Jack Russell Terrier – Guia da raça

0

Criada há cerca de 200 anos atrás na Inglaterra, os cães da raça Jack Russell Terrier são cães independentes e inteligentes. Também conhecidos por Parson Russell Terrier, foram criados para a caça da raposa. Os Jack Russell são charmosos e carinhosos, mas difíceis de treinar e controlar.

Tamanho do Jack Russell Terrier

Os Jack Russell variam em tamanho, devido aos diferentes tipos utilizados para diferentes objetivos e terrenos. Assim, esta raça varia na altura, de 25 a 38 cm no ombro, e no peso, de 5.8 a 7.7 kg.

Jack Russells com altura de 25 a 30 cm e que são mais compridos do que altos são conhecidos como Jacks Curtos. Estes parecem-se mais com Corgis ou Dachshounds do que com a raça Jack Russell.

Personalidade do Jack Russell Terrier

Os pequenos Jack Russells são energéticos e cheios de personalidade. São cães carinhosos, devotos e engraçados, que gostam de aproveitar o melhor que a vida lhes tem para dar.

Em qualquer oportunidade perseguem a sua “caça” atravessando estradas e ultrapassando muros. São extremamente inteligentes, mas a sua natureza selvagem torna-os difíceis de treinar.

São muito amigáveis com pessoas, mas podem tornar-se agressivos com outros cães ou com animais que considerem presas, incluindo gatos. A sua natureza destemida pode levá-los a situações de risco.

Os Jacks gostam de rotinas, mas as sessões de treino devem ser curtas para manter o interesse. A repetição aborrece o Jack Russell.

São cães muito amigáveis, aficionados e extrovertidos. Como qualquer cão, devem ser socializados quando jovens, de forma a não desenvolverem fobias e estarem prontos a lidar com qualquer situação.

Cuidados com o Jack Russell Terrier

Os Jack Russell adoram pessoas e gostam de viver no interior com a família. Ainda é melhor se puderem ter acesso a um jardim bem vedado, para gastarem a sua inesgotável energia. A vedação do jardim deve ser de alta segurança, e as coleiras de choque não funcionam quando está motivado a perseguir a presa.

É recomendado passear o Jack Russell de trela para evitar que persiga outros animais, corra para a estrada ou desafie cães maiores. O ideal é exercitar-se vigorosamente 30 a 45 minutos por dia para o manter longe de sarilhos.

Os cuidadores de Jack Russells devem ser severos e consistentes no que esperam do seu companheiro. Esta raça é obstinada e pode ser teimosa, mesmo respondendo bem a reforço positivo. Com regras e rotinas, paciência e motivação, não há limites para o que o Jack Russell pode aprender.

Esta raça deve ter muitas interações positivas com outros cães em idades jovens. A socialização precoce é importante para prevenir agressão contra outros cães.

Cuidados com o pelo e higiene do Jack Russell Terrier

Os Russell Terrier têm dois tipos de pelo, liso e quebrado, ambos com dupla camada e textura grosseira. A pelagem quebrada é mais longa com um pouco de barba e sobrancelha. Alguns Jacks têm uma pelagem grosseira, mais comprida do que a quebrada. De qualquer das formas, a pelagem nunca é encaracolada ou ondulada.

Os cães Jack Russell podem ser branco, brancos com manchas pretas ou castanhas, ou tricolor. A pelagem branca é preferida pelos caçadores, pois permite-lhes distinguir o cão durante a caça.

Ambos os tipos de pelo requerem escovagem semanal para remover pelos mortos. Com a escovagem regular, raramente precisará de banho.

Corte as unhas uma a duas vezes ao mês. Unhas compridas podem levar a arranhadelas e até magoar o cão. Logo, é importante mantê-las em boas condições.

O cuidado mais frequente com o Jack Russell deverá sere a higiene oral. É ideal lavar os dentes duas a três vezes por semana para evitar a acumulação de tártaro.

Alimentação do Jack Russell Terrier

O Jack Russell deve comer uma alimentação de alta qualidade dividida em duas refeições diárias. A quantidade de alimento depende do tamanho, idade, metabolismo e atividade. Idealmente, deverá seguir as recomendações do fabricante da ração, ajustando-as às necessidades do seu cão.

O Jack Russell deve ser mantido em boa forma medindo a comida e dando-a duas vezes ao dia. É importante prevenir a obesidade, que poderá trazer muitos problemas de saúde.

Saúde do Jack Russell Terrier

Os cães da raça Jack Russell Terrier são geralmente saudáveis, mas tal como muitas raças, podem ter predisposição para certas doenças. Antes de adotar um Jack, procure saber sobre a saúde e condições dos seus progenitores. Idealmente devem ser acompanhadas de registos médico veterinários.

Nos Jack Russell, alguns problemas de saúde só aparecem após atingirem a maturidade aos 2 anos. Por isso, só cães com mais de 2 anos deverão ser reproduzidos para garantir que não são afetados por alguma doença. Mesmo assim, algumas doenças podem afetar os Jack Russells:

  • Doença de Legg-Calve-Perthes: é uma deformação a cabeça do fémur que requer cirurgia.
  • Surdez: está associada com pelagens brancas e por vezes é vista no Jack Russells.
  • Luxação da Patela: a patela (ou rótula) tem uma forma irregular e poderá originar claudicação.
  • Glaucoma: aumento de pressão ocular dolorosa que, sem tratamento, poderá originar cegueira.
  • Luxação da lente: a lente do olho desloca-se quando o seu ligamento se degenera.

História do Jack Russell Terrier

A raça Jack Russell Terrier foi criada no sul da Inglaterra por Parson John Russell. Russell queria criar um terrier que pudesse caçar com mastins, assustando as raposas dos seus refúgios para serem perseguidas pelos mastins.

Os Jack Russell passaram a ser uma das raças favoritas dos desportistas, especialmente dos que caçavam montados a cavalo. A raça tornou-se conhecida nos E.U.A. nos anos 30, aparecendo vários clubes da raça que criaram várias opiniões sobre o mérito do Jack Russell ser exposto.

O Clube de Jack Russell Terrier da América ainda considera esta raça como puramente de caça. Já a Associação Americana de Jack Russell Terrier procurou reconhecimento pelo American Kennel Club, registando-a como Parson Russell Terrier.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui