Como fazer o gato dormir a noite toda?

26

Um dos problemas mais frequentes dos donos é actividade nocturna dos seus gatos. Durante a noite, os gatos demonstram-se activos, fazendo barulho e perturbando o descanso dos seus donos. O problema é superado mantendo o gato activo e entretido durante o dia.

 

Porque é que o gato me acorda à noite?

Se o seu gato sofre deste problema não se preocupe: é natural. Apesar da domesticação do gato, a natureza crepuscular ou nocturna do gato não desapareceu. Assim, tendem a ser mais activos ao final da tarde e durante a noite.

Quais são as faixas etárias mais afectadas?

Este problema é mais comum em gatos bebés e adolescentes uma vez que têm elevados níveis de energia. Com o amadurecimento, às 12 a 18 semanas, os gatos tornam-se mais calmos. No entanto este comportamento mantém-se em alguns gatos adultos.

Como ocorre a actividade nocturna no gato?

O gato poderá correr pela casa, deitar objectos ao chão, destruir os moveis, brincar e pedir atenção ao dono. Em casos extremos, poderão atacar o dono durante a brincadeira. Apesar de ser um comportamento natural, é considerado um problema uma vez que interfere a relação com o dono, perturbando o seu sono.

Porque é que acontece?

Este problema poderá dever-se a uma falta de actividade e brincadeira ou pela falta de interacção com o dono. Será que está a fornecer os estímulos devidos ao seu gato? Poderá aprender mais no nosso artigo sobre enriquecimento ambiental.

Então como faço para o meu gato dormir a noite toda?

O truque para o gato dormir à noite é simples: cansá-lo. Deverá brincar com o gato uma a duas horas antes de se deitar. É importante que não seja logo antes de dormir, uma vez que o gato poderá ainda estar excitado e não descansar.

Deverão utilizar brinquedos específicos e novos para as sessões de brincadeira com o gato. Poderá escolher brinquedos de perseguir e bater. No entanto, se o seu gato continua a perturbá-lo poderá fechá-lo numa divisão sem acesso ao quarto dos donos, mas garanta o acesso a água e comida.

26 COMENTÁRIOS

  1. Meus gatos se eu durmo, eles dormem, se eu acordou e vou ao banheiro, eles acordam, e depois para voltarem a dormir, é dificil.
    Nao brigo com eles principalmente as bebês pequenininhas com 5 meses cada uma é dois gemeos com 1 ano e seis meses, um com 7 anos e dez meses e um adotado com um ano dr idade.
    So sei que amo os meus gatos

    • Olá Eva,

      No seu caso não será um caso de actividade nocturna porque os gatos dormem enquanto você dorme. É mais companheirismo felino, apenas significa que os seus gatos gostam da sua companhia 🙂

      Cumprimentos,
      Joana Prata

  2. Super interessante os artigos ! Adotei um gatinho que estava abandonado e por esse motivo estou aqui , aprender a condiciona-ló cedo .Parabéns pelo trabalho e disponibilizem mais conhecimento.

    • Obrigada Johneson, é esse o nosso objectivo 🙂 temos artigos novos todas as semanas, normalmente à segunda. Muita sorte com o gatinho.
      Abraços,
      Joana Prata

  3. Eu trabalho o dia todo, qdo chego em casa brinco com eles, mas qdo é 1 da manhã eles resolvem que é hora de brincar, e me acordam de hora em hora, fico com pena e acabo levantando

  4. Eu achei um gatinho na rua filhote ainda cabe na palma da minha mão. E ele não para de miar eu não sei mais o que fazer

    • Olá Raphaela,

      Os cuidados a ter com o filhote dependem da sua idade. Deverá manter o gatinho quente e bem alimentado. Mas só poderei dar mais indicações sabendo a idade do gatinho.

      Abraços,
      Joana Prata

  5. Minha gata tem 7 meses. Ela dorme o dia todo e não se interessa por mim, nem pede atenção, mas ao cair da tarde ela desperta e fica extremamente agitada, “quebra” a casa toda, me morde, e na hora que vou dormir, ela mia o tempo todo e fica pulando pelos móveis ou escalando as cortinas. Não sei mais o que fazer, estou desesperada.

    • Olá Veronica,

      Deverá seguir as nossas dicas. O mais importante é mesmo conseguir alterar o ritmo do dia: estar mais ativo de dia em vez de estar à noite.

      Abraços,
      Joana Prata

  6. Bom estou criando um gatinho ele tem um mês mais ou menos e ainda é muito nervosinho bravo e a noite ele mia muito

  7. Bom dia ,meu gato passa o dia dormindo e a noite passa a noite mamando nos lencoes e miando ;coloco ele na sala mais daí fica arranhando a porta e miando sem para;faz dias q não durmo por conta dessa situação dele,q posso fazer

    • Olá Ana,

      Siga as nossas dicas do artigo, principalmente cansar o gatinho brincando com ele durante o dia para que esteja cansado à noite. Tente também não reforçar os comportamentos inadequados cedendo às “birrinhas”. Boa sorte 🙂

      Abraços,
      Joana Prata

  8. Eu adotei dois gatos! Resultado..não durmo mais. Passo a noite correndo atrás dos dois que fazem muito barulho e tem incomodado os vizinhos do apartamento de baixo. Estão enormes, mais ainda não completaram 1 ano. Parecem dois cavalos correndo dentro de casa…e falta de atenção não é, pois brincamos sempre. Percebo que dormem pouco mesmo….Confesso que a paciência está quase acabando.

  9. achei um gatinh no fundo do quintal que parece ter apenas alguns dias e nem abriu s olhos nao sei que fazer com ele ele nao dorme a noite e tenho medo de brincar com ele e acabar machucando eu to desesperada ele ainda e bebe e nao sei como fazer ele se cansar para domir

    • Olá Emily,
      Esse filhote terá menos de uma a duas semanas uma vez que não abriu os olhos. Significa que o filhote ainda deve ser alimentado a leite para gatos que pode encontrar à venda em farmácias, lojas de animais e clínicas veterinárias. Deve dar o leite morno a cada 2 a 3 horas, passar uma toalhita húmida na região genital para estímular a micção e defecação tal como a mãe gata faz, manter o gatinho quente e resguardado e limpar quando necessário o pelo com panos húmidos. Na clínica veterinária também poderão dar mais informações acerda do estado de saúde do gatinho. Boa sorte.
      Abraços,
      Joana Prata

  10. Achei um gatinho abandonado nos primeiros dias ele tinha dificuldade até em andar depois de uma semana já está até correndo ele é uma graça dorme Boa parte do dia acorda come e brinca e dorme acorda no fim da tarde louco para comer ai ele come brinca bastante e por folga das 22:00 ele está caindo de sono eu coloque na caixinha dele . Ele só acorda no outro dia quando escuta eu abrindo a porta.

    • Olá Andreia,

      Um boa refeição e o cansaço da brincadeira sem dúvida ajudam a passar a noite descansada 🙂

      Abraços,
      Joana Prata

  11. Estou desesperada, tenho um gato que tem 1 ano, ele dorme o dia inteiro e de noite não para de miar. Está insuportável, não durmo direito há muito tempo. Tentamos brincar com ele de dia, mas a miaçao continua de noite até a manhã do outro dia. Estamos todos exaustos tentam castrar ele, mas ainda não deu, porem tenho quase certeza que ele vai continuar mesmo castrado. Ajuda por favor!

    • Olá Estela,

      Veja as nossas dicas de como entreter o gato para que ele consiga gastar energias durante o dia. A solução é mesmo forçar a que se mantenha acordado e ativo durante o dia.

      Abraços,
      Joana Prata

  12. Meu gato tem 5 meses e quanto mais velho mais ativo. Quando peguei ele, com 30 dias ele dormia a noite toda, mas com o passar do tempo começou a acordar e miar a noite, na última noite ele acordou a 1h30 e só foi dormir às 7h! Minha mãe de dar ele pra primeira pessoa que passar, não sei o que fazer!

    • Olá Januza,
      É normal que durante os primeiros 3 anos (jovens adultos) os gatos sejam mais ativos. Experimente usar as dicas do nosso artigo para gastar a energia do gatinho.
      Abraços,
      Joana Prata

  13. Olá! Meu gatinho tem 4 meses e é a agitação em forma felina. Já tentei diversas maneiras de fazê-lo dormir durante toda a noite, porém nada funcionou, estou vendo que vou ter que isolá-lo na hora de dormir. Em que tipo de lugar meu gatinho deve ser isolado? Quero que ele tenha o melhor conforto possível!

    • Olá,
      Numa sala ou cozinha é um bom sitio para isolar um gato desde que não tenha objetos com que se possa magoar. Deixe nessa divisão uma caminha, brinquedos, comida, água e areia. Desta forma o gatinho ficará bem.
      Abraços,
      Joana Prata

  14. Eu tenho duas bebês uma de cinco meses e outra de sete,elas dormem só de manhã e no fim da tarde,passam a noite inteira correndo uma atrás da outra,eu amo elas,mas tá ficando cansativo porque acordo várias vezes durante a noite com o barulho delas. Será que isso é normal? Faz bem pra elas passar a noite inteira acordadas? E será que sempre vai ser assim?

    • Olá Poliana,
      É normal os gatos serem mais ativos ao crepúsculo e noite. Com a idade, os animais tendem a ficar mais calmos mas não é uma regra. Poderá seguir as nossas dicas de forma a tentar que gastem as energias durante o dia e passem a dormir à noite.
      Abraços,
      Joana Prata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui