Os comedouros elevados para gatos são vendidos sob o pretexto de melhorar a saúde e bem-estar dos felinos. Mas será que há evidências de que estes comedouros realmente são benéficos para os nossos gatos?
Benefícios dos comedouros elevados para gatos
Os comedouros e bebedouros elevados para gatos são taças normais vendidas com um suporte que as tornam mais elevadas. A altura do comedouro elevado para gatos deve estar à altura do peito do gato. Alega-se que estes comedouros altos evitem o desconforto felino. Ao utilizá-los, o gato não precisa de se baixar e o estômago fica em posição superior ao do esófago. Pensa-se que comedouros baixos possam estar na origem de refluxo e vómitos.
No entanto, não há evidências que realmente haja benefício para a saúde e bem-estar em gatos saudáveis. Nos cães, certas raças foram criadas com abdómens profundos que facilitam a dilatação e torção gástrica (ex. Dobermann, Grand Danois). Em casos de risco, nos cães utilizam-se comedouros elevados. No entanto, nos gatos não houve uma pressão seletiva tão intensa e por isso não se gerou o risco de torção.
Os gatos são produto da sua domesticação voluntária ao aproximarem-se de povoados humanos ricos em presas, como os ratos. O instinto caçador ainda está presente nos nossos felinos domésticos. Quando capturam as suas presas ingerem-nas diretamente do solo, numa posição semelhante à dos comedouros colocados no chão. O esófago é um tubo musculado e capaz de propulsionar o alimento até ao estômago, mesmo nas posições mais improváveis.
No entanto não podemos argumentar sobre as preferências dos gatos. O ideal seria num estudo controlado apresentar a vários gatos a mesma refeição variando-se a posição dos comedouros. Até lá, não podemos afirmar com confiança de que os comedouros elevados são benéficos ou preferidos pelos gatos. Mas também não poderemos afirmar o contrário.
Os comedouros elevados poderão tornar-se negativos quando põem em causa a utilização de puzzles ou comedouros interativos, parte do enriquecimento ambiental. Este tipo de comedouros comprovadamente melhora o bem-estar do animal ao envolver as suas capacidades mentais e físicas.
Quando se devem utilizar os comedouros altos para gatos?
Os comedouros elevados estão recomendados em casos de gatos que sofram de osteoartrite, o que é especialmente comum em gatos seniores. Nestes casos, os comedouros deverão ser de fácil acesso ao nível do chão ou através de rampas. O uso de comedouros altos é recomendado em gatos com problema articulares para reduzir o desconforto e dor durante a alimentação. Em gatos com osteoartrite, elevar as taças da água e comida em cerca de 5 a 10 cm poderá reduzir o desconforto nas patas da frente.
O megaesófago é uma patologia com perda de motilidade do esófago que poder afetar os gatos. Nestes casos a utilização de comedouros elevados poderá ajudar o alimento a chegar ao estômago através da gravidade. Assim, em casos de megaesófago, os comedouros altos podem ajudar a reduzir o refluxo gástrico, em conjunto com a medicação. O comedouro elevado para gatos poderá ser obtido comercialmente ou feito em casa colocando sobre caixas plásticas.
Usar ou não usar comedouros elevados para gatos?
Não há evidencias a favor ou contra o uso de comedouros elevados para gatos em animais saudáveis. Em casos de osteoartrite ou megaesófago, estes poderão ser recomendados de forma a minorar o desconforto inerente a estas patologias. Logo, torna-se uma opção pessoal utilizar ou não comedouros altos para gatos com forma de alimentar o seu felino.
Referências:
Laflamme and Gunn-Moore 2014
Durocher et al. 2009
Olá. Onde eu acho esse comedouro triplo que tem na sua reportagem? Adorei!!
Olá Eliana,
Comedouros triplos podem ser encontrados no site da Amazon.
Abraços,
Joana Prata