10 Dicas Fáceis para Montar uma Árvore de Natal à Prova de Gatos

0

Todos os natais, muitas árvores de natal sofrem com os ataques dos gatos. Mas não se preocupe, hoje trazemos as melhores dicas de como manter o seu felino seguro nesta época festiva ao construir uma árvore de natal à prova de gatos.

 

As decorações festivas e árvores de natal são perigosas para os gatos

Para os gatos, as árvores de natal são o brinquedo ideal: podem trepar e brincar com os ornamentos. No entanto, as árvores de natal podem tornar-se perigosas pois podem cair, têm luzes elétricas e os ornamentos podem partir-se e magoar o gato.

Os gatos são conhecidos por partir ornamentos, deitar árvores ao chão e até ficar doentes durante esta época. Para quem usa pinheiros reais, as agulhas podem magoar as patas e a água pode conter químicos perigosos para o gato se ingeridos, como fertilizantes e aspirina.

Em qualquer árvore, há a possibilidade de ingerir ou pisar ornamentos partidos, fios, neve falsa, bem como plantas decorativas como o azevinho e visco. As velas podem queimar ou até provocar um incêndio. Mas o natal não precisa de ser uma época de preocupações. Com as nossas dicas, vai ficar a saber como manter a sua casa segura.

Como construir uma árvore de natal à prova de gatos?

Existem formas de conseguir diminuir o risco para o gato durante a época festiva. A escolha de decorações, bem como a sua aplicação na casa, pode ajudar a diminuir em muito os problemas dos ataques pelos nossos felinos.

Por isso recomendamos que siga as seguintes dicas de como construir uma árvore de natal à prova de gatos:

1. Árvores artificiais: as árvores artificiais evitam que o gato ingira as agulhas de pinheiro ou beba a água que hidrata o tronco, são duráveis e mais resistentes aos nossos amigos felinos; também existem árvores estilizadas que poderão ser menos atrativas para os gatos; se utilizar uma árvore verdadeira, não se esqueça de isolar a água que a hidrata para que o gato não a beba.

2. Escolha uma árvore pequena: uma árvore de natal mais pequena é mais segura para os gatos – se cair é menos provável de magoar o gato, e voltar a montá-la é muito mais fácil.

3. Mantenha a árvore longe de móveis: a mobília é uma ótima plataforma para o gato investigar a árvore de natal, por isso mantê-la longe da mobília pode reduzir a possibilidade de o gato saltar para cima dela.

4. Mantenha a árvore vertical: fazer uma base forte para a árvore de natal vai evitar que a árvore caia quando o gato a tentar trepar; prendê-la ao chão, parede ou uma base forte com parafusos ou fios pode ajudar a mantê-la estável.

5. Texturas desagradáveis mantêm o gato afastado: colocar texturas desagradáveis por baixo da árvore pode evitar que o gato se aproxime. Os gatos odeiam papel de alumínio, pinhas, superfícies pegajosas (como fita cola de dupla face) ou tapetes antiderrapante com altos e baixos.

6. Evitar plantas e decorações perigosas: se tem um gato em casa deverá evitar colocar plantas tóxicas ou decorações como fios ou bandas que possam ser ingeridas. Os fios são extremamente perigosos pois podem ficar presos no sistema digestivo causando grandes lesões.

7. Colocar as luzes e enfeites na metade superior da árvore de natal: se o gato roer as luzes de natal pode apanhar um choque elétrico, por isso o ideal é estarem cobertas por tubos de plástico; por outro lado, tanto as luzes como as decorações devem ser colocadas na parte mais elevada da árvore, bem presos com ganchos ou arame, e de materiais que não se partam facilmente.

8. Cheiros repelentes: muitos cheiros são desagradáveis para os gatos; colocar estes cheiros como citronela, Vick, cascas de laranja ou até repelentes para gatos podem ajudar o felino a manter-se longe das decorações – apenas se certifique que a família tolera o cheiro que escolheu.

9. Mantenha a árvore numa divisão separada: mantenha a árvore numa divisão separada e com a porta fechada para evitar que o gato brinque com a árvore sem supervisão.

10. Distrações para as épocas festivas: tenha um brinquedo especial para a época de natal, para que o gato se distraia com esse brinquedo tão apetecível e não se aproxime da árvore de natal.

 

E você, como costuma proteger a sua árvore de natal dos seus gatos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui