O gato mais pequeno do mundo e as 7 raças mais pequenas

0

O gato mais pequeno do mundo

O gato mais pequeno do mundo é o gato de ferrugem pintado (Prionailurus rubiginosus). Este pequeno felino vive em florestas asiáticas na Índia e Sri Lanka, sendo considerado como espécie vulnerável.

Este gato é tão pequeno que cabe na palma de uma mão. No entanto tem uma agilidade felina, espírito curioso e uma visão seis vezes mais potente que a humana. O seu comprimento é de 35 a 48 cm e apenas pesa entre 0.9 e 1.6 kg! O pelo é cinzento com manchas castanhas (“ferrugem”) nas costas e flancos.

O gato mais pequeno do mundo é noturno, estando pouco ativo durante o dia. Costumam esconder-se em árvores e cavernas. Alimentam-se de roedores e aves, mas também de répteis, anfíbios e insetos. Caçam no solo com movimentos rápidos e correm para as árvores para escapar de predadores.

Apesar de ser o felino mais pequeno do mundo, e provavelmente um dos mais adoráveis, está ameaçado. A população destes felinos está a sofrer com a perda de habitat causada pela procura de novas terras agrícolas. Também sofre com a caça para carne ou para ser utilizado no controlo de pestes.

Raças de gato mais pequeno do mundo

Como vimos, o gato mais pequeno do mundo é um felino adorável, mas selvagem. Por isso, apresentamos agora 7 raças de gatos mais pequenas do mundo que pode adoptar e levar para sua casa.

Vai ficar a conhecer a origem, características físicas e personalidade destas raças. As raças mais pequenas do mundo também podem ser aconselhadas para quem procura raças de gatos de porte pequeno para apartamento.

Singapura

Singapura é considerada a raça de gatos mais pequena do mundo, em média 2 kg. Tem uma constituição pequena e muscular e são muito ágeis, estando sempre a preparar alguma.

Origem: a raça Singapura foi desenvolvida em 1970 por dois amantes de gatos, Hal e Tommy Meadow, a partir de gatos encontrado em Singapura. Os gatos dos Meadows tornaram-se a fundação para a raça, apesar de animais semelhantes existirem em Singapura há décadas.

Características: os Singapura têm um corpo médio, cauda elegante, orelhas aguçadas em concha e olhos em amêndoa característicos. O pelo é malhado com secções escuras e claras em castanho (marrom sépia).

Personalidade: os gatos Singapura são muito matreiros e ativos, apesar da sua pequena voz. Gostam de correr atrás de bolas, trepar às cortinas, ou subir para os ombros do dono – e este gosto pela brincadeira mantém-se na idade adulta. Apesar da sua curiosidade e energia, são gatos companheiros e muito sociáveis que gostam de colo.

Munchkin

Munchkin é uma raça de gatos pequena devido a uma mutação que torna as suas pernas mais curtas que o normal. Os corpos são de tamanho médio, mas mais próximos do chão. Logo, esta raça torna-se uma das raças mais pequenas de gatos. Para patas tão curtas, os Munchkin são extremamente ágeis. Apesar de não conseguirem saltar muito bem, são muito rápidos no solo.

Origem: o Munchkin tem origem numa mutação genética que apareceu várias vezes pelo mundo, até que em 1983 a gata Blackberry em Toulouse deu origem à raça.

Características: o Munchkin é um gato de tamnho médio, com pelo curto ou longo em qualquer padrão. O que distingue o Munchkin é as suas patas curtas.

Personalidade: é um gato afável, com muita energia e mas ágil do que o que parece. Gosta de crianças e cães. Tem dificuldade em saltar mas com dedicação consegue chegar a locais elevados. É altamente inteligente, gostando de aprender truques e brincar com puzzles.

Cornish Rex

SAMSUNG CSC

Cornish Rex é uma raça conhecida pelo seu pelo pouco usual. O pelo dos Rex é muito macio e encaracolado. Esta raça é também uma raça de tamanho pequeno.

Origem: a raça apareceu em 1950 em Cornwall através de uma mutação natural que lhe conferiu o pelo encaracolado. A ninhada foi cruzada para dar origem à raça.

Características: o Cornish rex tem uma cabeça oval, com orelhas grandes, olhos grandes, bigodes enrolados e patas posteriores longas. A sua característica mais notória é o seu pelo enrolado, que se deve a uma mutação genética natural.

Personalidade: é um gato muito inteligente e ativo que gosta de se envolver em todas as atividades dos donos. Aprende rápido e está sempre pronto para a ação. É muito expressivo através dos seus gestos, olhares e vocalizações. É um gato brincalhão perfeito para familias com crianças e outros animais.

Devon Rex

O Devon Rex tem um pelo semelhante ao Cornish Rex, muito macio ao toque. Esta raça também tem um corpo pequeno entrando na nossa lista.

Origem: o Devon Rex, tal com o Cornish Rex, apareceu de um acidente genético natural, neste caso em Devon, Inglaterra. Um gato vadio de pelo encaracolado foi cruzado com uma fêma, nascendo a primeira ninhada em 1960.

Características: o Devon Rex tem um pelo encaracolado, orelhas grandes e largas na base com tufos de pelo, e uma expressão de elfo.

Personalidade: gatos muito vivaços e interessados em tudo o que se passa à sua volta. São brincalhões, relaxados e excelentes para famílias com crianças ou outros animais.

Curl Americano

Os gatos Curl Americanos são mais pequenos que a média. Esta raça é conhecida pela orelhas enroladas para trás. Tendem a pesar menos que 5 kg, mas existe grande variação.

Origem: o Curl Americano tem origem numa mutação natural que ocorreu em 1981. Uma gata Shulamith com orelhas fora do comum foi encontrada pela família Ruga na California. As ninhadas desta gata foram a fundação da raça.

Características: os American Curl podem ter qualquer cor e pelo comprido ou curto. A característica que os distingue é as orelhas enroladas para trás com grandes tufos de pelo.

Personalidade: é um gato alegre, que adora brincar e até pode gostar de jogar ao trazer a bola. São animais sociáveis e amáveis, com um carinho especial por crianças. São inteligentes e aprendem truques e gostam de puzzles.

Siamês

Os gatos siameses têm corpos longos mas leves. Estes gatos geralmente pesam menos do que 5 kg e têm corpos atléticos.

Origem: o Siamês chegou ao ocidente em 1971 em Londres, com o título de gato real do Siam (a atual Tailândia).

Características: o pelo dos Siameses tem um distinto “color-point”, com zonas mais escuras nas extremidades, podendo ser em lilás, chocolate, azul ou cinza. Existem em dois tipos, o tradicional mais arredondado e de corpo robusto e o moderno a cabeça em cunha, corpo longo e pernas altas.

Personalidade: os siameses são gatos muito curiosos, espertos e exigentes. Estes gatos gostam de se envolver nas atividades dos donos ou entreterem-se a fazer malandrices pela casa. Adoram pessoas, mas não têm uma relação tão favorável com os outros animais. Necessitam de estar entretidos, por isso precisam de muitos brinquedos e puzzles.

Balinês

Os gatos balineses tem muitas características semelhantes ao Siamês, devido à sua relação, mas distingue-se pelo pelo comprido e sedoso. Logo, a raça Balinês raramente pesa mais do que 5 kg e tem um corpo elegante escondido pelo pelo.

Origem: o Balinês tem origem na seleção de filhotes de Siamês de pelo longo que se iniciou em 1950 na Califórnia e Nova York.

Características: o Balinês tem esguio mas muscular, cabeça em cunha, olhos azuis, orelhas grandes e triangulas e pelo longo em color-point (escuro nas extremidades).

Personalidade: são gatos patetas e exigentes que necessitam de carinho e atenção constante. São fáceis de treinar, até para usar peitoral e trela. São gatos espertos e com um óptimo sentido de humor. Tal como os Siameses, gostam de falar. Dão-se bem com outros animais e crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui