Qual a melhor ração para cadelas amamentando?

12

 

Durante a lactação os nutrientes mais importantes são as calorias (energia) e a água. Uma vez que cada cachorro Beagle ingere cerca de 160 ml de leite por dia e o leite é 78% de água. Logo a cadela necessita de ingerir grandes quantidades de água. O stress gerado pela lactação depende do estado nutricional e peso ao parto, do tamanho da ninhada e do estágio da lactação.

Alimentação para cadela amamentando

A ração de lactação, tal como a ração de gestação, deverá ser de alta digestibilidade e com elevada quantidade de nutrientes. Poderão ser utilizadas rações premium para crescimento, performance e alta actividade uma vez que se adequam a condições de stress fisiológico. A ração poderá ser divida em porções ou ser dada ad libitum.

A quantidade de comida que deverá ser fornecida depende da fase da lactação. Assim, poderá seguir a seguinte fórmula:

  • 1ª semana de lactação: 1,5 a 2 vezes a quantidade de manutenção.
  • 2ª semana de lactação: 2 vezes a quantidade de manutenção.
  • 3ª e 4ª semana de lactação: 2,5 a 3 vezes a quantidade de manutenção.

A partir da 3ª semana os filhotes serão introduzidos a alimentos sólidos. Por isso a ração da cadela deverá ser separada e o quantidade ser reduzida gradualmente até atingir 1.5 vezes a quantidade de manutenção às 7 semanas após o parto.

Desmame dos filhotes

Após o desmame, a ração deverá ser continuada por 3 semanas para permitir reposição dos nutrientes perdidos. A perda de peso na lactação não deverá exceder os 10% do peso normal se for seguida uma dieta adequada.

Se após o desmame a cadela continuar a produzir leite poderá sofrer de mastite (inflamação da glândula mamária). Para evitar este problema poderá retirar o alimento no dia do desmame e reintroduzir em rações diárias de 25, 50, 75 e 100% da quantidade de manutenção.

Vitaminas para cadela amamentando

Não é necessário fornecer suplementos alimentares se estiver a fornecer uma ração adequada à sua cadela. Só observará os benefícios dos suplementos se a ração que estiver a fornecer for deficiente em nutrientes. Logo, é preferível, e mais económico, fornecer uma boa ração premium, completa e que satisfaça as necessidades da cadela em amamentação.

Devo fornecer suplementos de cálcio à cadela lactante?

O fornecimento de cálcio é contra-indicado uma vez que interfere com os metabolismos de regulação (hormonal PTH), impedindo a mobilização de cálcio quando necessário. O cálcio será mobilizado para o leite e a cadela entrará em défice, chamado hipocalcémia, e demonstrará ataxia, tetania muscular (tremores) e convulsões. É um risco para a vida do animal pelo que deverá ser levado de imediato ao veterinário para administração intravenosa de cálcio. A ingestão de elevadas quantidades de dieta será suficiente para manter os níveis de cálcio, não sendo recomendada a suplementação.

12 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite.Gostaria de saber qual ração devo dar para minha cachorra que está amamentando pois ela não tem mais leite,os filhotes estão com doze dias,eu posso dar algum tipo de comida para ela

    • Olá Cleide,

      Não é frequente observar-se casos de agalactia (falta de leite) em cadelas. Tem a certeza que não está a produzir leite? Se sim, poderá comprar leite para cachorros na farmácia. A partir das 3 semanas poderá começar a apresentar-lhes lentamente alimentos sólidos (recomendo ração húmida por ser mais fácil para eles, ou ração seca amolecida em leite para cachorros). A cadela deverá ser levada ao médico veterinário para avaliar a causa da falta de leite, que poderá ser algum tipo de infecção ou inflamação. Caso tudo esteja normal, poderão ser administradas hormonas (ex. oxitocina) para estimular a libertação do leite. A ração, apesar de ser importante, não será o tratamento para este caso. Só seria se a cadela estivesse à fome e já sem reservas de gordura e por isso não tivesse possibilidades de produzir leite.

      Abraços,
      Joana Prata

  2. bom dia, minha rotwailler teve 4 filhotes, hoje esta com 2 dias, ela nao esta comendo, so toma agua, mesmo assim pouca agua, esta protegendo as crias o tempo todo, mae super zelosa graças a Deus, quero saber se esta falta de apetite é normal, e tirar a mae para dar uma volta é recomendado.
    muito obrigado

    • Olá Dario,
      Nos primeiros dias é normal a cadela ser protetiva dos filhotes e reduzir a ingestão ao mínimo. No entanto se o comportamento continuar deverá procurar ajuda do seu médico veterinário para evitar que a cadela perca condição corporal rapidamente.

      Abraços,
      Joana Prata

    • Olá Rosangela,

      Durante o desmame poderá introduzir ração seca para filhotes, humedecida em água morna para facilitar a mastigação, ou ração húmida.

      Abraços,
      Joana Prata

  3. Bom dia estou com uma cadela da ranca box ela temve 4 filhote mais não está dando leite oque faz mim ajudar

    • Olá Osmar,

      Poderá tentar massajar a glândula mamária para estimular a descida do leite. Se isto não ajudar, o seu médico veterinário que poderá administrar medicação que estimule a produção e libertação do leite. Em alternativa, poderá alimentar os filhotes à mão com leite para cachorros que se encontram à venda em farmácias, lojas de animais e clínicas veterinárias.

      Abraços,
      Joana Prata

  4. Oi tenho uma sitsu que tem 2 dias que deu cria, porém ela continua ofegante respirando rápido, isso é normal ??

    • Olá Lilian,

      É normal a frequência respiratória aumentar durante o parto, mas não é normal manter-se. É possível que algo se passe com a cadela. Por exemplo, os baixos níveis de cálcio são frequentes após o parto e lactação e provocam aumento da frequencia respiratória. Logo, recomendo que visite o seu médico veterinário.

      Abraços,
      Joana Prata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui