Ideias para casotas recicladas e de paletes

0

Uma casota confortável e com bom isolamento é essencial para cães que passem muito tempo no jardim. A casota protege-os do clima e proporciona um local seguro e cómodo para os nossos cachorros. Mas nem todas as casotas estão dentro dos padrões económicos e ecológicos dos donos: nem todas as casotas à venda se adequam, muito menos as casotas de luxo.

Mas há esperança: pode construir a sua própria casota feita de materiais reciclados, como madeira de paletes – ecológica, original e a custo zero! Dê asas à sua imaginação.

Construir uma casota é simples: precisa de fazer uma caixa de tamanho adequado ao seu animal com telhado. Meça o seu cão: em geral, a casota deve ter mais 25% em altura do que o cão, ter pelo menos o seu comprimento e ter uma porta com o tamanho cerca de 75% da altura do cão.

Casota de cão com paletes

Se quer construir uma casota para cão em madeira não deverá descartar a casota de cão com paletes recicladas. As casotas de cão com paletes têm as mesmas vantagens que as casotas de madeira: trata-se de um material quente, impermeável se pintado ou envernizado e isolante. A vantagem do uso de madeira reciclada de paletes velhas é o seu baixo custo. No entanto, esta casota deverá estar elevada do solo de forma a que a madeira não absorva humidade no inverno.

 

Casota-barril

Se conseguir arranjar um barril de vinho, pode simplesmente cortar uma entrada à medida e colocar uma caminha para o cão e fazer uma casota barril! Os barris são feitos de madeira, sendo isolantes e impermeáveis. No entanto, fazer entradas muito grandes pode reduzir a protecção contra os elementos. Sendo de madeira, os barris também não devem estar em contacto directo com o solo de forma a não absorver a sua humidade nos meses de inverno.

 

Casota de Garrafas Recicladas

Sabia que pode reciclar as suas garrafas de vidro ou plástico fazendo uma casota? Sim, é verdade! A primeira casota feita de garrafas de vidro dá sombra e ventilação para os meses quentes, enquanto a casota de garrafas de plástico PET enchidas com areia ou serradura podem fazer uma casota com bom isolamento para os meses frios. Apenas terá que fazer a estrutura envolvente, como o telhado e chão.

Casota TV ou monitor

Televisões e monitores de computador antigos podem dar casotas perfeitas para cães pequenos. A desvantagem é a desmontagem que pode envolver materiais perigosos, caixas com furos de ventilação que comprometem o isolamento para a chuva e o grande espaço do ecrã (agora entrada da casota) que confere pouca protecção contra os elementos. Estas casotas recicladas também podem ser utilizadas como caminhas no interior da casa.

 

Casota tubo ou barril metálico

Poderá usar restos de materiais de construção para fazer uma casota reciclada, como grandes tubos de canalização ou barris metálicos. A protecção contra o frio e calor variam com o material escolhido. Por exemplo, barris metálicos podem tornar-se muito quentes, e até queimar, nos meses quentes, sendo recomendado ter uma estrutura que lhes faça sobra. Já os tubos plásticos podem ter algum tipo de revestimento que os torne mais isolados.

 

Casota-Arca

Para quem tem arcas de congelação velhas em casa será muito fácil fazer uma casota para cães pequenos (também usada para gatos e coelhos). Basta cortar uma entrada na arca de congelação para a transformar numa pequena casota com perfeito isolamento e impermeabilização (é mesmo essa a sua função!). Arcas de congelação de esferovite também podem ser usadas, mas estragam-se mais rapidamente. A desvantagem é a possível dificuldade no corte e aperfeiçoamento da porta, bem como o seu limite de tamanho. O mesmo poderá ser conseguido com caixas plásticas, mas sacrificando o isolamento.

 

Casota pergola ou tenda

Se tem fitas ou tecidos velhos em casa, poderá fazer uma casota pergola ou tenda! Basta construir uma estrutura em madeira, PVC ou até metal e prender os tecidos. Estas casotas recicladas são ideais para os meses de calor, pois fazem sombra e permitem uma boa ventilação. Já para meses frios e húmidos poderão não ser suficientes para proteger o cachorro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui