. Assim, usar castigos acaba por piorar a situação.
O castigo, para além de ineficaz, põe em causa o bem-estar animal. O castigo pode originar dor, sofrimento e stress que se refletem em outros problemas comportamentais ou de saúde.
Alguns estudos parecem relacionar problemas de agressividade em cães com a utilização de castigos. A ansiedade de separação também poderá resultar do castigo por aumentar os níveis de ansiedade no cão.
A excitação é maior em cães treinados com castigos do com reforço positivo. Isto provavelmente deve-se ao aumento da ansiedade com o castigo. Já o reforço positivo é previsível para o cão. Logo ajuda a reduzir a excitação.
Conclusão
Um estudo conduzido no Reino Unido demonstra que cães treinados utilizando reforço positivo (com elogios, guloseimas ou carícias) aprendem de forma mais eficaz, são mais obedientes e têm menos problemas de comportamento.
Já a utilização de castigos é menos eficaz ao treino e poderá estar na origem de problemas de comportamento. O adestramento de cães com reforço positivo é o método mais indicado e permite melhorar a relação entre o dono e o cão.
Referência: Hiby et al. 2004